ARTICULANDO DISCURSO COM TRABALHO: REFLEXÕES BAKHTINIANAS E VIGOTSKIANAS DA CANÇÃO “CONSTRUÇÃO”
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/18911 |
Resumo: | Este artigo pretendeu discutir as categorias discurso e trabalho através da canção “Construção”, de autoria de Chico Buarque de Hollanda, partindo das contribuições do circulo dialógico de Bakhtin e do arcabouço da concepção materialista histórico dialética, representados aqui por autores da psicologia, como Vygotsky e Clot. A canção analisada faz parte de um contexto sócio histórico da realidade brasileira caracterizada pela ditadura militar e pela forte censura. A canção é emblemática da vertente crítica das composições do autor, configurando-se como um testemunho doloroso das relações aviltantes entre o capital e o trabalho. Contribuições acerca da noção de sujeito, do social como constitutivo do humano e de sentidos foram discutidas a luz dos referenciais citados. A análise da canção “Construção” apontou caminhos interventivos na emergência de um discurso crítico capaz de reverberar em poder de agir. |
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ARTICULANDO DISCURSO COM TRABALHO: REFLEXÕES BAKHTINIANAS E VIGOTSKIANAS DA CANÇÃO “CONSTRUÇÃO”Mundo do TrabalhoPsicologia Social do TrabalhoDiscurso e TrabalhoPsicologia Social do TrabalhoEste artigo pretendeu discutir as categorias discurso e trabalho através da canção “Construção”, de autoria de Chico Buarque de Hollanda, partindo das contribuições do circulo dialógico de Bakhtin e do arcabouço da concepção materialista histórico dialética, representados aqui por autores da psicologia, como Vygotsky e Clot. A canção analisada faz parte de um contexto sócio histórico da realidade brasileira caracterizada pela ditadura militar e pela forte censura. A canção é emblemática da vertente crítica das composições do autor, configurando-se como um testemunho doloroso das relações aviltantes entre o capital e o trabalho. Contribuições acerca da noção de sujeito, do social como constitutivo do humano e de sentidos foram discutidas a luz dos referenciais citados. A análise da canção “Construção” apontou caminhos interventivos na emergência de um discurso crítico capaz de reverberar em poder de agir.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/1891110.29148/labor.v1i17.18911Revista Labor; v. 1 n. 17 (2017); 158-1711983-500010.29148/revista labor.v1i17reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/18911/3060010.29148/revista labor.v1i17.18911.g30600Copyright (c) 2017 Revista Laborhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Brito, Mariana Aguiar AlcântaraRodrigues Colaço, Veriana de Fátimade Aquino, Cássio Adriano Braz2020-04-27T16:12:08Zoai:periodicos.ufc:article/18911Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:12:08Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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