Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mikaella de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Candida Varone de Morais Capecchi
id UFBC_5d5e0e62ee269bb66f7b27796bcfed37
oai_identifier_str oai:BDTD:103750
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdosSURDOPESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINTERAÇÕES DISCURSIVASDEAFBILINGUAL DEAF EDUCATIONDISCURSIVE INTERACTIONSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Maria Candida Varone de Morais CapecchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.Nos anos finais do século XX, as discussões a respeito da educação de pessoas surdas possibilitaram o questionamento de abordagens em discursos e modelos clínico-terapêuticos sobre a surdez e a construção de um olhar para o reconhecimento da identidade cultural, linguística e social de surdos como formadores de comunidades que compartilham signos visuais. Nesse sentido, esta pesquisa buscou um diálogo com as interações discursivas (Mortimer e Scott, 2002), resultantes da construção de significados em aulas de química inseridas em um contexto educacional bilíngue de surdos. Para ampliar nosso olhar sobre as interações estabelecidas na sala de aula investigada, foi realizada uma transcrição verbal das enunciações em LIBRAS, acompanhada de um olhar para os recursos e/ou aspectos visuais da LIBRAS, no intento de suscitar as características linguísticas e socioculturais da construção e negociação de significados, que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem de surdos. A estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott (2002), referencial adotado para a análise das aulas, permitiu a identificação de elementos que possibilitam a negociação de significados visuais ¿ dado o contexto investigado ¿ na relação pedagógica.In the last years of the twentieth century, issues about deaf education have made possible to question approaches based on clinical-therapeutic deafness discourses and models to construct a perspective about cultural, linguistic and social identity of deaf people as belonging to communities who share visual cues. In this sense, this research has allowed a dialogue with the discursive interactions (Mortimer and Scott, 2002), resulting from the meanings making in chemistry classes inserted in a bilingual educational of deaf people. To enlarge our view on the interactions established in this classroom investigated, it was necessary a verbal transcription of Brazilian Sing Language enunciations combined with the resources or/and visual aspects of Brazilian Sing Language to enhance linguistic and sociocultural characteristics occurring in the construction and negotiation of meanings, as an important role in the deaf teaching and learning process. The analytical framework proposed by Mortimer and Scott (2002), a reference framework adopted for this class analysis, allowed the identification of elements of visual meanings in the pedagogical relationship.Capecchi, Maria Candida Varone de MoraisSessa, Patricia da SilvaCampello, Ana Regina e SouzaSousa, Mikaella de2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73229http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73230Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103750porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-20T15:58:26Zoai:BDTD:103750Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-04-20T15:58:26Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
title Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
spellingShingle Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
Sousa, Mikaella de
SURDO
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTERAÇÕES DISCURSIVAS
DEAF
BILINGUAL DEAF EDUCATION
DISCURSIVE INTERACTIONS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
title_full Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
title_fullStr Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
title_full_unstemmed Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
title_sort Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
author Sousa, Mikaella de
author_facet Sousa, Mikaella de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Sessa, Patricia da Silva
Campello, Ana Regina e Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mikaella de
dc.subject.por.fl_str_mv SURDO
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTERAÇÕES DISCURSIVAS
DEAF
BILINGUAL DEAF EDUCATION
DISCURSIVE INTERACTIONS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic SURDO
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTERAÇÕES DISCURSIVAS
DEAF
BILINGUAL DEAF EDUCATION
DISCURSIVE INTERACTIONS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Candida Varone de Morais Capecchi
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73229
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73230
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994527236685824