A profissionaliza??o do escritor entre a literatura e o mercado

Por muitos anos, a dedica??o do escritor ? literatura era pr?tica secund?ria, relegada para as horas vagas, e os rendimentos, que garantiam a sobreviv?ncia, geralmente provinham de profiss?es nem sempre vinculadas aos ?mbitos intelectual e art?stico. Com o estreitamento das rela??es entre a arte e o...

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Access type:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Nakamura, Larissa Lacerda
Advisor: Azevedo, Luciene Almeida de
Referee: Sampaio, Claudia Dias, Pompeu, Douglas Valeriano
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Instituto de Letras
Program: Programa de P?s-Gradua??o em Literatura e Cultura
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27543
Portuguese abstract:Por muitos anos, a dedica??o do escritor ? literatura era pr?tica secund?ria, relegada para as horas vagas, e os rendimentos, que garantiam a sobreviv?ncia, geralmente provinham de profiss?es nem sempre vinculadas aos ?mbitos intelectual e art?stico. Com o estreitamento das rela??es entre a arte e o mercado nos ?ltimos anos, este trabalho prop?e que a profissionaliza??o se torna vi?vel aos escritores, possibilitando o abandono das profiss?es liberais e sua dedica??o a diversas pr?ticas pr?ximas tanto do mercado quanto da literatura. Com base nessa premissa, a disserta??o pretende expor e problematizar alguns dos impasses inerentes ? profissionaliza??o do escritor de literatura com base nas discuss?es presentes em Santiago (1988), Lahire (2009), Montaldo (2014), entre outros, e na an?lise da representa??o desses impasses em duas obras da literatura contempor?nea que dramatizam a profissionaliza??o do escritor, Ningu?m de Ieda Magri e O ano em que vivi de literatura de Paulo Scott.
For many years the writer's dedication to literature was secondary practice, relegated to the open hours, and their income, which guaranteed survival, usually came from professions not always tied to the intellectual and artistic spheres. With the close relationship between art and the market in recent years, this work proposes that the professionalization becomes viable for writers, making possible the abandonment of the liberal professions and their dedication to several practices close to both the market and literature. Based on this premise, the dissertation intends to expose and problematize some of the impasses inherent in the professionalization of literature writer based on the discussions in Santiago (1988), Lahire (2009), Montaldo (2014), and others of these impasses in two works of contemporary literature that dramatize the professionalization of the writer, Ningu?m by Ieda Magri (2016) and O ano em que vivi de literatura by Paulo Scott (2015).