PolÃticas de acesso e permanÃncia do estudante da Universidade Federal do Cearà (UFC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula da Paz PalÃcio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8246
Resumo: As polÃticas de acesso e permanÃncia do estudante ao nÃvel superior no Brasil avanÃaram, principalmente nos Ãltimos anos. Na Universidade Federal do Cearà (UFC), a busca por melhorar as condiÃÃes de acesso e permanÃncia se efetiva ano a ano, por meio de aÃÃes que visam a fixar o aluno no curso de um modo geral, e, especialmente, aos egressos da escola pÃblica, cujas deficiÃncias de conteÃdo, autoestima e de ordem financeira minimizam as possibilidades de conclusÃo nos cursos em que se matriculam. Buscando analisar os processos que facilitam o acesso e permanÃncia do estudante na UFC, este trabalho tenta responder à seguinte indagaÃÃo: que aÃÃes estÃo sendo desenvolvidas pela UFC para garantir o acesso e a permanÃncia do estudante no ensino superior? Deste modo, tem por objetivo geral avaliar as polÃticas pÃblicas de acesso e permanÃncia do estudante carente, egresso da escola pÃblica, no ensino superior da UFC, averiguando como a InstituiÃÃo atende Ãs propostas do PNE (2001), dentre as quais a duplicaÃÃo do nÃmero de vagas nas IFES, atà o final de 2010. Por meio de estudo de caso e tomando por base a pesquisa do tipo explicativa, as informaÃÃes foram coletadas nos documentos e no banco de dados da InstituiÃÃo. Os dados revelam que a UFC desenvolve inÃmeras aÃÃes no sentido de possibilitar o acesso e permanÃncia do estudante na InstituiÃÃo, tais como: O Programa Ajuda de Custo, que estimula a participaÃÃo discente em eventos acadÃmicos, artÃstico-culturais e esportivos; os Programas de AuxÃlio Moradia e de ResidÃncia UniversitÃria que contribuem na estadia dos alunos do interior do Cearà ou de outros estados, na condiÃÃo de carentes; o programa de incentivo ao desporto â com bolsa remunerada - estimula aos estudantes treinamento esportivo, profissional ou semiprofissional; o estudante à acompanhado pelo programa de Apoio PedagÃgico e/ou PsicolÃgico ao Estudante, de acordo com a sua necessidade, quando reconhecida por ele prÃprio e, a vontade de querer mudar por si mesmo aceitando ajuda de profissionais capacitados; disponibiliza assistÃncia mÃdica / odontolÃgica; o Programa Restaurante UniversitÃrio oferece refeiÃÃes a custo acessÃvel. Nos Ãltimos anos a UFC, expandiu o nÃmero de vagas, e o total de cursos; interiorizou-se e forneceu mais vagas no turno da noite, atendendo Ãs metas do REUNI direcionadas ao acesso. Observou-se, no presente estudo a predominÃncia das polÃticas pÃblicas voltadas à permanÃncia do estudante, mas isto à justificÃvel, haja vista o fato de que a atuaÃÃo de uma IES em polÃticas pÃblicas voltadas ao acesso à limitada, considerando que a Universidade nÃo tem controle qualitativo sobre a educaÃÃo bÃsica desta demanda. Ainda no que diz respeito ao acesso, em decorrÃncia de transformaÃÃes atuais sobre a polÃtica de cotas, jà em prÃtica em algumas universidades federais, em 2012, foi juridicamente considerada constitucional; porÃm, verificou-se que na UFC, polÃticas de cotas baseadas nos critÃrios Ãtnicos, ou na situaÃÃo socioeconÃmica, ou para o aluno proveniente de escola pÃblica, seriam desnecessÃrias; mas polÃtica de cotas associada ao perfil socioeconÃmico do aluno egresso da escola pÃblica à relevante. No entanto, à necessÃrio continuar investigando os reais motivos pelos quais a evasÃo ainda ocorre, uma vez que as aÃÃes propostas pela InstituiÃÃo neste sentido sÃo efetivadas ano a ano com acompanhamento sistemÃtico pela PrÃ-Reitoria de Assuntos Estudantis. Quanto ao acesso do estudante da rede pÃblica, ainda à restrito, dada as condiÃÃes de preparaÃÃo deste aluno na educaÃÃo bÃsica.