FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Cilvia Queiroz Farias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_5d240378d95592b6dd1245d6750292ea
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3706
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica. Family and school: a partnership in pursuit of reading competence of public school children2010-08-30Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Rita Vieira de Figueiredo43833586400Fatima Sampaio Silva01017802300Grace Troccoli Vitorino26734869334Delaine Cafiero Bicalho2799294260411742542387http://lattes.cnpq.br/4318730793517419Maria Cilvia Queiroz FariasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLeitura compartilhada Linguagem escrita Leitura na famÃlia Parceria famÃlia e escolaShared reading Written language Reading in the family Family and school partnershipEDUCACAOnÃo hà Este estudo analisou o impacto das estratÃgias de colaboraÃÃo que as famÃlias de um bairro da periferia de Fortaleza e a escola situada nessa mesma localidade construÃram, em parceria, para desenvolver a competÃncia leitora de crianÃas do 2 ano do Ensino Fundamental. Desenvolvido por meio de pesquisa-aÃÃo com dezoito crianÃas e suas famÃlias, possibilitou a intervenÃÃo com prÃticas compartilhadas no ambiente familiar. Nesta pesquisa, as crianÃas interagiram com impressos de diversos gÃneros e portadores textuais (contos clÃssicos da literatura infantil, outros contos em prosa e verso sobre temas variados, revistas infantis, gibis etc.), cujas leituras foram mediadas por pessoas da famÃlia. Uma vez por semana, durante quatro meses, cada crianÃa selecionava, em mÃdia, cinco exemplares para serem lidos no domicÃlio, tendo sido proposta, tambÃm, uma interaÃÃo verbal sobre as leituras realizadas, orientadas por uma ficha de leitura. Os sujeitos que participaram da investigaÃÃo fazem parte de uma comunidade, na qual o Ãndice de analfabetismo à muito alto, e as prÃticas sociais de leitura identificadas em seus domicÃlios, alÃm de reduzidas e pouco diversificadas, atendem, na maioria das vezes, a propÃsitos pragmÃticos, nÃo incentivando, portanto, a participaÃÃo das crianÃas. Como tÃcnicas de coleta de dados, utilizamos a observaÃÃo participante, a entrevista semiestruturada e a anÃlise documental. Os instrumentos foram: questionÃrio sobre a situaÃÃo socioeconÃmica e cultural das famÃlias, questionÃrio com perguntas abertas e diÃrio de campo. Para a coleta de dados sobre a competÃncia leitora e escritora das crianÃas, realizamos individualmente uma sequÃncia de atividades de leitura e de escrita e utilizamos dois instrumentos oficiais: a Prova do PAIC e a Provinha Brasil. A partir das anÃlises dos dados, constatamos que a leitura mediada contribuiu para: a compreensÃo do princÃpio alfabÃtico; a apropriaÃÃo de aspectos linguÃsticos prÃprios da linguagem literÃria dos contos; a diferenciaÃÃo entre aspectos da linguagem oral e escrita; a ampliaÃÃo e construÃÃo de conhecimentos prÃvios (linguÃsticos, textuais e de mundo); a compreensÃo textual (habilidade para identificar o assunto do texto, para identificar informaÃÃes explÃcitas no texto e para fazer inferÃncias) e a capacidade de ler criticamente. As contribuiÃÃes tambÃm se estenderam à famÃlia, provocando mudanÃas atitudinais e conceituais em relaÃÃo à crianÃa e sua aprendizagem. Na anÃlise comparativa dos conhecimentos construÃdos pelo Grupo Controle e pelo Grupo de Sujeitos, este segundo obteve melhores resultados em todos os quesitos avaliados. Em sÃntese, constatamos a ampliaÃÃo dos conhecimentos das crianÃas referentes à lÃngua escrita bem como desenvolvimento de atitudes favorÃveis em relaÃÃo à leitura e a escrita apÃs a interaÃÃo das crianÃas com impressos escolhidos por elas e lidos com a mediaÃÃo de parceiros da famÃlia. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:06Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Family and school: a partnership in pursuit of reading competence of public school children
title FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
spellingShingle FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
Maria Cilvia Queiroz Farias
Leitura compartilhada
Linguagem escrita
Leitura na famÃlia
Parceria famÃlia e escola
Shared reading
Written language
Reading in the family
Family and school partnership
EDUCACAO
title_short FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
title_full FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
title_fullStr FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
title_full_unstemmed FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
title_sort FamÃlia e escola: uma parceria em busca da competÃncia leitora de crianÃas da escola pÃblica.
