Qualidade de vida no trabalho: um estudo entre t?cnicos administrativos de duas institui??es federais de ensino

A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar a percep??o dos t?cnicos administrativos em educa??o acerca da Qualidade de Vida no Trabalho, nos contextos da Universidade Federal do Vale do S?o Francisco e do Instituto Federal do-Sert?o Pernambucano. A pesquisa ? definida como descriti...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Passos, Maria D?Ajuda Costa
Advisor: Rowe, Diva Ester Okazaki
Referee: Rowe, Diva Ester Okazaki, Jesus, Renata Gomes de, Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto de
Document type: Master thesis
Language:por
Published: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- ESCOLA DE ADMINISTRA??O
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20896
Portuguese abstract:A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar a percep??o dos t?cnicos administrativos em educa??o acerca da Qualidade de Vida no Trabalho, nos contextos da Universidade Federal do Vale do S?o Francisco e do Instituto Federal do-Sert?o Pernambucano. A pesquisa ? definida como descritiva, tendo utilizado metodologias quantitativas e qualitativas. O modelo conceitual que norteou esse trabalho foi o biopsicossocial e organizacional (BPSO) de Limongi-Fran?a (1996). O instrumento utilizado na pesquisa foi idealizado pela mesma autora e adaptado para o contexto do servi?o p?blico. Tamb?m foram utilizadas como t?cnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a an?lise documental. A an?lise quantitativa foi realizada por meio de an?lises descritivas, an?lise fatorial explorat?ria e confirmat?ria, enquanto os dados qualitativos foram analisados atrav?s da an?lise de conte?do. Os resultados identificaram que os servidores se encontram moderadamente satisfeitos, com resultados significativamente diferentes entre as institui??es. O confronto da percep??o dos servidores com as pr?ticas de gest?o apontaram um desalinhamento entre as expectativas dos servidores e o que ? poss?vel ser ofertado pelas institui??es, refor?ando a import?ncia de um di?logo. Existe um maior interesse na tem?tica Qualidade de Vida no Trabalho por parte dos setores ligados ? sa?de do servidor, por?m ainda ? limitada ? influ?ncia da Pol?tica de Aten??o ? Sa?de e Seguran?a do Trabalho do Servidor P?blico Federal, ao passo que a Pol?tica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal mostrou uma influ?ncia mais abrangente. Evidencia-se a aus?ncia de um programa em Qualidade de Vida no Trabalho nos dois ?rg?os, mas os resultados mostram caminhos, apontados pelos pr?prios servidores, a serem tomados nesse sentido. Ressalta-se que o tema ainda se manifesta de forma ocasional em pr?ticas pontuais, indicando a import?ncia de a Qualidade de Vida no Trabalho avan?ar como um tema estrategicamente pensado e comum a toda institui??o e refor?a a import?ncia de estudos que dirimam os entraves para a constru??o coletiva de um modelo em Qualidade de Vida no Trabalho na administra??o p?blica, e que contemplem satisfatoriamente todas as dimens?es estudadas.
This research aimed to identify the perception of administrative federal employees in education about the Quality of Life at Work (QLW) in the Universidade Federal do Vale do S?o Francisco and Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Sert?o Pernambucano contexts. This research is defined as exploratory and descriptive by using quantitative and qualitative methodologies. The conceptual model that guided this work was the biopsychosocial and organizational (BPSO-96) from Limongi-France (1996). The instrument used in the research was designed by the same author and adapted to the public service reality. Moreover, they were also used as data collection techniques the semi-structured interviews and document analysis. Quantitative analysis was performed using descriptive statistics, exploratory and confirmatory factor analysis, while qualitative data were analyzed using content analysis. The results showed that the federal employees are moderately satisfied, but also pointed to a significantly difference in the results between the two institutions. The confront of the federal employees' perceptions about management practices indicated a misalignment between the expectations of these employees and what can be offered by the institutions, reinforcing the importance of a dialogue. There is a greater interest in the subject Quality of Life at Work by the sectors related to employee's health, but the Health Care Policy is still limited to them, while the National Personal Development Policy showed a wider influence. The absence of a Quality of Life at Work program in the two institutes is evdente, but the results show paths indicated by the employees themselves to be taken accordingly. It is emphasized that the issue also manifests itself occasionally on specific practices, indicating the importance of Quality of Life at Work to advance as a strategically thought out theme common to every institution and reinforces the importance of studies that settle barriers to the collective construction of a Quality of Life at Work model in public administration and that satisfactorily address all of the studied dimensions.