Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5592
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_1b846784af723f6a1df1ec21a113e9a5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4053
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInteratividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.Interactivity and Education: the study of applications of the educational methodology Sequence Fedathi in the production of educational content for Digital Interactive Television (DITV)2011-03-03Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Antonio Germano MagalhÃes JÃnior39344037353http://lattes.cnpq.br/6072851473313376 Herminio Borges Neto01362062391Maria Elizabeth Sucupira Furtado2350371832000193859351http://lattes.cnpq.br/5799537791826271Rafaela Ponte Lisboa CardosoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInteratividade SequÃncia Fedathi TelevisÃo Digital EducaÃÃoInteractivity Sequence Fedathi Digital Television EducationTECNOLOGIA EDUCACIONALCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEste trabalho tem como objetivo geral o estudo da interatividade a partir do estudo dos usos da metodologia pedagÃgica - SequÃncia Fedathi na produÃÃo de conteÃdos educativos para a TelevisÃo Digital Interativa (TVDI), mais especificamente no desenvolvimento dos T-VILOS- VÃdeos Learning Objects for Television, vÃdeos educativos. Para tanto realizamos um levantamento bibliogrÃfico e uma pesquisa de campo. Destacamos, dentre as experiÃncias com o uso da televisÃo analÃgica no Ãmbito educacional, a do Telensino realizada no estado do CearÃ, por se assemelhar com a nossa perspectiva de trabalho pedagÃgico e metodolÃgico. Posteriormente, iniciamos a apresentaÃÃo da televisÃo digital apontando elementos acerca do seu surgimento, suas principais caracterÃsticas, em destaque o aspecto da interatividade; discussÃes que permearam sua implantaÃÃo, os modelos existentes no mundo, sua arquitetura, alguns trabalhos relacionados com a temÃtica. Dentro do quadro teÃrico, tambÃm, apresentamos e discutimos os conceitos referentes Ã: TelevisÃo Digital Interativa (TVDI), Telensino e a Interatividade. No capÃtulo posterior, nos debruÃamos no desenvolvimento dos conteÃdos educativos, produzimos alguns conteÃdos utilizando a metodologia pedagÃgica, a SequÃncia Fedathi como metodologia norteadora para a produÃÃo desses materiais para o contexto da TVDI. Logo apÃs, apontamos algumas definiÃÃes acerca dos VILOS e T-VILOS. Neste capÃtulo apresentamos nossas experimentaÃÃes, resultantes do levantamento bibliogrÃfica acrescido dos dados empÃricos e produtos desenvolvidos durante a pesquisa, alÃm disso, explanamos acerca da descriÃÃo de cada experiÃncia juntamente com os esclarecimentos de seus resultados oriundos de nossas observaÃÃes. Para o desenvolvimento desses testes utilizamos trÃs T-VILOS que abordavam conteÃdos referentes a matemÃtica, produzidos a partir da SequÃncia Fedathi. Contamos com a participaÃÃo de crianÃas e adolescentes da Comunidade do Dendà e de pesquisadores dos projetos âFormaÃÃo de Recursos Humanos para o desenvolvimento da EducaÃÃo a Distancia atravÃs da TV Digital Interativa Brasileira: Um olhar Multidisciplinar que norteia esta nova mÃdia na educaÃÃoâ e âApoio à CapacitaÃÃo de Recursos Humanos para o Ensino-Aprendizado da MatemÃtica atravÃs de um ambiente de EducaÃÃo a DistÃncia na TV Digital Interativa Brasileiraâ, integrantes do LaboratÃrio de Estudos do UsuÃrio e da Qualidade de uso de Sistemas da Universidade de Fortaleza. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5592application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Interactivity and Education: the study of applications of the educational methodology Sequence Fedathi in the production of educational content for Digital Interactive Television (DITV)
title Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
spellingShingle Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
Rafaela Ponte Lisboa Cardoso
Interatividade
SequÃncia Fedathi
TelevisÃo Digital
EducaÃÃo
Interactivity
Sequence Fedathi
Digital Television
Education
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
title_full Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
title_fullStr Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
title_full_unstemmed Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
title_sort Interatividade e EducaÃÃo: Os usos da Metodologia PedagÃgica - SequÃncia Fedathi na TelevisÃo Digital Interativa.
