HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_613a0a0affedc7527c09d40a8488dbb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12333 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHistÃria e memÃria da informÃtica educativa no CearÃHistory and memory of educational computing in Cearà 2017-05-09Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Antonia Lis de Maria Martins Torres76613348368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T5Antonio Roberto Xavier01357695748http://lattes.cnpq.br/6041487079855448Elisangela Andrà da Silva Costa70136114334http://lattes.cnpq.br/6038313468372950Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 02663130354http://lattes.cnpq.br/4644318720378856Larisse Barreira de Macedo SantiagoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria CearÃInformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃriaEducational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory CearÃEducational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and MemoryEDUCACAOnÃo hÃNas Ãltimas dÃcadas do sÃculo XX, a sociedade experimentou profunda evoluÃÃo tecnolÃgica, difundida pela utilizaÃÃo de computadores nas mais diversas Ãreas de atuaÃÃo. O estudo do uso das tecnologias digitais na educaÃÃo como meio de enriquecimento pedagÃgico possibilita o exercÃcio de vÃrias prÃticas educativas intermediadas por programas federais, como o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), permitindo observar suas contribuiÃÃes educacionais. Tem-se por objetivo geral compreender, na perspectiva histÃrica, como aconteceu a expansÃo da informÃtica educativa no contexto das instituiÃÃes pÃblicas do CearÃ. Na busca pela constituiÃÃo dessa trajetÃria, foram traÃados os objetivos especÃficos: discutir a consolidaÃÃo da informÃtica educativa no Brasil e no CearÃ; identificar os retrocessos e avanÃos da informÃtica educativa, conhecendo programas e projetos desenvolvidos na perspectiva da informÃtica educativa no Estado e municÃpios cearenses; mapear as experiÃncias, revisitando as memÃrias dos que vivenciaram e vivenciam a informÃtica educativa no Estado do CearÃ. As categorias conceituais da pesquisa sÃo: informÃtica educativa e o uso de tecnologias digitais na educaÃÃo. Para a categoria informÃtica educativa recorreu-se aos autores Cysneiros (1999), Valente (1993; 2002; 2016), Almeida (2000; 2009) e Borges Neto (1999). Eles concordam com a ideia de que a informÃtica educativa se refere ao uso das tecnologias digitais, principalmente o computador e a internet, como suporte à prÃtica pedagÃgica do professor e como veÃculo de enriquecimento pedagÃgico. Na categoria conceitual âuso de tecnologias digitais na educaÃÃoâ utilizou-se a definiÃÃo dos autores Kenski (2003; 2007), Cox (2008); Cano (1998), e Moran (2000). Eles exprimem a ideia de que as tecnologias digitais de informaÃÃo e comunicaÃÃo (TDIC) constituem tecnologias da informaÃÃo, ou seja, um conjunto de meios relacionados ao armazenamento, transmissÃo e processamento de informaÃÃes em meios digitais, sendo a informÃtica considerada uma tÃcnica que trata as informaÃÃes por meio do uso do computador. Defendeu-se a tese de que a informÃtica educativa, podendo ser utilizada como suporte Ãs prÃticas pedagÃgicas dos professores, por meio do uso do computador possibilita o desenvolvimento de habilidades e competÃncias aos estudantes. Com suporte nesta, estabeleceu-se uma relaÃÃo entre as vivÃncias dos sujeitos e os acontecimentos que marcaram a histÃria da informÃtica educativa no CearÃ. A pesquisa exprime abordagem qualitativa, com pesquisa bibliogrÃfica e de campo. A histÃria oral foi utilizada como recurso metodolÃgico para a obtenÃÃo das informaÃÃes por intermÃdio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que participaram da histÃria da informÃtica educativa no Cearà e da anÃlise documental. Os resultados apontam que o Brasil vivenciou diversas polÃticas pÃblicas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias digitais para a informatizaÃÃo das escolas, no entanto enfrenta-se muitos desafios referentes ao uso das tecnologias, como a falta de estrutura fÃsica, de internet e carÃncias de capacitaÃÃes. O PROINFO foi o programa de maior durabilidade e investimentos para o uso didÃtico e pedagÃgico das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo na realidade educacional brasileira. As informaÃÃes e dados possibilitaram a constituiÃÃo da histÃria da informÃtica educativa no CearÃ, alÃm da compreensÃo dos avanÃos e retrocessos vivenciados nas instituiÃÃes pÃblicas. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
History and memory of educational computing in Cearà |
title |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà |
spellingShingle |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà Larisse Barreira de Macedo Santiago InformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria Cearà InformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria Educational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory Cearà Educational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory EDUCACAO |
title_short |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà |
title_full |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà |
title_fullStr |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà |
title_full_unstemmed |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà |
title_sort |
HistÃria e memÃria da informÃtica educativa no Cearà |
author |
Larisse Barreira de Macedo Santiago |
