HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Raimundo Carvalho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4306
Resumo: O presente estudo aspirou conhecer a HistÃria de vida do professor de LÃngua Portuguesa do Proeja no IFPA atravÃs das experiÃncias e discussÃes envolvendo a EJA na oralidade docente. O objetivo foi analisar o entendimento dos professores de LÃngua Portuguesa sobre o Proeja, e sobre o Programa de LÃngua portuguesa, naquilo que se quer fazer aprender na EducaÃÃo Integrada, Proeja. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa como instrumento de anÃlise bibliogrÃfica e documental e, a entrevista de depoimentos de histÃria de vida por se apresentar, a mais adequada para a produÃÃo de narrativas, uma vez que se constitui em porta de acesso as realidades sociais, pela (re)construÃÃo do passado. A fundamentaÃÃo teÃrica està baseada nos estudos de Hadad (2008) Soares (2008) Delgado (2006), Bosi (2009), Minayo (2008), Poupart (2008), Luckesi (2008) e outros. A pesquisa revelou variabilidade de entendimento sobre o Proeja e o nÃo atendimento do Programa de LÃngua Portuguesa aos objetivos propostos. Conclui-se que os professores atuantes no Programa dÃo conta do fazer docente, mas carecem de estudos sobre as concepÃÃes, os princÃpios e os objetivos do Proeja.
id UFC_13749597b769a1b005c2d5197eca9a84
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3287
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA2010-03-29Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Cellina Rodrigues Muniz61836370334http://lattes.cnpq.br/331441429360363303979954234http://lattes.cnpq.br/6733474425491973 Josà Raimundo CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREJA/Proeja HistÃria de vida LÃngua PortuguesaEJA/Proeja history of life Portuguese LanguageEDUCACAO DE ADULTOSO presente estudo aspirou conhecer a HistÃria de vida do professor de LÃngua Portuguesa do Proeja no IFPA atravÃs das experiÃncias e discussÃes envolvendo a EJA na oralidade docente. O objetivo foi analisar o entendimento dos professores de LÃngua Portuguesa sobre o Proeja, e sobre o Programa de LÃngua portuguesa, naquilo que se quer fazer aprender na EducaÃÃo Integrada, Proeja. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa como instrumento de anÃlise bibliogrÃfica e documental e, a entrevista de depoimentos de histÃria de vida por se apresentar, a mais adequada para a produÃÃo de narrativas, uma vez que se constitui em porta de acesso as realidades sociais, pela (re)construÃÃo do passado. A fundamentaÃÃo teÃrica està baseada nos estudos de Hadad (2008) Soares (2008) Delgado (2006), Bosi (2009), Minayo (2008), Poupart (2008), Luckesi (2008) e outros. A pesquisa revelou variabilidade de entendimento sobre o Proeja e o nÃo atendimento do Programa de LÃngua Portuguesa aos objetivos propostos. Conclui-se que os professores atuantes no Programa dÃo conta do fazer docente, mas carecem de estudos sobre as concepÃÃes, os princÃpios e os objetivos do Proeja.The present study has been aimed to learn the history of the life of Portuguese teachers of Proeja at IFPA through experiences and discussions involving EJA in the teaching orality. The purpose of the study was to analyze the Portuguese teachersâ understanding concerning PROEJA itself and the Portuguese Language Program, in the sense of doing and learning in the Integrated Education, Proeja. The methodology used was qualitative research as instrument of bibliographical and documental analysis and the interview of the history of life testimonies for being the most appropriate for the creation of narratives, considering it as a gateway to the social realities, because of the reconstruction of the past. The theoretical background is based on the studies of Hadad (2008) Soares (2008) Delgado (2006), Bosi (2009), Minayo (2008), Poupart (2008), Luckesi (2008) to name some. The research revealed that the testimonies showed the knowledge variability and attitudes before the callings of the educational reflections, even though the teachers have been aware of the educational process. The research showed the variability in the understanding of Proeja and the lack of attendance of IFPA Portuguese Program when it comes to Proeja. The conclusion is that the teachers who teach in the Program are capable of passing the subject, but they need to study more about the conceptions, the principles and the objectives of Proeja.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4306application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:21Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
title HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
spellingShingle HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
Josà Raimundo Carvalho
EJA/Proeja
HistÃria de vida
LÃngua Portuguesa
EJA/Proeja
history of life
Portuguese Language
EDUCACAO DE ADULTOS
title_short HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
title_full HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
title_fullStr HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
