HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larisse Barreira de Macedo Santiago
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_613a0a0affedc7527c09d40a8488dbb8
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12333
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃHistory and memory of educational computing in Cearà 2017-05-09Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Antonia Lis de Maria Martins Torres76613348368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T5Antonio Roberto Xavier01357695748http://lattes.cnpq.br/6041487079855448Elisangela Andrà da Silva Costa70136114334http://lattes.cnpq.br/6038313468372950Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 02663130354http://lattes.cnpq.br/4644318720378856Larisse Barreira de Macedo SantiagoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria CearÃInformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃriaEducational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory CearÃEducational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and MemoryEDUCACAOnÃo hÃNas Ãltimas dÃcadas do sÃculo XX, a sociedade experimentou profunda evoluÃÃo tecnolÃgica, difundida pela utilizaÃÃo de computadores nas mais diversas Ãreas de atuaÃÃo. O estudo do uso das tecnologias digitais na educaÃÃo como meio de enriquecimento pedagÃgico possibilita o exercÃcio de vÃrias prÃticas educativas intermediadas por programas federais, como o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), permitindo observar suas contribuiÃÃes educacionais. Tem-se por objetivo geral compreender, na perspectiva histÃrica, como aconteceu a expansÃo da informÃtica educativa no contexto das instituiÃÃes pÃblicas do CearÃ. Na busca pela constituiÃÃo dessa trajetÃria, foram traÃados os objetivos especÃficos: discutir a consolidaÃÃo da informÃtica educativa no Brasil e no CearÃ; identificar os retrocessos e avanÃos da informÃtica educativa, conhecendo programas e projetos desenvolvidos na perspectiva da informÃtica educativa no Estado e municÃpios cearenses; mapear as experiÃncias, revisitando as memÃrias dos que vivenciaram e vivenciam a informÃtica educativa no Estado do CearÃ. As categorias conceituais da pesquisa sÃo: informÃtica educativa e o uso de tecnologias digitais na educaÃÃo. Para a categoria informÃtica educativa recorreu-se aos autores Cysneiros (1999), Valente (1993; 2002; 2016), Almeida (2000; 2009) e Borges Neto (1999). Eles concordam com a ideia de que a informÃtica educativa se refere ao uso das tecnologias digitais, principalmente o computador e a internet, como suporte à prÃtica pedagÃgica do professor e como veÃculo de enriquecimento pedagÃgico. Na categoria conceitual âuso de tecnologias digitais na educaÃÃoâ utilizou-se a definiÃÃo dos autores Kenski (2003; 2007), Cox (2008); Cano (1998), e Moran (2000). Eles exprimem a ideia de que as tecnologias digitais de informaÃÃo e comunicaÃÃo (TDIC) constituem tecnologias da informaÃÃo, ou seja, um conjunto de meios relacionados ao armazenamento, transmissÃo e processamento de informaÃÃes em meios digitais, sendo a informÃtica considerada uma tÃcnica que trata as informaÃÃes por meio do uso do computador. Defendeu-se a tese de que a informÃtica educativa, podendo ser utilizada como suporte Ãs prÃticas pedagÃgicas dos professores, por meio do uso do computador possibilita o desenvolvimento de habilidades e competÃncias aos estudantes. Com suporte nesta, estabeleceu-se uma relaÃÃo entre as vivÃncias dos sujeitos e os acontecimentos que marcaram a histÃria da informÃtica educativa no CearÃ. A pesquisa exprime abordagem qualitativa, com pesquisa bibliogrÃfica e de campo. A histÃria oral foi utilizada como recurso metodolÃgico para a obtenÃÃo das informaÃÃes por intermÃdio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que participaram da histÃria da informÃtica educativa no Cearà e da anÃlise documental. Os resultados apontam que o Brasil vivenciou diversas polÃticas pÃblicas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias digitais para a informatizaÃÃo das escolas, no entanto enfrenta-se muitos desafios referentes ao uso das tecnologias, como a falta de estrutura fÃsica, de internet e carÃncias de capacitaÃÃes. O PROINFO foi o programa de maior durabilidade e investimentos para o uso didÃtico e pedagÃgico das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo na realidade educacional brasileira. As informaÃÃes e dados possibilitaram a constituiÃÃo da histÃria da informÃtica educativa no CearÃ, alÃm da compreensÃo dos avanÃos e retrocessos vivenciados nas instituiÃÃes pÃblicas. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv History and memory of educational computing in CearÃ
title HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
spellingShingle HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
Larisse Barreira de Macedo Santiago
InformÃtica Educativa
Tecnologias Digitais na EducaÃÃo
PROINFO
HistÃria e MemÃria
CearÃ
InformÃtica Educativa
Tecnologias Digitais na EducaÃÃo
PROINFO
HistÃria e MemÃria
Educational Informatics
Digital Technologies in Education
PROINFO
History and Memory
CearÃ
Educational Informatics
Digital Technologies in Education
PROINFO
History and Memory
EDUCACAO
title_short HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
title_full HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
title_fullStr HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
title_full_unstemmed HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
