A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier,Wescley Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302018000300434
Resumo: Resumo O objetivo desse ensaio teórico é resgatar o desenvolvimento da arquitetura e da literatura moderna e seus laços indissolúveis com os grupos de poder político e econômico, com consequências diretas sobre a sociedade brasileira e sobre a própria ideia de Brasil. A relação tríplice aqui estabelecida - política, econômica e cultural - se dá a partir de um movimento dialético em que o sentido ideológico imputado no Estado Novo remete à ideia de uma nação progressista que rompesse tanto com os traços de uma oligarquia agrária como com a dependência externa, no plano econômico e político. Como resultado, observou-se a inocuidade de qualquer tentativa de deslocar o centro e fazer convergir o que era periférico do ponto de vista econômico e social, sendo a arquitetura e a literatura conservadoras em qualquer tentativa de superar seus objetos de crítica social. No caso da arquitetura, seu conservadorismo se dá na aproximação do poder político como forma de se estabelecer como a verdadeira arquitetura brasileira. Na literatura, observamos mudanças restritas ao plano estilístico, ficando em segundo plano o caráter ideológico da transformação.
id UFBA-4_12c6ea091d61de6123dd47c0c79ffd43
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-92302018000300434
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado NovoEstudos organizacionaisEstado novoModernismoMarxismoResumo O objetivo desse ensaio teórico é resgatar o desenvolvimento da arquitetura e da literatura moderna e seus laços indissolúveis com os grupos de poder político e econômico, com consequências diretas sobre a sociedade brasileira e sobre a própria ideia de Brasil. A relação tríplice aqui estabelecida - política, econômica e cultural - se dá a partir de um movimento dialético em que o sentido ideológico imputado no Estado Novo remete à ideia de uma nação progressista que rompesse tanto com os traços de uma oligarquia agrária como com a dependência externa, no plano econômico e político. Como resultado, observou-se a inocuidade de qualquer tentativa de deslocar o centro e fazer convergir o que era periférico do ponto de vista econômico e social, sendo a arquitetura e a literatura conservadoras em qualquer tentativa de superar seus objetos de crítica social. No caso da arquitetura, seu conservadorismo se dá na aproximação do poder político como forma de se estabelecer como a verdadeira arquitetura brasileira. Na literatura, observamos mudanças restritas ao plano estilístico, ficando em segundo plano o caráter ideológico da transformação.Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302018000300434Organizações & Sociedade v.25 n.86 2018reponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBA10.1590/1984-9250865info:eu-repo/semantics/openAccessXavier,Wescley Silvapor2018-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1984-92302018000300434Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2018-07-04T00:00Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
title A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
spellingShingle A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
Xavier,Wescley Silva
Estudos organizacionais
Estado novo
Modernismo
Marxismo
title_short A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
title_full A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
title_fullStr A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
title_full_unstemmed A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
title_sort A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo
author Xavier,Wescley Silva
author_facet Xavier,Wescley Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier,Wescley Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos organizacionais
Estado novo
Modernismo
Marxismo
topic Estudos organizacionais
Estado novo
Modernismo
Marxismo
description Resumo O objetivo desse ensaio teórico é resgatar o desenvolvimento da arquitetura e da literatura moderna e seus laços indissolúveis com os grupos de poder político e econômico, com consequências diretas sobre a sociedade brasileira e sobre a própria ideia de Brasil. A relação tríplice aqui estabelecida - política, econômica e cultural - se dá a partir de um movimento dialético em que o sentido ideológico imputado no Estado Novo remete à ideia de uma nação progressista que rompesse tanto com os traços de uma oligarquia agrária como com a dependência externa, no plano econômico e político. Como resultado, observou-se a inocuidade de qualquer tentativa de deslocar o centro e fazer convergir o que era periférico do ponto de vista econômico e social, sendo a arquitetura e a literatura conservadoras em qualquer tentativa de superar seus objetos de crítica social. No caso da arquitetura, seu conservadorismo se dá na aproximação do poder político como forma de se estabelecer como a verdadeira arquitetura brasileira. Na literatura, observamos mudanças restritas ao plano estilístico, ficando em segundo plano o caráter ideológico da transformação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302018000300434
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302018000300434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1984-9250865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade v.25 n.86 2018
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1750297571956359168