As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa Naiara Souza de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16807
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar as concepÃÃes de leitura de crianÃas do 3Â ano do ensino fundamental de uma escola pÃblica de Fortaleza e sua relaÃÃo com o letramento. Os princÃpios teÃricos que fundamentam essa pesquisa sÃo pautados na abordagem sÃciointeracionista de Vigotski. A investigaÃÃo, de natureza qualitativa, se caracteriza como um estudo de caso e desenvolveu-se em uma instituiÃÃo pÃblica de ensino fundamental, na cidade de Fortaleza. Participaram da investigaÃÃo doze crianÃas na faixa de oito a doze anos de idade. O estudo realizou-se em quatro etapas, a saber, 1. pesquisa exploratÃria para a escolha do campo de estudo; 2. estudo piloto; 3. aplicaÃÃo do instrumento desenho-estÃria e entrevistas semiestruturadas; 4. aplicaÃÃo da escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Para a coleta dos dados utilizaram-se desenho-estÃria, entrevista semiestruturada e uma escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Verificou-se que as crianÃas compreendem a leitura de forma muito diversificada e ampla. Identificaram-se concepÃÃes de leitura pautadas sobre o domÃnio de uma tÃcnica para a prÃtica da leitura fluente. Em contrapartida, outras concepÃÃes apontadas pelas crianÃas vinculavam a leitura a uma atividade que implicava na compreensÃo e atribuiÃÃo de significado. Identificaram-se tambÃm concepÃÃes de leitura relacionadas ao prazer, ao entretenimento, Ã imaginaÃÃo, ao conhecimento, dentre outras. Quanto Ãs prÃticas de leitura na vida cotidiana e escolar, verificou-se que as crianÃas utilizavam prÃticas diversificadas relacionando-as a esses dois contextos. ApÃs anÃlise dos dados, concluiu-se que as concepÃÃes de leitura apresentadas pelas crianÃas fomentam a compreensÃo de leitura enquanto conhecimento social. Elas compreendem a leitura como um ato que deve ser utilizado em contextos sociais, conforme seus prÃprios interesses, sugerindo uma relaÃÃo da leitura com a perspectiva do letramento. Depreende-se tambÃm que para as crianÃas as prÃticas de leitura devem ser realizadas de acordo com suas necessidades e seus interesses.
id UFC_805247d0f39bb2be7a79b68b695c037f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10966
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza Children and their relationship reading concepts with literacy: a case study in a public school Fortaleza2016-04-25Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Meire VirgÃnia Cabral Gondim44364709387 http://lattes.cnpq.br/1702554161775614036763433360244831781036405Larissa Naiara Souza de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLeitura CrianÃas LetramentoReading Children LiteracyEDUCACAOEsta pesquisa objetivou investigar as concepÃÃes de leitura de crianÃas do 3Â ano do ensino fundamental de uma escola pÃblica de Fortaleza e sua relaÃÃo com o letramento. Os princÃpios teÃricos que fundamentam essa pesquisa sÃo pautados na abordagem sÃciointeracionista de Vigotski. A investigaÃÃo, de natureza qualitativa, se caracteriza como um estudo de caso e desenvolveu-se em uma instituiÃÃo pÃblica de ensino fundamental, na cidade de Fortaleza. Participaram da investigaÃÃo doze crianÃas na faixa de oito a doze anos de idade. O estudo realizou-se em quatro etapas, a saber, 1. pesquisa exploratÃria para a escolha do campo de estudo; 2. estudo piloto; 3. aplicaÃÃo do instrumento desenho-estÃria e entrevistas semiestruturadas; 4. aplicaÃÃo da escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Para a coleta dos dados utilizaram-se desenho-estÃria, entrevista semiestruturada e uma escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Verificou-se que as crianÃas compreendem a leitura de forma muito diversificada e ampla. Identificaram-se concepÃÃes de leitura pautadas sobre o domÃnio de uma tÃcnica para a prÃtica da leitura fluente. Em contrapartida, outras concepÃÃes apontadas pelas crianÃas vinculavam a leitura a uma atividade que implicava na compreensÃo e atribuiÃÃo de significado. Identificaram-se tambÃm concepÃÃes de leitura relacionadas ao prazer, ao entretenimento, Ã imaginaÃÃo, ao conhecimento, dentre outras. Quanto Ãs prÃticas de leitura na vida cotidiana e escolar, verificou-se que as crianÃas utilizavam prÃticas diversificadas relacionando-as a esses dois contextos. ApÃs anÃlise dos dados, concluiu-se que as concepÃÃes de leitura apresentadas pelas crianÃas fomentam a compreensÃo de leitura enquanto conhecimento social. Elas compreendem a leitura como um ato que deve ser utilizado em contextos sociais, conforme seus prÃprios interesses, sugerindo uma relaÃÃo da leitura com a perspectiva do letramento. Depreende-se tambÃm que para as crianÃas as prÃticas de leitura devem ser realizadas de acordo com suas necessidades e seus interesses. This research aimed to investigate the children reading conceptions of the 3rd year of elementary school