A CRÍTICA EM DEVIR: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE ENEIDA MARIA DE SOUZA

Este trabalho tem como objetivo analisar, através de uma perspectiva diacrônica, a atividade crítica e intelectual de Eneida Maria de Souza, mediante o levantamento de ensaios como “Cordel em desafio” (1978), “Sujeito e identidade cultural” (1991), “Samba” (2004), “Retratos pintados: por uma estétic...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Neves, Jefferson Expedito Santos
Advisor: Lima, Rachel Esteves
Referee: Ávila, Myriam Correa de Araujo, Martins, Anderson Bastos
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Instituto de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26594
Portuguese abstract:Este trabalho tem como objetivo analisar, através de uma perspectiva diacrônica, a atividade crítica e intelectual de Eneida Maria de Souza, mediante o levantamento de ensaios como “Cordel em desafio” (1978), “Sujeito e identidade cultural” (1991), “Samba” (2004), “Retratos pintados: por uma estética da domesticação” (2013), além dos livros A pedra mágica do discurso (1999), O século de Borges (2009), Crítica Cult (2007), e sua dissertação de mestrado intitulada A barca dos homens: a viagem e o rito (1975). Busca-se com a investigação desse corpora ilustrar e sublinhar os deslocamentos, as diferenças no proceder da ensaísta, apontando suas transformações reflexivas e metodológicas ao longo do tempo. Para tanto, foram explanados e descritos os contextos históricos nos quais suas produções estão situadas, de modo que se evidenciaram as ressonâncias de correntes teóricas caras ao campo da Teoria da Literatura como o Estruturalismo, o Pós-Estruturalismo e os Estudos Culturais nos posicionamentos adotados por Souza no âmbito da crítica literária nos últimos anos. Conclui-se que os redirecionamentos de horizontes interpretativos efetuados no decorrer de sua travessia acadêmica configuraram uma posição em que ora permanece próxima ao seu objeto de estudo para, em seguida, dele tomar distância, pois oscila entre as belles lettres e a cultura popular, tradição e contemporaneidade, pesquisa teórica e histórica associadas à criatividade individual. Nesse sentido, a crítica ocupa uma “posição-encruzilhada” no presente ao negociar teorias imanentistas e leitura contextualizada, principal contribuição do seu gesto analítico.
This study aims to analyze, through a diachronic perspective, Eneida Maria de Souza `s critical and intellectual activity, through the collection of essays such as Cordel em desafio (1978), Sujeito e identidade cultural (1991), Samba (2004), Retratos pintados: por uma estética da domesticação (2013), besides the books A pedra mágica do discurso (1999), O século de Borges (2009), Crítica Cult (2007), and also her Mastership thesis: A barca dos homens: a viagem e o rito (1975). Through the investigation of this corpora we intend to illustrate and to emphasize Souza´s displacements, analyzing the differences in her criticism practices by pointing out her reflective and methodological transformations over the time. In order to do so, the historical contexts in which those productions were shaped are explained and described. Due to it, the resonances of theoretical currents that are dear to the field of Literature Theory such as Structuralism, Post-Structuralism and Cultural Studies were pointed out in the positions adopted by Souza in the context of literary criticism in recent years. It is concluded that the redirects of interpretive horizons made in the course of her academic crossing have shaped a position in which she now remains close to her object of study and then she also takes some distance of it, since she oscillates between the belles lettres and the popular culture, tradition and contemporary, theoretical and historical research associated with her individual creativity. In this sense, Eneida Souza occupies a "crossroads" in the present when negotiating imanentistas theories and contextualized reading, which are the main contribution of her analytical gesture.