FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_5d240378d95592b6dd1245d6750292ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3706 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. Family and school: a partnership in pursuit of reading competence of public school children2010-08-30Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Rita Vieira de Figueiredo43833586400Fatima Sampaio Silva01017802300Grace Troccoli Vitorino26734869334Delaine Cafiero Bicalho2799294260411742542387http://lattes.cnpq.br/4318730793517419Maria Cilvia Queiroz FariasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLeitura compartilhada Linguagem escrita Leitura na famÃlia Parceria famÃlia e escolaShared reading Written language Reading in the family Family and school partnershipEDUCACAOnÃo hà Este estudo analisou o impacto das estratÃgias de colaboraÃÃo que as famÃlias de um bairro da periferia de Fortaleza e a escola situada nessa mesma localidade construÃram, em parceria, para desenvolver a competÃncia leitora de crianÃas do 2 ano do Ensino Fundamental. Desenvolvido por meio de pesquisa-aÃÃo com dezoito crianÃas e suas famÃlias, possibilitou a intervenÃÃo com prÃticas compartilhadas no ambiente familiar. Nesta pesquisa, as crianÃas interagiram com impressos de diversos gÃneros e portadores textuais (contos clÃssicos da literatura infantil, outros contos em prosa e verso sobre temas variados, revistas infantis, gibis etc.), cujas leituras foram mediadas por pessoas da famÃlia. Uma vez por semana, durante quatro meses, cada crianÃa selecionava, em mÃdia, cinco exemplares para serem lidos no domicÃlio, tendo sido proposta, tambÃm, uma interaÃÃo verbal sobre as leituras realizadas, orientadas por uma ficha de leitura. Os sujeitos que participaram da investigaÃÃo fazem parte de uma comunidade, na qual o Ãndice de analfabetismo à muito alto, e as prÃticas sociais de leitura identificadas em seus domicÃlios, alÃm de reduzidas e pouco diversificadas, atendem, na maioria das vezes, a propÃsitos pragmÃticos, nÃo incentivando, portanto, a participaÃÃo das crianÃas. Como tÃcnicas de coleta de dados, utilizamos a observaÃÃo participante, a entrevista semiestruturada e a anÃlise documental. Os instrumentos foram: questionÃrio sobre a situaÃÃo socioeconÃmica e cultural das famÃlias, questionÃrio com perguntas abertas e diÃrio de campo. Para a coleta de dados sobre a competÃncia leitora e escritora das crianÃas, realizamos individualmente uma sequÃncia de atividades de leitura e de escrita e utilizamos dois instrumentos oficiais: a Prova do PAIC e a Provinha Brasil. A partir das anÃlises dos dados, constatamos que a leitura mediada contribuiu para: a compreensÃo do princÃpio alfabÃtico; a apropriaÃÃo de aspectos linguÃsticos prÃprios da linguagem literÃria dos contos; a diferenciaÃÃo entre aspectos da linguagem oral e escrita; a ampliaÃÃo e construÃÃo de conhecimentos prÃvios (linguÃsticos, textuais e de mundo); a compreensÃo textual (habilidade para identificar o assunto do texto, para identificar informaÃÃes explÃcitas no texto e para fazer inferÃncias) e a capacidade de ler criticamente. As contribuiÃÃes tambÃm se estenderam à famÃlia, provocando mudanÃas atitudinais e conceituais em relaÃÃo à crianÃa e sua aprendizagem. Na anÃlise comparativa dos conhecimentos construÃdos pelo Grupo Controle e pelo Grupo de Sujeitos, este segundo obteve melhores resultados em todos os quesitos avaliados. Em sÃntese, constatamos a ampliaÃÃo dos conhecimentos das crianÃas referentes à lÃngua escrita bem como desenvolvimento de atitudes favorÃveis em relaÃÃo à leitura e a escrita apÃs a interaÃÃo das crianÃas com impressos escolhidos por elas e lidos com a mediaÃÃo de parceiros da famÃlia. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:06Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Family and school: a partnership in pursuit of reading competence of public school children |
title |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. |
spellingShingle |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. Maria Cilvia Queiroz Farias Leitura compartilhada Linguagem escrita Leitura na famÃlia Parceria famÃlia e escola Shared reading Written language Reading in the family Family and school partnership EDUCACAO |
title_short |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. |
title_full |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. |
title_fullStr |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. |
title_full_unstemmed |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. |
title_sort |
FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. |
author |
Maria Cilvia Queiroz Farias |
author_facet |
Maria Cilvia Queiroz Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
74089269768 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rita Vieira de Figueiredo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
43833586400 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fatima Sampaio Silva |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
01017802300 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Grace Troccoli Vitorino |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
26734869334 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Delaine Cafiero Bicalho |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
27992942604 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
11742542387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4318730793517419 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Cilvia Queiroz Farias |
contributor_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins Rita Vieira de Figueiredo Fatima Sampaio Silva Grace Troccoli Vitorino Delaine Cafiero Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura compartilhada Linguagem escrita Leitura na famÃlia Parceria famÃlia e escola |
topic |
Leitura compartilhada Linguagem escrita Leitura na famÃlia Parceria famÃlia e escola Shared reading Written language Reading in the family Family and school partnership EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Shared reading Written language Reading in the family Family and school partnership |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo analisou o impacto das estratÃgias de colaboraÃÃo que as famÃlias de um bairro da periferia de Fortaleza e a escola situada nessa mesma localidade construÃram, em parceria, para desenvolver a competÃncia leitora de crianÃas do 2 ano do Ensino Fundamental. Desenvolvido por meio de pesquisa-aÃÃo com dezoito crianÃas e suas famÃlias, possibilitou a intervenÃÃo com prÃticas compartilhadas no ambiente familiar. Nesta pesquisa, as crianÃas interagiram com impressos de diversos gÃneros e portadores textuais (contos clÃssicos da literatura infantil, outros contos em prosa e verso sobre temas variados, revistas infantis, gibis etc.), cujas leituras foram mediadas por pessoas da famÃlia. Uma vez por semana, durante quatro meses, cada crianÃa selecionava, em mÃdia, cinco exemplares para serem lidos no domicÃlio, tendo sido proposta, tambÃm, uma interaÃÃo verbal sobre as leituras realizadas, orientadas por uma ficha de leitura. Os sujeitos que participaram da investigaÃÃo fazem parte de uma comunidade, na qual o Ãndice de analfabetismo à muito alto, e as prÃticas sociais de leitura identificadas em seus domicÃlios, alÃm de reduzidas e pouco diversificadas, atendem, na maioria das vezes, a propÃsitos pragmÃticos, nÃo incentivando, portanto, a participaÃÃo das crianÃas. Como tÃcnicas de coleta de dados, utilizamos a observaÃÃo participante, a entrevista semiestruturada e a anÃlise documental. Os instrumentos foram: questionÃrio sobre a situaÃÃo socioeconÃmica e cultural das famÃlias, questionÃrio com perguntas abertas e diÃrio de campo. Para a coleta de dados sobre a competÃncia leitora e escritora das crianÃas, realizamos individualmente uma sequÃncia de atividades de leitura e de escrita e utilizamos dois instrumentos oficiais: a Prova do PAIC e a Provinha Brasil. A partir das anÃlises dos dados, constatamos que a leitura mediada contribuiu para: a compreensÃo do princÃpio alfabÃtico; a apropriaÃÃo de aspectos linguÃsticos prÃprios da linguagem literÃria dos contos; a diferenciaÃÃo entre aspectos da linguagem oral e escrita; a ampliaÃÃo e construÃÃo de conhecimentos prÃvios (linguÃsticos, textuais e de mundo); a compreensÃo textual (habilidade para identificar o assunto do texto, para identificar informaÃÃes explÃcitas no texto e para fazer inferÃncias) e a capacidade de ler criticamente. As contribuiÃÃes tambÃm se estenderam à famÃlia, provocando mudanÃas atitudinais e conceituais em relaÃÃo à crianÃa e sua aprendizagem. Na anÃlise comparativa dos conhecimentos construÃdos pelo Grupo Controle e pelo Grupo de Sujeitos, este segundo obteve melhores resultados em todos os quesitos avaliados. Em sÃntese, constatamos a ampliaÃÃo dos conhecimentos das crianÃas referentes à lÃngua escrita bem como desenvolvimento de atitudes favorÃveis em relaÃÃo à leitura e a escrita apÃs a interaÃÃo das crianÃas com impressos escolhidos por elas e lidos com a mediaÃÃo de parceiros da famÃlia. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295142394724352 |