AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta Cavalcante Benevides
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5894
Resumo: A avaliaÃÃo da aprendizagem voltada para o aluno com deficiÃncia à um elemento pedagÃgico de grande importÃncia, que pode auxiliar ou dificultar a inclusÃo do aluno na instituiÃÃo de ensino. A avaliaÃÃo inclusiva deve ser prospectiva, realizando um diagnÃstico das condiÃÃes cognitivas emergentes do aluno que apresenta algum tipo de deficiÃncia, nÃo devendo limitar-se à verificaÃÃo das suas capacidades adquiridas. Esse tipo de avaliaÃÃo superficial aparece como nociva, tendo em vista que pode rebaixar as expectativas dos profissionais da EducaÃÃo, especialmente do professor, em relaÃÃo a esse grupo especÃfico. A inclusÃo educacional do aluno com deficiÃncia se torna, portanto, um desafio, tendo em vista que as prÃticas cotidianas de todos os nÃveis de ensino ainda sÃo fortemente influenciadas por concepÃÃes tradicionais de avaliaÃÃo que acabam por excluir aqueles alunos que possuem maneiras diferenciadas de aprender e de vivenciar o mundo. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigaÃÃo da prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem destinada aos alunos com deficiÃncia matriculados em cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo do Centro de Humanidades (CH) e da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) da rede pÃblica. Especificamente, intencionou-se: i) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos, professores e coordenadores na avaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia; ii) identificar as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; iii) reunir contribuiÃÃes de alunos, professores e coordenadores para uma prÃtica inclusiva de avaliaÃÃo de aprendizagem. Para esse propÃsito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionÃrio. Foi realizada uma anÃlise de conteÃdo dos dados coletados. A amostra foi composta por: nove alunos com deficiÃncia; sete coordenadores de curso e dezenove professores, perfazendo um total de trinta e cinco sujeitos. Os resultados revelaram que as adaptaÃÃes realizadas para avaliar o aluno com deficiÃncia ainda sÃo insuficientes. As dificuldades se referem a uma formaÃÃo docente inadequada, à falta de adequaÃÃo fÃsica e estrutural e à ausÃncia de uma maior discussÃo sobre o tema. As sugestÃes apontam para a importÃncia de investimento em recursos materiais e humanos e para a adequaÃÃo dos espaÃos fÃsicos.
id UFC_6302208b503c37bce94a4a0c0082348c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4252
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-Cearà The learning evaluation for disabled students: a case study in a Public Institute of Higher Education in Fortaleza-Cearà 2011-05-06Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/6936309945835462Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/677670591828580595211047320http://lattes.cnpq.br/2315786892462456Marta Cavalcante BenevidesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo da Aprendizagem Pessoa com DeficiÃncia EducaÃÃo InclusivaLearning Evaluation Disabled Students Inclusive EducationEDUCACAOA avaliaÃÃo da aprendizagem voltada para o aluno com deficiÃncia à um elemento pedagÃgico de grande importÃncia, que pode auxiliar ou dificultar a inclusÃo do aluno na instituiÃÃo de ensino. A avaliaÃÃo inclusiva deve ser prospectiva, realizando um diagnÃstico das condiÃÃes cognitivas emergentes do aluno que apresenta algum tipo de deficiÃncia, nÃo devendo limitar-se à verificaÃÃo das suas capacidades adquiridas. Esse tipo de avaliaÃÃo superficial aparece como nociva, tendo em vista que pode rebaixar as expectativas dos profissionais da EducaÃÃo, especialmente do professor, em relaÃÃo a esse grupo especÃfico. A inclusÃo educacional do aluno com deficiÃncia se torna, portanto, um desafio, tendo em vista que as prÃticas cotidianas de todos os nÃveis de ensino ainda sÃo fortemente influenciadas por concepÃÃes tradicionais de avaliaÃÃo que acabam por excluir aqueles alunos que possuem maneiras diferenciadas de aprender e de vivenciar o mundo. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigaÃÃo da prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem destinada aos alunos com deficiÃncia matriculados em cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo do Centro de Humanidades (CH) e da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) da rede pÃblica. Especificamente, intencionou-se: i) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos, professores e coordenadores na avaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia; ii) identificar as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; iii) reunir contribuiÃÃes de alunos, professores e coordenadores para uma prÃtica inclusiva de avaliaÃÃo de aprendizagem. Para esse propÃsito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionÃrio. Foi realizada uma anÃlise de conteÃdo dos dados coletados. A amostra foi composta por: nove alunos com deficiÃncia; sete coordenadores de curso e dezenove professores, perfazendo um total de trinta e cinco sujeitos. Os resultados revelaram que as adaptaÃÃes realizadas para avaliar o aluno com deficiÃncia ainda sÃo insuficientes. As dificuldades se referem a uma formaÃÃo docente inadequada, à falta de adequaÃÃo fÃsica e estrutural e à ausÃncia de uma maior discussÃo sobre o tema. As sugestÃes apontam para a importÃncia de investimento em recursos materiais e humanos e para a adequaÃÃo dos espaÃos fÃsicos.The learning evaluation for disabled students is a pedagogic element of great importance; it can aid or raise difficulties