EducaÃÃo em saÃde com adolescentes em situaÃÃo de rua visando à prevenÃÃo de DST/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izaildo Tavares Luna
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7381
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo em saÃde com adolescentes em situaÃÃo de rua visando à prevenÃÃo de DST/AIDSHealth education with homeless adolescents aiming the prevention of STD/AIDS2011-12-13PatrÃcia Neyva da Costa Pinheiro48524344334Neiva Francenely Cunha Vieira11270217372Maria LÃcia Duarte Pereira17258200304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4706696H886753851372Izaildo Tavares LunaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRNursing Health Education Acquired Immunodeficiency Syndrome Homeless Youth Sexually Transmitted Diseases.ENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorAs DoenÃas Sexualmente TransmissÃveis (DST), especialmente a infecÃÃo pelo HIV, destacam-se na atualidade entre as enfermidades infecciosas, pela magnitude e extensÃo dos danos causados Ãs populaÃÃes. A epidemia da Aids representa um fenÃmeno global, dinÃmico e instÃvel, configurando-se como um dos problemas mais comuns da saÃde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral compreender como as aÃÃes de EducaÃÃo em SaÃde, desenvolvidas pelo enfermeiro, a partir do CÃrculo de Cultura, podem auxiliar os adolescentes em situaÃÃo de rua na prevenÃÃo das DST/Aids. Trata-se de uma investigaÃÃo que propÃs realizar uma pesquisa-aÃÃo, realizada de janeiro a abril de 2011. Os sujeitos do estudo foram 19 adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos, frequentadores do NÃcleo Albergue, instituiÃÃo vinculada à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do CearÃ. Os instrumentos e as tÃcnicas utilizados para a coleta das informaÃÃes foram: entrevista, observaÃÃo participante, registro fotogrÃfico e anotaÃÃo em diÃrio de campo. Como mÃtodo e tÃcnica para promover a articulaÃÃo com a dimensÃo coletiva e interativa da investigaÃÃo proposta pela pesquisa-aÃÃo, utilizou-se o CÃrculo de Cultura. Realizaram-se neste estudo seis cÃrculos constituÃdos das etapas a seguir: descoberta do universo vocabular; seleÃÃo dos temas a serem desenvolvidos; criaÃÃo de situaÃÃes para problematizaÃÃo; utilizaÃÃo de tÃcnicas grupais para problematizar com fundamentaÃÃo teÃrica; reflexÃo teÃrico-prÃtica (desconstruÃÃo dos conceitos); (re) construÃÃo coletiva; sÃntese da vivÃncia e avaliaÃÃo. Neste sentido, os adolescentes discutiram sobre: o que à DST/Aids? Como posso me prevenir das DST/Aids? Na rua, como pego e como nÃo pego as DST/Aids? O que eu aprendi sobre DST/AIDS? O que eu preciso aprender para me prevenir das DST/Aids? Os achados frutos desta discussÃo foram os seguintes: no interagir inicial com o grupo, os adolescentes expressaram que a necessidade primordial do grupo naquele momento nÃo era a problemÃtica que envolvia as DST/Aids, mas a escuta atenciosa e a valorizaÃÃo do que eles estavam sentindo, acerca das perdas vivenciadas. O debate do grupo suscitou discussÃes sobre o uso de drogas como fator condicionante para as prÃticas sexuais desprotegidas, a rua como lugar de sexo fÃcil, a prostituiÃÃo como meio de disseminaÃÃo das doenÃas etc. Os adolescentes expressaram deter de conhecimento sobre o risco de uma relaÃÃo sexual desprotegida, todavia, quando estavam sob o efeito das drogas, relataram ser incapazes de assumir um comportamento sexual responsÃvel. Evidenciou-se, ainda, que a preocupaÃÃo com as DST/Aids à algo presente entre os adolescentes, porÃm, isto nÃo à suficiente para motivÃ-los a uma efetiva proteÃÃo. Ao final deste estudo, visualizou-se a metodologia freireana como uma estratÃgia de PromoÃÃo da SaÃde, pois possibilitou a identificaÃÃo do contexto cultural dos participantes do estudo, e, a partir deste, o planejamento de mÃtodos de intervenÃÃo que se adequasse ao cotidiano deles. O processo educativo despertou tambÃm nos adolescentes a necessidade de alertar os pares sobre a problemÃtica que envolve as DST/Aids, confirmando que o CÃrculo de Cultura possibilita a reflexÃo para promover a transformaÃÃo, nÃo somente do sujeito, mas tambÃm do meio em que vive.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7381application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:22Zmail@mail.com -
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