author_facet |
Larisse Barreira de Macedo Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà RogÃrio Santana |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
15472834830 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonia Lis de Maria Martins Torres |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
76613348368 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766235T5 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antonio Roberto Xavier |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
01357695748 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6041487079855448 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Elisangela Andrà da Silva Costa |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
70136114334 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6038313468372950 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
24207543368 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02663130354 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4644318720378856 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larisse Barreira de Macedo Santiago |
contributor_str_mv |
Josà RogÃrio Santana Antonia Lis de Maria Martins Torres Antonio Roberto Xavier Elisangela Andrà da Silva Costa Josà Aires de Castro Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
InformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria Cearà InformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria |
topic |
InformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria Cearà InformÃtica Educativa Tecnologias Digitais na EducaÃÃo PROINFO HistÃria e MemÃria Educational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory Cearà Educational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory Cearà Educational Informatics Digital Technologies in Education PROINFO History and Memory |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Nas Ãltimas dÃcadas do sÃculo XX, a sociedade experimentou profunda evoluÃÃo tecnolÃgica, difundida pela utilizaÃÃo de computadores nas mais diversas Ãreas de atuaÃÃo. O estudo do uso das tecnologias digitais na educaÃÃo como meio de enriquecimento pedagÃgico possibilita o exercÃcio de vÃrias prÃticas educativas intermediadas por programas federais, como o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), permitindo observar suas contribuiÃÃes educacionais. Tem-se por objetivo geral compreender, na perspectiva histÃrica, como aconteceu a expansÃo da informÃtica educativa no contexto das instituiÃÃes pÃblicas do CearÃ. Na busca pela constituiÃÃo dessa trajetÃria, foram traÃados os objetivos especÃficos: discutir a consolidaÃÃo da informÃtica educativa no Brasil e no CearÃ; identificar os retrocessos e avanÃos da informÃtica educativa, conhecendo programas e projetos desenvolvidos na perspectiva da informÃtica educativa no Estado e municÃpios cearenses; mapear as experiÃncias, revisitando as memÃrias dos que vivenciaram e vivenciam a informÃtica educativa no Estado do CearÃ. As categorias conceituais da pesquisa sÃo: informÃtica educativa e o uso de tecnologias digitais na educaÃÃo. Para a categoria informÃtica educativa recorreu-se aos autores Cysneiros (1999), Valente (1993; 2002; 2016), Almeida (2000; 2009) e Borges Neto (1999). Eles concordam com a ideia de que a informÃtica educativa se refere ao uso das tecnologias digitais, principalmente o computador e a internet, como suporte à prÃtica pedagÃgica do professor e como veÃculo de enriquecimento pedagÃgico. Na categoria conceitual âuso de tecnologias digitais na educaÃÃoâ utilizou-se a definiÃÃo dos autores Kenski (2003; 2007), Cox (2008); Cano (1998), e Moran (2000). Eles exprimem a ideia de que as tecnologias digitais de informaÃÃo e comunicaÃÃo (TDIC) constituem tecnologias da informaÃÃo, ou seja, um conjunto de meios relacionados ao armazenamento, transmissÃo e processamento de informaÃÃes em meios digitais, sendo a informÃtica considerada uma tÃcnica que trata as informaÃÃes por meio do uso do computador. Defendeu-se a tese de que a informÃtica educativa, podendo ser utilizada como suporte Ãs prÃticas pedagÃgicas dos professores, por meio do uso do computador possibilita o desenvolvimento de habilidades e competÃncias aos estudantes. Com suporte nesta, estabeleceu-se uma relaÃÃo entre as vivÃncias dos sujeitos e os acontecimentos que marcaram a histÃria da informÃtica educativa no CearÃ. A pesquisa exprime abordagem qualitativa, com pesquisa bibliogrÃfica e de campo. A histÃria oral foi utilizada como recurso metodolÃgico para a obtenÃÃo das informaÃÃes por intermÃdio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que participaram da histÃria da informÃtica educativa no Cearà e da anÃlise documental. Os resultados apontam que o Brasil vivenciou diversas polÃticas pÃblicas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias digitais para a informatizaÃÃo das escolas, no entanto enfrenta-se muitos desafios referentes ao uso das tecnologias, como a falta de estrutura fÃsica, de internet e carÃncias de capacitaÃÃes. O PROINFO foi o programa de maior durabilidade e investimentos para o uso didÃtico e pedagÃgico das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo na realidade educacional brasileira. As informaÃÃes e dados possibilitaram a constituiÃÃo da histÃria da informÃtica educativa no CearÃ, alÃm da compreensÃo dos avanÃos e retrocessos vivenciados nas instituiÃÃes pÃblicas. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295234291924992 |