for these studentsâ educational inclusion. The inclusive avaluation must be prospective, accomplishing a diagnosis of the disabled studentsâ emerging cognitive conditions. Therefore, it should not be limited to the verification of their acquired capacities. That type of superficial evaluation seems to be harmful, because it can decrease the expectations of the professionals of Education, especially the teacher or professor, regarding that specific group. The educational inclusion of disabled students becomes, as a result, a challenge, because the daily practices of all the teaching levels are still very influenced by traditional conceptions of evaluation that exclude those students with differentiated ways of learning and living. The main purpose of the current research is to accomplish an investigation about the practice of learning evaluation for disabled students registered in graduate and postgraduate level courses of humanities and educational areas in a Public Institute of Higher Education. Specifically, this study aimed: i) knowing the difficulties lived by students, professors and coordinators regarding learning evaluation for disabled students; ii) identifying the accessibility conditions concerning the practices of learning evaluation; iii) gathering contributions of students, professors and coordinators for an inclusive practice of learning evaluation. Thus, a qualitative research was accomplished, as a case study. The semi-structured interview and the questionnaire were used as instruments for data collection. A content analysis of the collected data was accomplished. The sample was composed by: nine disabled students; seven graduate level courseâs coordinators and nineteen professors; thirty five subjects altogether. The results revealed that the adaptations accomplished to evaluate the disabled student are still insufficient. The difficulties refer to an inadequate professor educational, to the lack of physical and structural adaptation and the absence of a larger discussion on the theme. The suggestions point to the importance of investment in material and human resources and the adaptation of physical spaces.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5894application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The learning evaluation for disabled students: a case study in a Public Institute of Higher Education in Fortaleza-CearÃ
title AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
spellingShingle AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
Marta Cavalcante Benevides
AvaliaÃÃo da Aprendizagem
Pessoa com DeficiÃncia
EducaÃÃo Inclusiva
Learning Evaluation
Disabled Students
Inclusive Education
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
title_full AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
title_fullStr AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
title_sort AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-CearÃ
author Marta Cavalcante Benevides
author_facet Marta Cavalcante Benevides
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Simone Trindade da Cunha
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 35368683049
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936309945835462
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vanda MagalhÃes LeitÃo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 19312733320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6776705918285805
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 95211047320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2315786892462456
dc.contributor.author.fl_str_mv Marta Cavalcante Benevides
contributor_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Simone Trindade da Cunha
Vanda MagalhÃes LeitÃo
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo da Aprendizagem
Pessoa com DeficiÃncia
EducaÃÃo Inclusiva
topic AvaliaÃÃo da Aprendizagem
Pessoa com DeficiÃncia
EducaÃÃo Inclusiva
Learning Evaluation
Disabled Students
Inclusive Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning Evaluation
Disabled Students
Inclusive Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A avaliaÃÃo da aprendizagem voltada para o aluno com deficiÃncia à um elemento pedagÃgico de grande importÃncia, que pode auxiliar ou dificultar a inclusÃo do aluno na instituiÃÃo de ensino. A avaliaÃÃo inclusiva deve ser prospectiva, realizando um diagnÃstico das condiÃÃes cognitivas emergentes do aluno que apresenta algum tipo de deficiÃncia, nÃo devendo limitar-se à verificaÃÃo das suas capacidades adquiridas. Esse tipo de avaliaÃÃo superficial aparece como nociva, tendo em vista que pode rebaixar as expectativas dos profissionais da EducaÃÃo, especialmente do professor, em relaÃÃo a esse grupo especÃfico. A inclusÃo educacional do aluno com deficiÃncia se torna, portanto, um desafio, tendo em vista que as prÃticas cotidianas de todos os nÃveis de ensino ainda sÃo fortemente influenciadas por concepÃÃes tradicionais de avaliaÃÃo que acabam por excluir aqueles alunos que possuem maneiras diferenciadas de aprender e de vivenciar o mundo. