Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karine Moura de Farias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2583
Resumo: FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
id UFC_20bb9b5597eacef0a35383fd05e21a5d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2135
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDificuldades na leitura e autoconceito infantil. 2008-11-20Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Suzana Maria Capelo Borges26253844334Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Ceris Salete Ribas da Silva5977829663475585570382http://lattes.cnpq.br/9378928443040777Karine Moura de FariasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRlecture difficultÃs de lecture auto-conceptdificuldades de leitura autoconceitoEDUCACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o autoconceito de alunos nÃo-leitores que estudam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica. A anÃlise à baseada em uma perspectiva comparativa entre crianÃas nÃo-leitoras e crianÃas leitoras nesta sala de aula. Visa ainda, a analisar as concepÃÃes que as crianÃas nÃo-leitoras e as crianÃas leitoras tÃm de si mesmas em sala de aula; observar se as caracterÃsticas do autoconceito, expressas atravÃs de desenhos tÃm relaÃÃo com as habilidades de leitura; analisar as interaÃÃes da professora, com os alunos nÃo-leitores, os alunos leitores e os demais colegas em atividades de leitura. Trata-se de um estudo realizado com onze sujeitos entre oito e doze anos de idade, seis com dificuldades de leitura e cinco leitores. De natureza qualitativa, recorreu-se à seguinte metodologia: observaÃÃo e filmagem de algumas aulas de leitura durante um semestre letivo; sessÃes de aplicaÃÃo de desenhos, e entrevistas semi-estruradas com os sujeitos, e tambÃm com a professora. Os resultados mostram que na classe numerosa as aulas observadas eram repetitivas, pouco inovadoras, geradas pela desmotivaÃÃo da professora. Todos os alunos nÃo-leitores e trÃs alunos leitores afirmaram que aprender a ler era difÃcil. Os alunos nÃo-leitores responsabilizavam os colegas e a professora pela pouca ajuda que recebiam, enquanto os leitores responsabilizavam os colegas por nÃo saberem ler, julgando que eram desinteressados, desatentos e pouco dedicados. Indicam ainda uma correlaÃÃo entre o baixo autoconceito e as dificuldades de leitura e entre um autoconceito positivo e a habilidade de ler. A escola nÃo favorece o desenvolvimento de um autoconceito positivo, especialmente para aqueles que ainda nÃo lÃem. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2583application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:37Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
title Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
spellingShingle Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
Karine Moura de Farias
dificuldades de leitura
autoconceito
EDUCACAO
title_short Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
title_full Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
title_fullStr Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
title_full_unstemmed Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
title_sort Dificuldades na leitura e autoconceito infantil.
author Karine Moura de Farias
author_facet Karine Moura de Farias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Suzana Maria Capelo Borges
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 26253844334
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12633895468
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5935677942857003
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ceris Salete Ribas da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 59778296634
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 75585570382
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9378928443040777
dc.contributor.author.fl_str_mv Karine Moura de Farias
contributor_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
Suzana Maria Capelo Borges
Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
Ceris Salete Ribas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldades de leitura
autoconceito
topic dificuldades de leitura
autoconceito
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como objetivo analisar o autoconceito de alunos nÃo-leitores que estudam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica. A anÃlise à baseada em uma perspectiva comparativa entre crianÃas nÃo-leitoras e crianÃas leitoras nesta sala de aula. Visa ainda, a analisar as concepÃÃes que as crianÃas nÃo-leitoras e as crianÃas leitoras tÃm de si mesmas em sala de aula; observar se as caracterÃsticas do autoconceito, expressas atravÃs de desenhos tÃm relaÃÃo com as habilidades de leitura; analisar as interaÃÃes da professora, com os alunos nÃo-leitores, os alunos leitores e os demais colegas em atividades de leitura. Trata-se de um estudo realizado com onze sujeitos entre oito e doze anos de idade, seis com dificuldades de leitura e cinco leitores. De natureza qualitativa, recorreu-se à seguinte metodologia: observaÃÃo e filmagem de algumas aulas de leitura durante um semestre letivo; sessÃes de aplicaÃÃo de desenhos, e entrevistas semi-estruradas com os sujeitos, e tambÃm com a professora. Os resultados mostram que na classe numerosa as aulas observadas eram repetitivas, pouco inovadoras, geradas pela desmotivaÃÃo da professora. Todos os alunos nÃo-leitores e trÃs alunos leitores afirmaram que aprender a ler era difÃcil. Os alunos nÃo-leitores responsabilizavam os colegas e a professora pela pouca ajuda que recebiam, enquanto os leitores responsabilizavam os colegas por nÃo saberem ler, julgando que eram desinteressados, desatentos e pouco dedicados. Indicam ainda uma correlaÃÃo entre o baixo autoconceito e as dificuldades de leitura e entre um autoconceito positivo e a habilidade de ler. A escola nÃo favorece o desenvolvimento de um autoconceito positivo, especialmente para aqueles que ainda nÃo lÃem.
description FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2583
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295126307471360