AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178 |
Resumo: | Pesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola. |
id |
UFC_12c963a9dd733652c47eeb62b996b5ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2422 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica Affirmative actions for the Black Population in the Federal Centers of Technological Education2009-03-26Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Joselina da Silva41924878704Rafael Sanzio AraÃjo dos Anjos1258169053481255772468http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4755212J8Iraneide Soares da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgicaAÃÃes Afirmativas Mundo do Trabalho PopulaÃÃo NegraAffirmative Actions History of the Education Technological Technique Federal Centers of Technological Education World of the Work Black PopulationEDUCACAOPesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola.Search affirmative action for black people in technical and technological education, that was the leitmotif of this work. Guided me in the Law of the Guidelines of National Education Bases / LDBN, especially Articles 26, 26A and 79B, which deal with the history and culture african-Brazilian and African peoples in the curricula of basic education. The specificity of the research is done when I dare to enter technical and technological education and the demands of the world of work to identify the inclusion of black people in Seara. Delivery of a case study in the Federal Center of Technological Education of Cearà for the purpose of identifying the implementation of the aforementioned articles of the LDB in center of education, and more in the event of such policies, which determine the impact of the same that center. That was received during a school year for students, teachers and administrators looking, talking, interviewing, analyzing, questioning, investigating. In this tour through the history of Brazil in which they work, and were built, they are invisible, invisibilizados and also those who never worked and are not built to view the history of bacharÃis found the women and men selling quitutes to help build this nation. I saw the Eurocentric theories guided the education of that I never stepped in there and never received anything. The result shows that the public policies of affirmative action as desired by the black people of this country is still far from the reality of school.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:15Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Affirmative actions for the Black Population in the Federal Centers of Technological Education |
title |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica |
spellingShingle |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica Iraneide Soares da Silva Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgica AÃÃes Afirmativas Mundo do Trabalho PopulaÃÃo Negra Affirmative Actions History of the Education Technological Technique Federal Centers of Technological Education World of the Work Black Population EDUCACAO |
title_short |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica |
title_full |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica |
title_fullStr |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica |
title_full_unstemmed |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica |
title_sort |
AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica |
author |
Iraneide Soares da Silva |
author_facet |
Iraneide Soares da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Henrique Antunes Cunha JÃnior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
62585673804 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Joselina da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
41924878704 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rafael Sanzio AraÃjo dos Anjos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
12581690534 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
81255772468 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4755212J8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iraneide Soares da Silva |
contributor_str_mv |
Henrique Antunes Cunha JÃnior Joselina da Silva Rafael Sanzio AraÃjo dos Anjos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgica AÃÃes Afirmativas Mundo do Trabalho PopulaÃÃo Negra |
topic |
Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgica AÃÃes Afirmativas Mundo do Trabalho PopulaÃÃo Negra Affirmative Actions History of the Education Technological Technique Federal Centers of Technological Education World of the Work Black Population EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affirmative Actions History of the Education Technological Technique Federal Centers of Technological Education World of the Work Black Population |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Pesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Search affirmative action for black people in technical and technological education, that was the leitmotif of this work. Guided me in the Law of the Guidelines of National Education Bases / LDBN, especially Articles 26, 26A and 79B, which deal with the history and culture african-Brazilian and African peoples in the curricula of basic education. The specificity of the research is done when I dare to enter technical and technological education and the demands of the world of work to identify the inclusion of black people in Seara. Delivery of a case study in the Federal Center of Technological Education of Cearà for the purpose of identifying the implementation of the aforementioned articles of the LDB in center of education, and more in the event of such policies, which determine the impact of the same that center. That was received during a school year for students, teachers and administrators looking, talking, interviewing, analyzing, questioning, investigating. In this tour through the history of Brazil in which they work, and were built, they are invisible, invisibilizados and also those who never worked and are not built to view the history of bacharÃis found the women and men selling quitutes to help build this nation. I saw the Eurocentric theories guided the education of that I never stepped in there and never received anything. The result shows that the public policies of affirmative action as desired by the black people of this country is still far from the reality of school. |
description |
Pesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295129627262976 |