Letramento no campo: o rÃdio educativo em um assentamento da reforma agrÃria no CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca de Marilac de Souza PatrÃcio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5149
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLetramento no campo: o rÃdio educativo em um assentamento da reforma agrÃria no CearÃLetramento in the field: the educative radio in a nesting of the agrarian reformation in the CearÃ2010-02-22Sonia Pereira Barreto87536471815Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Catarina Tereza Farias de Oliveira46389326300http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 Adilson Odair Citelli6582815986823052309315http://lattes.cnpq.br/8809685774858195Francisca de Marilac de Souza PatrÃcioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducomunicaÃÃo RÃdio Escola Letramento EducaÃÃo do CampoEducational Communication Radio School Literacy Rural EducationEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃOs sujeitos do campo sÃo compreendidos pela sua forÃa produtiva no que se refere ao trabalho braÃal. Neste aspecto, sÃo valorizados. Mas, essa valorizaÃÃo cessa quando esses mesmos sujeitos sÃo confrontados com o trabalho intelectual. Nesta dissertaÃÃo, parte-se do pressuposto de que o potencial intelectual desses sujeitos, se estimulado e desenvolvido, pode contribuir para o entendimento da sociedade sobre a vida e mesmo sobre a ciÃncia, manifestando a sua sabedoria para que seja interpretada pelas instÃncias em que a produÃÃo do conhecimento à validada. As distÃncias geogrÃficas que dificultam o acesso das pessoas Ãs vias dessa categoria de conhecimento podem ser reduzidas pela apropriaÃÃo dos meios tecnolÃgicos da informaÃÃo e da comunicaÃÃo. Mesmo tecnologias mais antigas, como à o caso do rÃdio, podem servir de suporte à elaboraÃÃo, traduÃÃo e veiculaÃÃo dessa sabedoria, sobretudo se for articulada a outras mais recentes, como a internet. O texto apresenta um estudo sobre uma experiÃncia do uso do rÃdio como uma ferramenta educativa no Assentamento Santana, no CearÃ. Os estudantes e educadores de Santana conduzem a programaÃÃo da radioescola, denominada RÃdio Cultura de Santana, produzindo mensagens a partir da discussÃo de temÃticas de interesse local. As fontes de informaÃÃo para a produÃÃo dessas mensagens sÃo acessadas por meio de entrevistas diretas com a comunidade do assentamento ou por meio de pesquisas pela internet. A comunidade participa da produÃÃo e da audiÃÃo da programaÃÃo, trocando saberes de naturezas distintas advindas da experiÃncia interna e das fontes escritas vindas de outros espaÃos, disponÃveis graÃas à interferÃncia e adaptaÃÃo tecnolÃgica. A base teÃrica do texto tem como linha mestra a teoria de Paulo Freire que trata da comunicaÃÃo dialÃgica, da leitura do mundo, da troca de saberes. Outros autores como Jesus Martin-Barbero, Adilson Citelli e MÃrio KaplÃn sÃo referÃncias nas reflexÃes sobre a relaÃÃo comunicaÃÃo e educaÃÃo, assim como Ãngela Kleyman, Marcuschi e Magda Soares aportam conhecimentos nas reflexÃes sobre o letramento. A metodologia utilizada à a Pesquisa Participativa, cujos instrumentos de coleta de dados exigiu a participaÃÃo ativa no cotidiano da comunidade por meio de entrevistas, observaÃÃo in loco, pesquisa documental e anÃlise das aÃÃes e depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para transformaÃÃes observÃveis nos processos de aprendizagem e usos da leitura e da escrita, assim como alteraÃÃes nas prÃticas pedagÃgicas dos educadores do assentamento.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5149application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:12Zmail@mail.com -
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