Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC.

Esta pesquisa visa discutir a importância do processo de alfabetização nas séries iniciais. Ela tem como objetivo analisar as contribuições e limites de alfabetizar, segundo a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Para melhor compreendermos a importância da “alfabetiz...

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Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: SILVA, Rejane Medeiros da. lattes
Advisor: MARTINS, André Antunes. lattes
Referee: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos., SILVA, João Batista da.
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Campina Grande
Department: Centro de Educação e Saúde - CES
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991
Citation:SILVA, Rejane Medeiros da. Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC. 2014. 38fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
Portuguese abstract:Esta pesquisa visa discutir a importância do processo de alfabetização nas séries iniciais. Ela tem como objetivo analisar as contribuições e limites de alfabetizar, segundo a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Para melhor compreendermos a importância da “alfabetização na idade certa”, apresentamos a contribuição de alguns autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Soares (2004) entre outros. Em relação à metodologia, nós realizamos um estudo qualitativo numa abordagem de análise documental. Reconhecemos que existem dificuldades para alfabetizar numa suposta “idade certa”, pois cada criança tem o próprio tempo de aprendizagem. Logo, concluímos, sobre a necessidade de aprofundarmos os estudos nesse campo, sobretudo considerando a forma impositiva de implantação do plano, a falta de diálogo e a desconsideração dos estudos sobre letramento.
This research aims to discuss the importance of the process of literacy in the early grades. It aims to analyze the contributions and limitations of literacy, according to the proposal of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. For a better understanding of the importance of "literacy in the right age", we present the contribution of authors as Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Smith (2004) et alii. Regarding methodology, we conducted a qualitative study in a documentary analysis approach. We recognize that there are difficulties in literacy in a supposed "right age" because each child has learning time itself. Therefore we conclude on the need to deepen the studies in this field, especially considering the imposing form of the plan's implementation, the lack of dialogue and the disregard of studies related to literacy.