AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iraneide Soares da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178
Resumo: Pesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola.
id UFC_12c963a9dd733652c47eeb62b996b5ab
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2422
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica Affirmative actions for the Black Population in the Federal Centers of Technological Education2009-03-26Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Joselina da Silva41924878704Rafael Sanzio AraÃjo dos Anjos1258169053481255772468http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4755212J8Iraneide Soares da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgicaAÃÃes Afirmativas Mundo do Trabalho PopulaÃÃo NegraAffirmative Actions History of the Education Technological Technique Federal Centers of Technological Education World of the Work Black PopulationEDUCACAOPesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola.Search affirmative action for black people in technical and technological education, that was the leitmotif of this work. Guided me in the Law of the Guidelines of National Education Bases / LDBN, especially Articles 26, 26A and 79B, which deal with the history and culture african-Brazilian and African peoples in the curricula of basic education. The specificity of the research is done when I dare to enter technical and technological education and the demands of the world of work to identify the inclusion of black people in Seara. Delivery of a case study in the Federal Center of Technological Education of Cearà for the purpose of identifying the implementation of the aforementioned articles of the LDB in center of education, and more in the event of such policies, which determine the impact of the same that center. That was received during a school year for students, teachers and administrators looking, talking, interviewing, analyzing, questioning, investigating. In this tour through the history of Brazil in which they work, and were built, they are invisible, invisibilizados and also those who never worked and are not built to view the history of bacharÃis found the women and men selling quitutes to help build this nation. I saw the Eurocentric theories guided the education of that I never stepped in there and never received anything. The result shows that the public policies of affirmative action as desired by the black people of this country is still far from the reality of school.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:15Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Affirmative actions for the Black Population in the Federal Centers of Technological Education
title AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
spellingShingle AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
Iraneide Soares da Silva
Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgica
AÃÃes Afirmativas
Mundo do Trabalho
PopulaÃÃo Negra
Affirmative Actions
History of the Education Technological Technique
Federal Centers of Technological Education
World of the Work
Black Population
EDUCACAO
title_short AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
title_full AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
title_fullStr AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
title_full_unstemmed AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
title_sort AÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra nos Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
author Iraneide Soares da Silva
author_facet Iraneide Soares da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joselina da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 41924878704
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rafael Sanzio AraÃjo dos Anjos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12581690534
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 81255772468
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4755212J8
dc.contributor.author.fl_str_mv Iraneide Soares da Silva
contributor_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
Joselina da Silva
Rafael Sanzio AraÃjo dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgica
AÃÃes Afirmativas
Mundo do Trabalho
PopulaÃÃo Negra
topic Centros Federais de EducaÃÃo TecnolÃgica
HistÃria da EducaÃÃo TÃcnica e TecnolÃgica
AÃÃes Afirmativas
Mundo do Trabalho
PopulaÃÃo Negra
Affirmative Actions
History of the Education Technological Technique
Federal Centers of Technological Education
World of the Work
Black Population
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative Actions
History of the Education Technological Technique
Federal Centers of Technological Education
World of the Work
Black Population
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Pesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Search affirmative action for black people in technical and technological education, that was the leitmotif of this work. Guided me in the Law of the Guidelines of National Education Bases / LDBN, especially Articles 26, 26A and 79B, which deal with the history and culture african-Brazilian and African peoples in the curricula of basic education. The specificity of the research is done when I dare to enter technical and technological education and the demands of the world of work to identify the inclusion of black people in Seara. Delivery of a case study in the Federal Center of Technological Education of Cearà for the purpose of identifying the implementation of the aforementioned articles of the LDB in center of education, and more in the event of such policies, which determine the impact of the same that center. That was received during a school year for students, teachers and administrators looking, talking, interviewing, analyzing, questioning, investigating. In this tour through the history of Brazil in which they work, and were built, they are invisible, invisibilizados and also those who never worked and are not built to view the history of bacharÃis found the women and men selling quitutes to help build this nation. I saw the Eurocentric theories guided the education of that I never stepped in there and never received anything. The result shows that the public policies of affirmative action as desired by the black people of this country is still far from the reality of school.
description Pesquisar as polÃticas de aÃÃes afirmativas para a populaÃÃo negra na educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica foi esse o fio condutor deste trabalho. Pautei-me na Lei de Diretrizes a Bases da EducaÃÃo Nacional/LDBN, especialmente os artigos 26, 26A e 79B, que tratam da histÃria e cultura afro-brasileira e dos povos africanos nos currÃculos da educaÃÃo bÃsica. A especificidade da pesquisa se dà quando ouso penetrar a educaÃÃo tÃcnica e tecnolÃgica e as demandas do mundo do trabalho a fim de identificar a inserÃÃo da populaÃÃo negra nessa seara. Parto de um estudo de caso no Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica do Cearà com o propÃsito de identificar a implementaÃÃo dos jà mencionados artigos da LDB naquele centro de educaÃÃo, e mais, no caso de haver polÃticas dessa natureza, verificar qual o impacto das mesmas no referido centro. Naquela escola fui recebida durante um ano por discentes, docentes e gestores observando, dialogando, entrevistando, analisando, questionando, investigando. Nesse passeio pela historia do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, sÃo invisÃveis, invisibilizados e, tambÃm dos que nunca trabalharam nem construÃram e estÃo Ãs vistas da histÃria encontrei de bacharÃis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta naÃÃo. Vi as teorias eurocÃntricas nortearem a educaÃÃo dos que là nunca pisou e de là nunca receberam nada. O resultado mostra que as polÃticas pÃblicas de aÃÃes afirmativas tÃo almejadas pelo povo negro deste paÃs ainda està distante da realidade daquela escola.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295129627262976