O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carmita Bezerra de Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_47e3142888be88f1f2856fff8b337e77
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:664
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.The cultural curriculum of tv series MalhaÃÃo : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth.2007-01-26Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Paulo Meireles Barguil3829776039190756789591http://lattes.cnpq.br/1261421394780501Ana Carmita Bezerra de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRIndÃstria Cultural Interculturalidade ViolÃncia SimbÃlica CurrÃculo cultural Habitus.Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Habitus Symbolic Violence.CURRICULOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO estudo do currÃculo cultural evidencia que a formaÃÃo humana nÃo acontece apenas nas tradicionais instituiÃÃes de educaÃÃo. Desde meados do sÃculo XX a indÃstria cultural participa efetivamente na elaboraÃÃo das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instÃncias sociais (famÃlia, igreja, e escola). TelevisÃo, rÃdio, imprensa, indÃstria fonogrÃfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educaÃÃo dos sujeitos contemporÃneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a sÃrie MalhaÃÃo, exibida pela Rede Globo de TelevisÃo hà quase 12 anos, considerando-a operadora de um currÃculo cultural, com temÃticas e prÃticas pedagÃgicas que colaboram na constituiÃÃo do habitus juvenil. Verifiquei apresentaÃÃes de sexualidade e gÃnero; demonstraÃÃo de um conceito de beleza humana; caracterizaÃÃo das relaÃÃes Ãtnicas; uso da puniÃÃo como estratÃgia pedagÃgica; e a inserÃÃo do enredo na estrutura social e econÃmica. Adotei um mÃtodo do tipo etnogrÃfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial â o que implicou fazer emergir da prÃtica dos sujeitos as categorias analÃticas e conceituais. Devido à amplitude das temÃticas, adotei uma postura teÃrica multirreferenciada. Para as anÃlises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em sÃntese, a MalhaÃÃo, exibe um projeto pedagÃgico velado, que objetiva a formaÃÃo do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto â fatos que caracterizam o currÃculo cultural como um caso tÃpico da semiformaÃÃo, que, para Adorno consiste na alienaÃÃo das consciÃncias, provocada pelas mercadorias da indÃstria cultural.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The cultural curriculum of tv series MalhaÃÃo : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth.
title O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
spellingShingle O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
Ana Carmita Bezerra de Souza
IndÃstria Cultural
Interculturalidade
ViolÃncia SimbÃlica
CurrÃculo cultural
Habitus.
Cultural Industry
Interculturality
Cultural Curriculum
Habitus
Symbolic Violence.
CURRICULO
title_short O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
title_full O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
title_fullStr O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
title_full_unstemmed O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
title_sort O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
author Ana Carmita Bezerra de Souza
author_facet Ana Carmita Bezerra de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 90756789591
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1261421394780501
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carmita Bezerra de Souza
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Josà Albio Moreira de Sales
Paulo Meireles Barguil
dc.subject.por.fl_str_mv IndÃstria Cultural
Interculturalidade
ViolÃncia SimbÃlica
CurrÃculo cultural
Habitus.
topic IndÃstria Cultural
Interculturalidade
ViolÃncia SimbÃlica
CurrÃculo cultural
Habitus.
Cultural Industry
Interculturality
Cultural Curriculum
Habitus
Symbolic Violence.
CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural Industry
Interculturality
Cultural Curriculum
Habitus
Symbolic Violence.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CURRICULO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O estudo do currÃculo cultural evidencia que a formaÃÃo humana nÃo acontece apenas nas tradicionais instituiÃÃes de educaÃÃo. Desde meados do sÃculo XX a indÃstria cultural participa efetivamente na elaboraÃÃo das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instÃncias sociais (famÃlia, igreja, e escola). TelevisÃo, rÃdio, imprensa, indÃstria fonogrÃfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educaÃÃo dos sujeitos contemporÃneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a sÃrie MalhaÃÃo, exibida pela Rede Globo de TelevisÃo hà quase 12 anos, considerando-a operadora de um currÃculo cultural, com temÃticas e prÃticas pedagÃgicas que colaboram na constituiÃÃo do habitus juvenil. Verifiquei apresentaÃÃes de sexualidade e gÃnero; demonstraÃÃo de um conceito de beleza humana; caracterizaÃÃo das relaÃÃes Ãtnicas; uso da puniÃÃo como estratÃgia pedagÃgica; e a inserÃÃo do enredo na estrutura social e econÃmica. Adotei um mÃtodo do tipo etnogrÃfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial â o que implicou fazer emergir da prÃtica dos sujeitos as categorias analÃticas e conceituais. Devido à amplitude das temÃticas, adotei uma postura teÃrica multirreferenciada. Para as anÃlises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em sÃntese, a MalhaÃÃo, exibe um projeto pedagÃgico velado, que objetiva a formaÃÃo do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto â fatos que caracterizam o currÃculo cultural como um caso tÃpico da semiformaÃÃo, que, para Adorno consiste na alienaÃÃo das consciÃncias, provocada pelas mercadorias da indÃstria cultural.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295116448759808