Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_29cd8e20b85564b9f802fb3a2201b123
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5762
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProcessos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1 ano de ensino fundamental.2012-09-03Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Marilete Geralda da Silva36694410697http://lattes.cnpq.br/994393021235288093523171387 http://lattes.cnpq.br/0813881580014580Luiza HermÃnia de Almeida Assis BrilhanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProcessus mÃtacognitifs Production de texteprocessos metacognitivos produÃÃo textual alfabetizaÃÃo de crianÃasEDUCACAOnÃo hÃA metacogniÃÃo desempenha um importante papel na aquisiÃÃo da linguagem escrita e na aprendizagem das quatro habilidades linguÃsticas - produÃÃo oral e escrita, compreensÃo oral e escrita (FLAVELL, 1979). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar os processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1 ano do Ensino Fundamental (EF), a fim de compreender sua importÃncia para a aprendizagem da lÃngua escrita. Como objetivos especÃficos, nos propusemos a: 1. Analisar as concepÃÃes das crianÃas sobre a atividade de produzir, revisar e reescrever textos; 2. Identificar as estratÃgias metacognitivas utilizadas na escrita de seus textos; 3. Identificar como os conhecimentos metacognitivos emergem durante a escrita de seus textos. Dessa forma, trouxemos como mote de investigaÃÃo o entrelaÃamento da Teoria Metacognitiva (FLAVELL, 1979; 1999), do processamento da produÃÃo textual (GOMBERT, 1990; JOLIBERT, 1994; ABAURRE et al. 1995; COSTA VAL, 2006; MARCUSCHI, 2008) enfocando na atividade de revisÃo e reescrita de textos de crianÃas, assim como tambÃm da aquisiÃÃo e desenvolvimento da lÃngua escrita (FERREIRO, 1985, 1989, 2003, 2005; TEBEROSKY e COLOMER, 2003, MORAIS, 2005). Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia o Estudo de Caso MÃltiplo (BOGDAN E BIKLEN, 1994) com nove crianÃas de seis anos de idade do 1 ano do EF. Os dados foram coletados por meio da observaÃÃo-participante; da entrevista semiestruturada utilizando o desenho como tÃcnica de provocaÃÃo; da entrevista de explicitaÃÃo nas quatro situaÃÃes distintas em que as crianÃas foram convidadas a produzir textos, bem como a revisÃ-los e reescrevÃ-los, tanto individualmente quanto em duplas. Os resultados mostraram que as crianÃas fazem reflexÃes metacognitivas, evidenciando conhecimentos e estratÃgias ao realizar a produÃÃo, a revisÃo e a reescrita de seus textos, provocando assim, a regulaÃÃo e a tomada de consciÃncia acerca do seu processo de apropriaÃÃo da escrita. As concepÃÃes das crianÃas representaram os conhecimentos metacognitivos que possuem, pois atribuem ao esforÃo pessoal, sua capacidade de pensar e ler, a competÃncia de escrever textos, embora considerem a necessidade de auxÃlio externo, ou seja, de pessoas que acreditam ser mais experientes com a escrita, como pais, professores e alguns colegas. A revisÃo em duplas foi feita com estratÃgias que jà se manifestavam ao realizÃ-la individualmente, porÃm houve aumento expressivo no uso de estratÃgias de natureza metacognitiva. Salientamos a necessidade da mediaÃÃo para a efetivaÃÃo do procedimento de revisÃo textual, sendo este um fator importante para o processo de construÃÃo da lÃngua escrita e parte integrante do processamento da produÃÃo textual.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:10Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
title Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
spellingShingle Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante
processos metacognitivos
produÃÃo textual
alfabetizaÃÃo de crianÃas
EDUCACAO
title_short Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
title_full Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
title_fullStr Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
title_full_unstemmed Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
title_sort Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
author Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante
author_facet Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriana Leite Limaverde Gomes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16927974334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3072347002192936
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marilete Geralda da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36694410697
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9943930212352880
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 93523171387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0813881580014580
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante
contributor_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
Adriana Leite Limaverde Gomes
Marilete Geralda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv processos metacognitivos
produÃÃo textual
alfabetizaÃÃo de crianÃas
topic processos metacognitivos
produÃÃo textual
alfabetizaÃÃo de crianÃas
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A metacogniÃÃo desempenha um importante papel na aquisiÃÃo da linguagem escrita e na aprendizagem das quatro habilidades linguÃsticas - produÃÃo oral e escrita, compreensÃo oral e escrita (FLAVELL, 1979). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar os processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1 ano do Ensino Fundamental (EF), a fim de compreender sua importÃncia para a aprendizagem da lÃngua escrita. Como objetivos especÃficos, nos propusemos a: 1. Analisar as concepÃÃes das crianÃas sobre a atividade de produzir, revisar e reescrever textos; 2. Identificar as estratÃgias metacognitivas utilizadas na escrita de seus textos; 3. Identificar como os conhecimentos metacognitivos emergem durante a escrita de seus textos. Dessa forma, trouxemos como mote de investigaÃÃo o entrelaÃamento da Teoria Metacognitiva (FLAVELL, 1979; 1999), do processamento da produÃÃo textual (GOMBERT, 1990; JOLIBERT, 1994; ABAURRE et al. 1995; COSTA VAL, 2006; MARCUSCHI, 2008) enfocando na atividade de revisÃo e reescrita de textos de crianÃas, assim como tambÃm da aquisiÃÃo e desenvolvimento da lÃngua escrita (FERREIRO, 1985, 1989, 2003, 2005; TEBEROSKY e COLOMER, 2003, MORAIS, 2005). Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia o Estudo de Caso MÃltiplo (BOGDAN E BIKLEN, 1994) com nove crianÃas de seis anos de idade do 1 ano do EF. Os dados foram coletados por meio da observaÃÃo-participante; da entrevista semiestruturada utilizando o desenho como tÃcnica de provocaÃÃo; da entrevista de explicitaÃÃo nas quatro situaÃÃes distintas em que as crianÃas foram convidadas a produzir textos, bem como a revisÃ-los e reescrevÃ-los, tanto individualmente quanto em duplas. Os resultados mostraram que as crianÃas fazem reflexÃes metacognitivas, evidenciando conhecimentos e estratÃgias ao realizar a produÃÃo, a revisÃo e a reescrita de seus textos, provocando assim, a regulaÃÃo e a tomada de consciÃncia acerca do seu processo de apropriaÃÃo da escrita. As concepÃÃes das crianÃas representaram os conhecimentos metacognitivos que possuem, pois atribuem ao esforÃo pessoal, sua capacidade de pensar e ler, a competÃncia de escrever textos, embora considerem a necessidade de auxÃlio externo, ou seja, de pessoas que acreditam ser mais experientes com a escrita, como pais, professores e alguns colegas. A revisÃo em duplas foi feita com estratÃgias que jà se manifestavam ao realizÃ-la individualmente, porÃm houve aumento expressivo no uso de estratÃgias de natureza metacognitiva. Salientamos a necessidade da mediaÃÃo para a efetivaÃÃo do procedimento de revisÃo textual, sendo este um fator importante para o processo de construÃÃo da lÃngua escrita e parte integrante do processamento da produÃÃo textual.
description nÃo hÃ
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295168543064064