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigaÃÃo da prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem destinada aos alunos com deficiÃncia matriculados em cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo do Centro de Humanidades (CH) e da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) da rede pÃblica. Especificamente, intencionou-se: i) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos, professores e coordenadores na avaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia; ii) identificar as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; iii) reunir contribuiÃÃes de alunos, professores e coordenadores para uma prÃtica inclusiva de avaliaÃÃo de aprendizagem. Para esse propÃsito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionÃrio. Foi realizada uma anÃlise de conteÃdo dos dados coletados. A amostra foi composta por: nove alunos com deficiÃncia; sete coordenadores de curso e dezenove professores, perfazendo um total de trinta e cinco sujeitos. Os resultados revelaram que as adaptaÃÃes realizadas para avaliar o aluno com deficiÃncia ainda sÃo insuficientes. As dificuldades se referem a uma formaÃÃo docente inadequada, à falta de adequaÃÃo fÃsica e estrutural e à ausÃncia de uma maior discussÃo sobre o tema. As sugestÃes apontam para a importÃncia de investimento em recursos materiais e humanos e para a adequaÃÃo dos espaÃos fÃsicos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The learning evaluation for disabled students is a pedagogic element of great importance; it can aid or raise difficulties for these studentsâ educational inclusion. The inclusive avaluation must be prospective, accomplishing a diagnosis of the disabled studentsâ emerging cognitive conditions. Therefore, it should not be limited to the verification of their acquired capacities. That type of superficial evaluation seems to be harmful, because it can decrease the expectations of the professionals of Education, especially the teacher or professor, regarding that specific group. The educational inclusion of disabled students becomes, as a result, a challenge, because the daily practices of all the teaching levels are still very influenced by traditional conceptions of evaluation that exclude those students with differentiated ways of learning and living. The main purpose of the current research is to accomplish an investigation about the practice of learning evaluation for disabled students registered in graduate and postgraduate level courses of humanities and educational areas in a Public Institute of Higher Education. Specifically, this study aimed: i) knowing the difficulties lived by students, professors and coordinators regarding learning evaluation for disabled students; ii) identifying the accessibility conditions concerning the practices of learning evaluation; iii) gathering contributions of students, professors and coordinators for an inclusive practice of learning evaluation. Thus, a qualitative research was accomplished, as a case study. The semi-structured interview and the questionnaire were used as instruments for data collection. A content analysis of the collected data was accomplished. The sample was composed by: nine disabled students; seven graduate level courseâs coordinators and nineteen professors; thirty five subjects altogether. The results revealed that the adaptations accomplished to evaluate the disabled student are still insufficient. The difficulties refer to an inadequate professor educational, to the lack of physical and structural adaptation and the absence of a larger discussion on the theme. The suggestions point to the importance of investment in material and human resources and the adaptation of physical spaces.
description A avaliaÃÃo da aprendizagem voltada para o aluno com deficiÃncia à um elemento pedagÃgico de grande importÃncia, que pode auxiliar ou dificultar a inclusÃo do aluno na instituiÃÃo de ensino. A avaliaÃÃo inclusiva deve ser prospectiva, realizando um diagnÃstico das condiÃÃes cognitivas emergentes do aluno que apresenta algum tipo de deficiÃncia, nÃo devendo limitar-se à verificaÃÃo das suas capacidades adquiridas. Esse tipo de avaliaÃÃo superficial aparece como nociva, tendo em vista que pode rebaixar as expectativas dos profissionais da EducaÃÃo, especialmente do professor, em relaÃÃo a esse grupo especÃfico. A inclusÃo educacional do aluno com deficiÃncia se torna, portanto, um desafio, tendo em vista que as prÃticas cotidianas de todos os nÃveis de ensino ainda sÃo fortemente influenciadas por concepÃÃes tradicionais de avaliaÃÃo que acabam por excluir aqueles alunos que possuem maneiras diferenciadas de aprender e de vivenciar o mundo. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigaÃÃo da prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem destinada aos alunos com deficiÃncia matriculados em cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo do Centro de Humanidades (CH) e da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) da rede pÃblica. Especificamente, intencionou-se: i) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos, professores e coordenadores na avaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia; ii) identificar as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; iii) reunir contribuiÃÃes de alunos, professores e coordenadores para uma prÃtica inclusiva de avaliaÃÃo de aprendizagem. Para esse propÃsito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionÃrio. Foi realizada uma anÃlise de conteÃdo dos dados coletados. A amostra foi composta por: nove alunos com deficiÃncia; sete coordenadores de curso e dezenove professores, perfazendo um total de trinta e cinco sujeitos. Os resultados revelaram que as adaptaÃÃes realizadas para avaliar o aluno com deficiÃncia ainda sÃo insuficientes. As dificuldades se referem a uma formaÃÃo docente inadequada, à falta de adequaÃÃo fÃsica e estrutural e à ausÃncia de uma maior discussÃo sobre o tema. As sugestÃes apontam para a importÃncia de investimento em recursos materiais e humanos e para a adequaÃÃo dos espaÃos fÃsicos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5894
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147648090112