Comprometimento organizacional: um estudo de suas rela??es com percep??o de gest?o de pessoas e percep??o de justi?a organizacional

Diferentes tipos de v?nculos podem se estabelecer entre organiza??es e indiv?duos, entre eles, o denominado comprometimento organizacional. Para gerenci?-lo ? preciso compreender seus antecedentes, fatores que o geram. Pesquisas apontam as pol?ticas de gest?o de pessoas como um desses fatores. Contu...

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Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Jesus, Renata Gomes de
Advisor: Rowe, Diva Ester Okazaki
Referee: Bastos, Ant?nio Virg?lio Bittencourt, Dias, S?nia Maria Rodrigues Calado, Maia, Let?cia Gomes
Document type: Doctoral thesis
Language:por
Published: Escola de Administra??o UFBA
Program: NPGA
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23817
Portuguese abstract:Diferentes tipos de v?nculos podem se estabelecer entre organiza??es e indiv?duos, entre eles, o denominado comprometimento organizacional. Para gerenci?-lo ? preciso compreender seus antecedentes, fatores que o geram. Pesquisas apontam as pol?ticas de gest?o de pessoas como um desses fatores. Contudo, ? ressaltado que o desenvolvimento do comprometimento organizacional nos indiv?duos depende mais de como estes percebem e experimentam estas pol?ticas do que da forma como essas pol?ticas s?o formuladas. Isto se deve ao fato de que a percep??o das pol?ticas de gest?o de pessoas pode levar a um sentimento de inequidade, quando o indiv?duo faz um balan?o entre recompensas recebidas e investimentos feitos na organiza??o, ou seja, se considera justas estas recompensas quando comparadas com seu esfor?o em prol da organiza??o. A maneira como os indiv?duos percebem a justi?a tamb?m ? apontada por diversas pesquisas como um dos fatores que geram o comprometimento organizacional. Com o intuito de melhor compreender a din?mica do comprometimento organizacional e a influ?ncia destes dois construtos, tidos como antecedentes do comprometimento organizacional, determinando as dire??es de causalidade, o objetivo desta pesquisa consistiu em verificar as influ?ncias da percep??o de pol?ticas de gest?o de pessoas e da percep??o de justi?a organizacional como preditores do comprometimento organizacional ao longo do tempo, entre professores da Educa??o B?sica, T?cnica e Tecnol?gica (EBTT). A escolha por esta categoria profissional se deve aos poucos estudos sobre comprometimento entre professores. Al?m disso, a categoria de professores da EBTT apresenta como peculiaridade o fato de atuar em diferentes n?veis de ensino (ensino m?dio, t?cnico, gradua??o e p?s-gradua??o). A maioria dos estudos que exploram as influ?ncias destes construtos sobre o comprometimento organizacional apresenta uma abordagem transversal, o que pode n?o revelar rela??es importantes, j? que vari?veis pessoais tendem a variar ao longo do tempo e percep??es podem ser alteradas com o tempo. Assim, uma melhor compreens?o de como os fatores atuam sobre o comprometimento, de forma a compreender a dire??o causal entre os correlatos, demanda estudos longitudinais. Em face desta lacuna, a presente tese se prop?s a efetuar uma pesquisa quantitativa usando uma abordagem longitudinal cuja unidade de an?lise s?o os professores da Rede Federal de Ensino B?sico, T?cnico e Tecnol?gico. Por meio de survey on line foi aplicado um question?rio contendo escalas validadas no contexto brasileiro e quest?es sobre os dados pessoais e ocupacionais. A coleta de dados foi realizada em tr?s momentos. Para an?lise dos dados foram utilizados modelagem de equa??es estruturais, modelagem de crescimento latente e modelo de regress?o Partial Least Square. Os resultados foram apresentados por meio de cinco artigos. Os dois primeiros artigos se concentram na adapta??o cultural e obten??o de evid?ncias de validade de duas das escalas utilizadas, ainda n?o utilizadas no Brasil. Os resultados tamb?m apresentam uma an?lise de como os professores da amostra percebem os construtos por meio de uma abordagem transversal. O primeiro artigo revelou que os professores apresentam um alto n?vel de intensidade de sacrif?cios associados com a sa?da e que este valor ? maior entre os professores que ocupam cargos de dire??o. Os resultados do segundo artigo revelaram que os professores t?m uma percep??o mais positiva da justi?a organizacional nas dimens?es interacional e distributiva de tarefas. No terceiro artigo foi realizada uma an?lise bibliom?trica de artigos longitudinais sobre o comprometimento organizacional. Foram utilizados artigos dispon?veis nas principais bases das ?reas de Administra??o e Psicologia do Portal de Peri?dicos da Capes publicados entre 2003 e 2015. Apesar do crescimento na publica??o de estudos longitudinais sobre Comprometimento Organizacional e do crescente uso de t?cnicas de an?lise de dados mais complexas, a produ??o continua concentrada na Am?rica do Norte e Europa. O quarto artigo analisou a rela??o longitudinal entre a percep??o de pol?ticas de gest?o de pessoas e o comprometimento organizacional, n?o encontrando influ?ncias significativas para os tr?s tempos. No ?ltimo artigo, verificou-se o papel mediador da percep??o de justi?a organizacional na rela??o entre percep??o de pr?ticas de gest?o de pessoas e comprometimento organizacional ao longo do tempo e analisaram-se os efeitos indiretos da percep??o de pol?ticas de gest?o de pessoas sobre o comprometimento organizacional. O papel mediador da percep??o de justi?a organizacional na rela??o foi encontrado, mais especificamente entre a categoria Envolvimento e comprometimento organizacional em todas as suas dimens?es, entre Recompensas e Comprometimento Instrumental e Condi??es de Trabalho e Comprometimento Afetivo. Os resultados dos estudos longitudinais confirmaram os argumentos de pesquisadores do comprometimento organizacional de que a influ?ncia das pr?ticas de gest?o de pessoas sobre o construto tem efeitos limitados e que pode ser mediada por outros constructos. Sugere-se que em estudos futuros seja adotada uma abordagem centrada na pessoa o que permitiria a detec??o de intera??es complexas entre vari?veis que s?o dif?ceis de serem detectadas ou interpretadas usando uma abordagem centrada na vari?vel.