title_sort HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
author Larisse Barreira de Macedo Santiago
author_facet Larisse Barreira de Macedo Santiago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonia Lis de Maria Martins Torres
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 76613348368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Roberto Xavier
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01357695748
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041487079855448
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Elisangela Andrà da Silva Costa
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 70136114334
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6038313468372950
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02663130354
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4644318720378856
dc.contributor.author.fl_str_mv Larisse Barreira de Macedo Santiago
contributor_str_mv Josà RogÃrio Santana
Antonia Lis de Maria Martins Torres
Antonio Roberto Xavier
Elisangela Andrà da Silva Costa
Josà Aires de Castro Filho
dc.subject.por.fl_str_mv InformÃtica Educativa
Tecnologias Digitais na EducaÃÃo
PROINFO
HistÃria e MemÃria
CearÃ
InformÃtica Educativa
Tecnologias Digitais na EducaÃÃo
PROINFO
HistÃria e MemÃria
topic InformÃtica Educativa
Tecnologias Digitais na EducaÃÃo
PROINFO
HistÃria e MemÃria
CearÃ
InformÃtica Educativa
Tecnologias Digitais na EducaÃÃo
PROINFO
HistÃria e MemÃria
Educational Informatics
Digital Technologies in Education
PROINFO
History and Memory
CearÃ
Educational Informatics
Digital Technologies in Education
PROINFO
History and Memory
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Informatics
Digital Technologies in Education
PROINFO
History and Memory
CearÃ
Educational Informatics
Digital Technologies in Education
PROINFO
History and Memory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nas Ãltimas dÃcadas do sÃculo XX, a sociedade experimentou profunda evoluÃÃo tecnolÃgica, difundida pela utilizaÃÃo de computadores nas mais diversas Ãreas de atuaÃÃo. O estudo do uso das tecnologias digitais na educaÃÃo como meio de enriquecimento pedagÃgico possibilita o exercÃcio de vÃrias prÃticas educativas intermediadas por programas federais, como o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), permitindo observar suas contribuiÃÃes educacionais. Tem-se por objetivo geral compreender, na perspectiva histÃrica, como aconteceu a expansÃo da informÃtica educativa no contexto das instituiÃÃes pÃblicas do CearÃ. Na busca pela constituiÃÃo dessa trajetÃria, foram traÃados os objetivos especÃficos: discutir a consolidaÃÃo da informÃtica educativa no Brasil e no CearÃ; identificar os retrocessos e avanÃos da informÃtica educativa, conhecendo programas e projetos desenvolvidos na perspectiva da informÃtica educativa no Estado e municÃpios cearenses; mapear as experiÃncias, revisitando as memÃrias dos que vivenciaram e vivenciam a informÃtica educativa no Estado do CearÃ. As categorias conceituais da pesquisa sÃo: informÃtica educativa e o uso de tecnologias digitais na educaÃÃo. Para a categoria informÃtica educativa recorreu-se aos autores Cysneiros (1999), Valente (1993; 2002; 2016), Almeida (2000; 2009) e Borges Neto (1999). Eles concordam com a ideia de que a informÃtica educativa se refere ao uso das tecnologias digitais, principalmente o computador e a internet, como suporte à prÃtica pedagÃgica do professor e como veÃculo de enriquecimento pedagÃgico. Na categoria conceitual âuso de tecnologias digitais na educaÃÃoâ utilizou-se a definiÃÃo dos autores Kenski (2003; 2007), Cox (2008); Cano (1998), e Moran (2000). Eles exprimem a ideia de que as tecnologias digitais de informaÃÃo e comunicaÃÃo (TDIC) constituem tecnologias da informaÃÃo, ou seja, um conjunto de meios relacionados ao armazenamento, transmissÃo e processamento de informaÃÃes em meios digitais, sendo a informÃtica considerada uma tÃcnica que trata as informaÃÃes por meio do uso do computador. Defendeu-se a tese de que a informÃtica educativa, podendo ser utilizada como suporte Ãs prÃticas pedagÃgicas dos professores, por meio do uso do computador possibilita o desenvolvimento de habilidades e competÃncias aos estudantes. Com suporte nesta, estabeleceu-se uma relaÃÃo entre as vivÃncias dos sujeitos e os acontecimentos que marcaram a histÃria da informÃtica educativa no CearÃ. A pesquisa exprime abordagem qualitativa, com pesquisa bibliogrÃfica e de campo. A histÃria oral foi utilizada como recurso metodolÃgico para a obtenÃÃo das informaÃÃes por intermÃdio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que participaram da histÃria da informÃtica educativa no Cearà e da anÃlise documental. Os resultados apontam que o Brasil vivenciou diversas polÃticas pÃblicas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias digitais para a informatizaÃÃo das escolas, no entanto enfrenta-se muitos desafios referentes ao uso das tecnologias, como a falta de estrutura fÃsica, de internet e carÃncias de capacitaÃÃes. O PROINFO foi o programa de maior durabilidade e investimentos para o uso didÃtico e pedagÃgico das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo na realidade educacional brasileira. As informaÃÃes e dados possibilitaram a constituiÃÃo da histÃria da informÃtica educativa no CearÃ, alÃm da compreensÃo dos avanÃos e retrocessos vivenciados nas instituiÃÃes pÃblicas.
description nÃo hÃ
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234291924992