author Maria Cilvia Queiroz Farias
author_facet Maria Cilvia Queiroz Farias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rita Vieira de Figueiredo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 43833586400
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fatima Sampaio Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01017802300
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Delaine Cafiero Bicalho
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 27992942604
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11742542387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4318730793517419
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Cilvia Queiroz Farias
contributor_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
Rita Vieira de Figueiredo
Fatima Sampaio Silva
Grace Troccoli Vitorino
Delaine Cafiero Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura compartilhada
Linguagem escrita
Leitura na famÃlia
Parceria famÃlia e escola
topic Leitura compartilhada
Linguagem escrita
Leitura na famÃlia
Parceria famÃlia e escola
Shared reading
Written language
Reading in the family
Family and school partnership
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Shared reading
Written language
Reading in the family
Family and school partnership
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo analisou o impacto das estratÃgias de colaboraÃÃo que as famÃlias de um bairro da periferia de Fortaleza e a escola situada nessa mesma localidade construÃram, em parceria, para desenvolver a competÃncia leitora de crianÃas do 2 ano do Ensino Fundamental. Desenvolvido por meio de pesquisa-aÃÃo com dezoito crianÃas e suas famÃlias, possibilitou a intervenÃÃo com prÃticas compartilhadas no ambiente familiar. Nesta pesquisa, as crianÃas interagiram com impressos de diversos gÃneros e portadores textuais (contos clÃssicos da literatura infantil, outros contos em prosa e verso sobre temas variados, revistas infantis, gibis etc.), cujas leituras foram mediadas por pessoas da famÃlia. Uma vez por semana, durante quatro meses, cada crianÃa selecionava, em mÃdia, cinco exemplares para serem lidos no domicÃlio, tendo sido proposta, tambÃm, uma interaÃÃo verbal sobre as leituras realizadas, orientadas por uma ficha de leitura. Os sujeitos que participaram da investigaÃÃo fazem parte de uma comunidade, na qual o Ãndice de analfabetismo à muito alto, e as prÃticas sociais de leitura identificadas em seus domicÃlios, alÃm de reduzidas e pouco diversificadas, atendem, na maioria das vezes, a propÃsitos pragmÃticos, nÃo incentivando, portanto, a participaÃÃo das crianÃas. Como tÃcnicas de coleta de dados, utilizamos a observaÃÃo participante, a entrevista semiestruturada e a anÃlise documental. Os instrumentos foram: questionÃrio sobre a situaÃÃo socioeconÃmica e cultural das famÃlias, questionÃrio com perguntas abertas e diÃrio de campo. Para a coleta de dados sobre a competÃncia leitora e escritora das crianÃas, realizamos individualmente uma sequÃncia de atividades de leitura e de escrita e utilizamos dois instrumentos oficiais: a Prova do PAIC e a Provinha Brasil. A partir das anÃlises dos dados, constatamos que a leitura mediada contribuiu para: a compreensÃo do princÃpio alfabÃtico; a apropriaÃÃo de aspectos linguÃsticos prÃprios da linguagem literÃria dos contos; a diferenciaÃÃo entre aspectos da linguagem oral e escrita; a ampliaÃÃo e construÃÃo de conhecimentos prÃvios (linguÃsticos, textuais e de mundo); a compreensÃo textual (habilidade para identificar o assunto do texto, para identificar informaÃÃes explÃcitas no texto e para fazer inferÃncias) e a capacidade de ler criticamente. As contribuiÃÃes tambÃm se estenderam à famÃlia, provocando mudanÃas atitudinais e conceituais em relaÃÃo à crianÃa e sua aprendizagem. Na anÃlise comparativa dos conhecimentos construÃdos pelo Grupo Controle e pelo Grupo de Sujeitos, este segundo obteve melhores resultados em todos os quesitos avaliados. Em sÃntese, constatamos a ampliaÃÃo dos conhecimentos das crianÃas referentes à lÃngua escrita bem como desenvolvimento de atitudes favorÃveis em relaÃÃo à leitura e a escrita apÃs a interaÃÃo das crianÃas com impressos escolhidos por elas e lidos com a mediaÃÃo de parceiros da famÃlia.
description nÃo hÃ
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295142394724352