Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Maria Candida Varone de Morais Capecchi |
id |
UFBC_5d5e0e62ee269bb66f7b27796bcfed37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:103750 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdosSURDOPESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINTERAÇÕES DISCURSIVASDEAFBILINGUAL DEAF EDUCATIONDISCURSIVE INTERACTIONSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Maria Candida Varone de Morais CapecchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.Nos anos finais do século XX, as discussões a respeito da educação de pessoas surdas possibilitaram o questionamento de abordagens em discursos e modelos clínico-terapêuticos sobre a surdez e a construção de um olhar para o reconhecimento da identidade cultural, linguística e social de surdos como formadores de comunidades que compartilham signos visuais. Nesse sentido, esta pesquisa buscou um diálogo com as interações discursivas (Mortimer e Scott, 2002), resultantes da construção de significados em aulas de química inseridas em um contexto educacional bilíngue de surdos. Para ampliar nosso olhar sobre as interações estabelecidas na sala de aula investigada, foi realizada uma transcrição verbal das enunciações em LIBRAS, acompanhada de um olhar para os recursos e/ou aspectos visuais da LIBRAS, no intento de suscitar as características linguísticas e socioculturais da construção e negociação de significados, que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem de surdos. A estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott (2002), referencial adotado para a análise das aulas, permitiu a identificação de elementos que possibilitam a negociação de significados visuais ¿ dado o contexto investigado ¿ na relação pedagógica.In the last years of the twentieth century, issues about deaf education have made possible to question approaches based on clinical-therapeutic deafness discourses and models to construct a perspective about cultural, linguistic and social identity of deaf people as belonging to communities who share visual cues. In this sense, this research has allowed a dialogue with the discursive interactions (Mortimer and Scott, 2002), resulting from the meanings making in chemistry classes inserted in a bilingual educational of deaf people. To enlarge our view on the interactions established in this classroom investigated, it was necessary a verbal transcription of Brazilian Sing Language enunciations combined with the resources or/and visual aspects of Brazilian Sing Language to enhance linguistic and sociocultural characteristics occurring in the construction and negotiation of meanings, as an important role in the deaf teaching and learning process. The analytical framework proposed by Mortimer and Scott (2002), a reference framework adopted for this class analysis, allowed the identification of elements of visual meanings in the pedagogical relationship.Capecchi, Maria Candida Varone de MoraisSessa, Patricia da SilvaCampello, Ana Regina e SouzaSousa, Mikaella de2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73229http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73230Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103750porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-20T15:58:26Zoai:BDTD:103750Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-04-20T15:58:26Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos |
title |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos |
spellingShingle |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos Sousa, Mikaella de SURDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INTERAÇÕES DISCURSIVAS DEAF BILINGUAL DEAF EDUCATION DISCURSIVE INTERACTIONS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos |
title_full |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos |
title_fullStr |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos |
title_full_unstemmed |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos |
title_sort |
Construção de significados e apropriação do conhecimento científico em aulas de química no contexto educacional bilíngue de surdos |
author |
Sousa, Mikaella de |
author_facet |
Sousa, Mikaella de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capecchi, Maria Candida Varone de Morais Sessa, Patricia da Silva Campello, Ana Regina e Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Mikaella de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SURDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INTERAÇÕES DISCURSIVAS DEAF BILINGUAL DEAF EDUCATION DISCURSIVE INTERACTIONS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
SURDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INTERAÇÕES DISCURSIVAS DEAF BILINGUAL DEAF EDUCATION DISCURSIVE INTERACTIONS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Candida Varone de Morais Capecchi |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73229 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103750&midiaext=73230 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793994527236685824 |