O modelo C na formação de modelos de negócios sociais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Download full: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447 |
Summary: | Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de empreendedores sobre as contribuições do Modelo C na modelagem de seus negócios sociais. Dessa forma, contribui teórica e empiricamente ao abordar os negócios sociais atrelado às oportunidades e seus desafios de desenvolvimento, através da utilização da ferramenta Modelo C. Assim, avança ao abordar um modelo de negócio que explora a integração institucional e permite uma estrutura sistêmica holística de atividades de criação de valor. Em termos metodológicos, apresenta uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi realizado um estudo multicasos em três negócios sociais brasileiros. Para coleta de dados, foi aplicado um roteiro de entrevista criado com base nas categorias do framework do Modelo C, bem como analisado a percepção dos entrevistados sobre o quanto a ferramenta auxilia o desenvolvimento do seu modelo de negócio. A análise dos resultados foi realizada após a aplicação dos instrumentos de pesquisa, observação direta e dados secundários, com o auxílio do software ATLAS.ti. Partindo do pressuposto que um modelo de negócio social mistura várias lógicas institucionais, combinando missões sociais e financeiras de forma equilibrada, os resultados apontam que o Modelo C auxilia empreendedores a modelar seus negócios sociais, especificamente na elaboração das capacidades organizacionais, fluxo de negócio e Teoria de Mudança, dimensões pertencentes à estruturação de negócios sociais. |
id |
UFCG_5fd2c2f722960df15d2426f33c29b846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/16447 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370OLIVEIRA , Verônica Macário de.MACHADO, André Gustavo Carvalho.LIMA, M. A. C.http://lattes.cnpq.br/7598077163306903LIMA, Mayara Amanda da Costa.Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de empreendedores sobre as contribuições do Modelo C na modelagem de seus negócios sociais. Dessa forma, contribui teórica e empiricamente ao abordar os negócios sociais atrelado às oportunidades e seus desafios de desenvolvimento, através da utilização da ferramenta Modelo C. Assim, avança ao abordar um modelo de negócio que explora a integração institucional e permite uma estrutura sistêmica holística de atividades de criação de valor. Em termos metodológicos, apresenta uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi realizado um estudo multicasos em três negócios sociais brasileiros. Para coleta de dados, foi aplicado um roteiro de entrevista criado com base nas categorias do framework do Modelo C, bem como analisado a percepção dos entrevistados sobre o quanto a ferramenta auxilia o desenvolvimento do seu modelo de negócio. A análise dos resultados foi realizada após a aplicação dos instrumentos de pesquisa, observação direta e dados secundários, com o auxílio do software ATLAS.ti. Partindo do pressuposto que um modelo de negócio social mistura várias lógicas institucionais, combinando missões sociais e financeiras de forma equilibrada, os resultados apontam que o Modelo C auxilia empreendedores a modelar seus negócios sociais, especificamente na elaboração das capacidades organizacionais, fluxo de negócio e Teoria de Mudança, dimensões pertencentes à estruturação de negócios sociais.This work aims to analyze the perception of entrepreneurs about the contributions of Model C in the modeling of their social businesses. In this way, it contributes theoretically and empirically when addressing social businesses linked to opportunities and their development challenges through the use of the Model C tool. Thus, it moves forward by solving a business model that explores institutional integration and allows a holistic, systemic structure of activities creating value. In methodological terms, it presents a qualitative approach of the descriptive type, and a multicase study was carried out in three Brazilian social businesses. For data collection, an interview script created based on the categories of the Model C framework was applied, as well as the interviewees' perception of how the tool helps the development of their business model. The analysis of the results was performed after the application of the research instruments, direct observation, and secondary data, with the aid of the software ATLAS.ti. Based on the assumption that a social business model mixes several institutional logics combining social and financial missions in a balanced way, the results show that Model C helps entrepreneurs to model their social businesses, specifically in the elaboration of organizational capacities, business flow and theory of change, dimensions pertaining to structuring social businesses.Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2020-11-20T18:16:11Z No. of bitstreams: 1 MAYARA AMANDA DA COSTA LIMA – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2020.pdf: 3245283 bytes, checksum: 4e13428642a7d71ac50ccf5e81bd671f (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-20T18:16:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAYARA AMANDA DA COSTA LIMA – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2020.pdf: 3245283 bytes, checksum: 4e13428642a7d71ac50ccf5e81bd671f (MD5) Previous issue date: 2020-10-21Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoSocial businessModel C.Business Model.Negócios sociaisModelo C.Modelo de negóciosO modelo C na formação de modelos de negócios sociaisModel C in shaping social business models2020-10-212020-11-20T18:16:11Z2020-11-202020-11-20T18:16:11Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447LIMA, M. A. da C. O modelo C na formação de modelos de negócios sociais. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALMAYARA AMANDA DA COSTA LIMA – DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfMAYARA AMANDA DA COSTA LIMA – DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfapplication/pdf2240739http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16447/3/MAYARA+AMANDA+DA+COSTA+LIMA+%E2%80%93+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGA+CH+2020.pdf0dcae694b5820295d431b2c240a2cc5eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16447/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/164472022-11-21 19:57:21.43oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-21T22:57:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Model C in shaping social business models |
title |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais |
spellingShingle |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais LIMA, Mayara Amanda da Costa. Administração Social business Model C. Business Model. Negócios sociais Modelo C. Modelo de negócios |
title_short |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais |
title_full |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais |
title_fullStr |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais |
title_full_unstemmed |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais |
title_sort |
O modelo C na formação de modelos de negócios sociais |
author |
LIMA, Mayara Amanda da Costa. |
author_facet |
LIMA, Mayara Amanda da Costa. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CORREIA, S. É. N. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
OLIVEIRA , Verônica Macário de. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MACHADO, André Gustavo Carvalho. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
LIMA, M. A. C. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7598077163306903 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Mayara Amanda da Costa. |
contributor_str_mv |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. OLIVEIRA , Verônica Macário de. MACHADO, André Gustavo Carvalho. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Social business Model C. Business Model. Negócios sociais Modelo C. Modelo de negócios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social business Model C. Business Model. Negócios sociais Modelo C. Modelo de negócios |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de empreendedores sobre as contribuições do Modelo C na modelagem de seus negócios sociais. Dessa forma, contribui teórica e empiricamente ao abordar os negócios sociais atrelado às oportunidades e seus desafios de desenvolvimento, através da utilização da ferramenta Modelo C. Assim, avança ao abordar um modelo de negócio que explora a integração institucional e permite uma estrutura sistêmica holística de atividades de criação de valor. Em termos metodológicos, apresenta uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi realizado um estudo multicasos em três negócios sociais brasileiros. Para coleta de dados, foi aplicado um roteiro de entrevista criado com base nas categorias do framework do Modelo C, bem como analisado a percepção dos entrevistados sobre o quanto a ferramenta auxilia o desenvolvimento do seu modelo de negócio. A análise dos resultados foi realizada após a aplicação dos instrumentos de pesquisa, observação direta e dados secundários, com o auxílio do software ATLAS.ti. Partindo do pressuposto que um modelo de negócio social mistura várias lógicas institucionais, combinando missões sociais e financeiras de forma equilibrada, os resultados apontam que o Modelo C auxilia empreendedores a modelar seus negócios sociais, especificamente na elaboração das capacidades organizacionais, fluxo de negócio e Teoria de Mudança, dimensões pertencentes à estruturação de negócios sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-20T18:16:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-20 2020-11-20T18:16:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, M. A. da C. O modelo C na formação de modelos de negócios sociais. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447 |
identifier_str_mv |
LIMA, M. A. da C. O modelo C na formação de modelos de negócios sociais. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16447/3/MAYARA+AMANDA+DA+COSTA+LIMA+%E2%80%93+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGA+CH+2020.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16447/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dcae694b5820295d431b2c240a2cc5e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308777067905024 |