author Rafaela Ponte Lisboa Cardoso
author_facet Rafaela Ponte Lisboa Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 39344037353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6072851473313376
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Elizabeth Sucupira Furtado
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 23503718320
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00193859351
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5799537791826271
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafaela Ponte Lisboa Cardoso
contributor_str_mv Alcides Fernando Gussi
Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
Herminio Borges Neto
Maria Elizabeth Sucupira Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Interatividade
SequÃncia Fedathi
TelevisÃo Digital
EducaÃÃo
topic Interatividade
SequÃncia Fedathi
TelevisÃo Digital
EducaÃÃo
Interactivity
Sequence Fedathi
Digital Television
Education
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Interactivity
Sequence Fedathi
Digital Television
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo geral o estudo da interatividade a partir do estudo dos usos da metodologia pedagÃgica - SequÃncia Fedathi na produÃÃo de conteÃdos educativos para a TelevisÃo Digital Interativa (TVDI), mais especificamente no desenvolvimento dos T-VILOS- VÃdeos Learning Objects for Television, vÃdeos educativos. Para tanto realizamos um levantamento bibliogrÃfico e uma pesquisa de campo. Destacamos, dentre as experiÃncias com o uso da televisÃo analÃgica no Ãmbito educacional, a do Telensino realizada no estado do CearÃ, por se assemelhar com a nossa perspectiva de trabalho pedagÃgico e metodolÃgico. Posteriormente, iniciamos a apresentaÃÃo da televisÃo digital apontando elementos acerca do seu surgimento, suas principais caracterÃsticas, em destaque o aspecto da interatividade; discussÃes que permearam sua implantaÃÃo, os modelos existentes no mundo, sua arquitetura, alguns trabalhos relacionados com a temÃtica. Dentro do quadro teÃrico, tambÃm, apresentamos e discutimos os conceitos referentes Ã: TelevisÃo Digital Interativa (TVDI), Telensino e a Interatividade. No capÃtulo posterior, nos debruÃamos no desenvolvimento dos conteÃdos educativos, produzimos alguns conteÃdos utilizando a metodologia pedagÃgica, a SequÃncia Fedathi como metodologia norteadora para a produÃÃo desses materiais para o contexto da TVDI. Logo apÃs, apontamos algumas definiÃÃes acerca dos VILOS e T-VILOS. Neste capÃtulo apresentamos nossas experimentaÃÃes, resultantes do levantamento bibliogrÃfica acrescido dos dados empÃricos e produtos desenvolvidos durante a pesquisa, alÃm disso, explanamos acerca da descriÃÃo de cada experiÃncia juntamente com os esclarecimentos de seus resultados oriundos de nossas observaÃÃes. Para o desenvolvimento desses testes utilizamos trÃs T-VILOS que abordavam conteÃdos referentes a matemÃtica, produzidos a partir da SequÃncia Fedathi. Contamos com a participaÃÃo de crianÃas e adolescentes da Comunidade do Dendà e de pesquisadores dos projetos âFormaÃÃo de Recursos Humanos para o desenvolvimento da EducaÃÃo a Distancia atravÃs da TV Digital Interativa Brasileira: Um olhar Multidisciplinar que norteia esta nova mÃdia na educaÃÃoâ e âApoio à CapacitaÃÃo de Recursos Humanos para o Ensino-Aprendizado da MatemÃtica atravÃs de um ambiente de EducaÃÃo a DistÃncia na TV Digital Interativa Brasileiraâ, integrantes do LaboratÃrio de Estudos do UsuÃrio e da Qualidade de uso de Sistemas da Universidade de Fortaleza.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5592
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295146389798912