Medidas da aprendizagem organizacional: revisão de literatura e agenda de pesquisa
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302019000400708 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta o estado da arte sobre mensuração da aprendizagem organizacional. Foram utilizadas como referência as escalas publicadas em artigos científicos das bases de dados ISI Web of Science, sub-base Social Sciences Citation Index (SSCI) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). O artigo mapeia as escalas de aprendizagem organizacional e analisa as bases conceituais das diferentes medidas existentes. Foram identificadas 32 escalas para mensurar o construto na ISI Web of Science e 3 escalas na SciELO. Essas são provenientes de diferentes domínios e perspectivas conceituais, sendo o domínio mais comum o de processamento de informações e conhecimentos. Os resultados da análise apontam para um cenário de pesquisa embrionário, com ausência de convergência conceitual entre as medidas e fragilidades metodológicas no desenvolvimento de medidas empíricas válidas e confiáveis em aprendizagem organizacional. A partir destes resultados o artigo apresenta uma agenda de pesquisa para o avanço na mensuração da aprendizagem organizacional. |
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Medidas da aprendizagem organizacional: revisão de literatura e agenda de pesquisaAprendizagem OrganizacionalPesquisasMensuraçãoResumo Este artigo apresenta o estado da arte sobre mensuração da aprendizagem organizacional. Foram utilizadas como referência as escalas publicadas em artigos científicos das bases de dados ISI Web of Science, sub-base Social Sciences Citation Index (SSCI) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). O artigo mapeia as escalas de aprendizagem organizacional e analisa as bases conceituais das diferentes medidas existentes. Foram identificadas 32 escalas para mensurar o construto na ISI Web of Science e 3 escalas na SciELO. Essas são provenientes de diferentes domínios e perspectivas conceituais, sendo o domínio mais comum o de processamento de informações e conhecimentos. Os resultados da análise apontam para um cenário de pesquisa embrionário, com ausência de convergência conceitual entre as medidas e fragilidades metodológicas no desenvolvimento de medidas empíricas válidas e confiáveis em aprendizagem organizacional. A partir destes resultados o artigo apresenta uma agenda de pesquisa para o avanço na mensuração da aprendizagem organizacional.Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302019000400708Organizações & Sociedade v.26 n.91 2019reponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBA10.1590/1984-9260915info:eu-repo/semantics/openAccessNeves,Edson OliveiraSteil,Andrea Valériapor2019-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1984-92302019000400708Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2019-10-04T00:00Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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