title_full_unstemmed HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
title_sort HistÃria de vida de professores de lÃngua portuguesa do PROEJA no IFPA
author Josà Raimundo Carvalho
author_facet Josà Raimundo Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cellina Rodrigues Muniz
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 61836370334
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3314414293603633
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03979954234
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6733474425491973
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Raimundo Carvalho
contributor_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
Josà RogÃrio Santana
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
Cellina Rodrigues Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv EJA/Proeja
HistÃria de vida
LÃngua Portuguesa
topic EJA/Proeja
HistÃria de vida
LÃngua Portuguesa
EJA/Proeja
history of life
Portuguese Language
EDUCACAO DE ADULTOS
dc.subject.eng.fl_str_mv EJA/Proeja
history of life
Portuguese Language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO DE ADULTOS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo aspirou conhecer a HistÃria de vida do professor de LÃngua Portuguesa do Proeja no IFPA atravÃs das experiÃncias e discussÃes envolvendo a EJA na oralidade docente. O objetivo foi analisar o entendimento dos professores de LÃngua Portuguesa sobre o Proeja, e sobre o Programa de LÃngua portuguesa, naquilo que se quer fazer aprender na EducaÃÃo Integrada, Proeja. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa como instrumento de anÃlise bibliogrÃfica e documental e, a entrevista de depoimentos de histÃria de vida por se apresentar, a mais adequada para a produÃÃo de narrativas, uma vez que se constitui em porta de acesso as realidades sociais, pela (re)construÃÃo do passado. A fundamentaÃÃo teÃrica està baseada nos estudos de Hadad (2008) Soares (2008) Delgado (2006), Bosi (2009), Minayo (2008), Poupart (2008), Luckesi (2008) e outros. A pesquisa revelou variabilidade de entendimento sobre o Proeja e o nÃo atendimento do Programa de LÃngua Portuguesa aos objetivos propostos. Conclui-se que os professores atuantes no Programa dÃo conta do fazer docente, mas carecem de estudos sobre as concepÃÃes, os princÃpios e os objetivos do Proeja.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present study has been aimed to learn the history of the life of Portuguese teachers of Proeja at IFPA through experiences and discussions involving EJA in the teaching orality. The purpose of the study was to analyze the Portuguese teachersâ understanding concerning PROEJA itself and the Portuguese Language Program, in the sense of doing and learning in the Integrated Education, Proeja. The methodology used was qualitative research as instrument of bibliographical and documental analysis and the interview of the history of life testimonies for being the most appropriate for the creation of narratives, considering it as a gateway to the social realities, because of the reconstruction of the past. The theoretical background is based on the studies of Hadad (2008) Soares (2008) Delgado (2006), Bosi (2009), Minayo (2008), Poupart (2008), Luckesi (2008) to name some. The research revealed that the testimonies showed the knowledge variability and attitudes before the callings of the educational reflections, even though the teachers have been aware of the educational process. The research showed the variability in the understanding of Proeja and the lack of attendance of IFPA Portuguese Program when it comes to Proeja. The conclusion is that the teachers who teach in the Program are capable of passing the subject, but they need to study more about the conceptions, the principles and the objectives of Proeja.
description O presente estudo aspirou conhecer a HistÃria de vida do professor de LÃngua Portuguesa do Proeja no IFPA atravÃs das experiÃncias e discussÃes envolvendo a EJA na oralidade docente. O objetivo foi analisar o entendimento dos professores de LÃngua Portuguesa sobre o Proeja, e sobre o Programa de LÃngua portuguesa, naquilo que se quer fazer aprender na EducaÃÃo Integrada, Proeja. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa como instrumento de anÃlise bibliogrÃfica e documental e, a entrevista de depoimentos de histÃria de vida por se apresentar, a mais adequada para a produÃÃo de narrativas, uma vez que se constitui em porta de acesso as realidades sociais, pela (re)construÃÃo do passado. A fundamentaÃÃo teÃrica està baseada nos estudos de Hadad (2008) Soares (2008) Delgado (2006), Bosi (2009), Minayo (2008), Poupart (2008), Luckesi (2008) e outros. A pesquisa revelou variabilidade de entendimento sobre o Proeja e o nÃo atendimento do Programa de LÃngua Portuguesa aos objetivos propostos. Conclui-se que os professores atuantes no Programa dÃo conta do fazer docente, mas carecem de estudos sobre as concepÃÃes, os princÃpios e os objetivos do Proeja.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4306
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295137382531072