Different types of links can be established between organizations and workers, among them, the organizational commitment. To manage commitment it is important to understand their antecedents, factors that generate it. Researches show policies of management of human resources as one of these factors. However, it is noted that the development of organizational commitment in workers depends more on how they perceive and experience these policies than the way these policies are formulated. This is due to the fact that the perception of policies of management of human resources can lead to a feeling of inequity, where the worker makes a balance between rewards received and investments made in the organization, i.e., if considers fair these rewards when compared with his/her effort for the organization. The way individuals perceive justice is also indicated by several researches as one of the factors that generate organizational commitment. In order to better understand the dynamic of organizational commitment and the influence of these two constructs, held as antecedents to organizational commitment, determining the causality directions, the goal of this research consists in verifying the influences on the perception of people management policies and organizational justice as predictors of organizational commitment over the course of time, among teachers from Basic, Technical and Technological Education (EBTT). The choice of this profession is due to the few studies of commitment among teachers. Moreover, the category of EBTT teachers presents as peculiarity the fact of acting at different levels of education (high school, technical, undergraduate and postgraduate). Most studies exploring the influence of these constructs on organizational commitment has a transversal approach, which may not reveal important relationships, since personal variables tend to vary over time and perceptions may change over time. Thus, a better understanding of how the factors affect the commitment to understand the causal direction between the correlative demand longitudinal studies. This project aims to make a quantitative research using a longitudinal approach and the unit of analysis will be the teachers of the Federal Network of Basic Technical and Technological Education. Through an online survey we applied a questionnaire with scales validated in the Brazilian context and questions about personal and occupational data. We collected the data in three moments To analyze data we used structural equation modeling, latent growth modeling and the Partial Least Square regression model. Results were presented in five articles. The first two articles concentrate on cultural adaptation and the collection of evidence for validity from two of the scales used, not yet used in Brazil. Results also include an analysis of how the teachers from the sample perceive the constructs through a cross-sectoral approach. The first article showed that teachers demonstrate a high level of sacrifice intensity associated with output and that this value is greater among teachers who occupy management positions. Results from the second article revealed that teachers have a more positive perception of organizational justice in the interactional and task distribution dimensions. In the third article, a bibliometric analysis of longitudinal article on organizational commitment was performed. We used articles from the main Administration and Psychology bases from the Capes Periodicals Portal published between 2003 and 2015. Despite the growth in the publication of longitudinal studies on Organizational Commitment and the increasing use of more complex data analysis techniques, production continues to be concentrated in North America and Europe. The fourth article analyzes the longitudinal relation between the perception of people management policies and organizational commitment, not finding significant influences for the three times. In the last article, we saw the mediating role of the perception of organizational justice in the relation between the perception of people management practices and organizational commitment over the course of time and analyzed the indirect effects of the perception of people management policies on organizational commitment. The mediating role of the perception of organizational justice in the relation was found, more specifically between the category Involvement and organizational commitment in all its dimensions, between Rewards and Instrumental Commitment and Working Conditions and Affective Commitment. Results from the longitudinal studies confirmed the arguments of organizational commitment researchers that the influence of people management practices on the construct has limited effects and could be measured by other constructs. It is suggested that future studies should adopt an approach centered on the person, which would allow for the detection of complex interactions between variables that are difficult to be detected or interpreted using an approach centered on the variable.