to a public school in Fortaleza and its relation to literacy. The theoretical principles underlying this research are guided by the sociointeractionist approach of Vygotsky. The research, qualitative, nature is characterized as a case study and developed in a public institution of elementary school in the city of Fortaleza. Participated in twelve children research in the range of eight to twelve years old. The study was conducted in four stages, namely 1. exploratory research for the choice of field of study; 2. pilot study; 3. application of design-story instrument and semi-structured interviews; 4. application range of reading practices in everyday life of children. To collect the data we used drawing-story, semi-structured interview and a range of reading practices in everyday life of children. It was found that children understand reading very diverse and widely. They identified reading conceptions ruled on the domain of a technique for the practice of fluent reading. In contrast, other concepts identified by the children reading tied to an activity that involved in understanding and attribution of meaning. They also identified reading concepts related to pleasure, entertainment, imagination, knowledge, among others. As for the reading practices in everyday life and school, it was found that the children used diverse practices relating them to these two contexts. After analyzing the data, it was concluded that the reading conceptions presented by the children foster reading comprehension as a social knowledge. They include reading as an act that should be used in social contexts as their own interests, suggesting a reading relationship with the literacy perspective. It also appears from that for children reading practices should be carried out according to their needs and interests.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16807application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children and their relationship reading concepts with literacy: a case study in a public school Fortaleza
title As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
spellingShingle As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
Larissa Naiara Souza de Almeida
Leitura
CrianÃas
Letramento
Reading
Children
Literacy
EDUCACAO
title_short As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
title_full As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
title_fullStr As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
title_full_unstemmed As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
title_sort As concepÃÃes de leitura de crianÃas e sua relaÃÃo com o letramento: estudo de caso em uma escola pÃblica de Fortaleza
author Larissa Naiara Souza de Almeida
author_facet Larissa Naiara Souza de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Leite Limaverde Gomes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16927974334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3072347002192936
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Meire VirgÃnia Cabral Gondim
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 44364709387
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1702554161775614
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03676343336
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv 0244831781036405
dc.contributor.author.fl_str_mv Larissa Naiara Souza de Almeida
contributor_str_mv Adriana Leite Limaverde Gomes
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Meire VirgÃnia Cabral Gondim
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
CrianÃas
Letramento
topic Leitura
CrianÃas
Letramento
Reading
Children
Literacy
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Children
Literacy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa objetivou investigar as concepÃÃes de leitura de crianÃas do 3Â ano do ensino fundamental de uma escola pÃblica de Fortaleza e sua relaÃÃo com o letramento. Os princÃpios teÃricos que fundamentam essa pesquisa sÃo pautados na abordagem sÃciointeracionista de Vigotski. A investigaÃÃo, de natureza qualitativa, se caracteriza como um estudo de caso e desenvolveu-se em uma instituiÃÃo pÃblica de ensino fundamental, na cidade de Fortaleza. Participaram da investigaÃÃo doze crianÃas na faixa de oito a doze anos de idade. O estudo realizou-se em quatro etapas, a saber, 1. pesquisa exploratÃria para a escolha do campo de estudo; 2. estudo piloto; 3. aplicaÃÃo do instrumento desenho-estÃria e entrevistas semiestruturadas; 4. aplicaÃÃo da escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Para a coleta dos dados utilizaram-se desenho-estÃria, entrevista semiestruturada e uma escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Verificou-se que as crianÃas compreendem a leitura de forma muito diversificada e ampla. Identificaram-se concepÃÃes de leitura pautadas sobre o domÃnio de uma tÃcnica para a prÃtica da leitura fluente. Em contrapartida, outras concepÃÃes apontadas pelas crianÃas vinculavam a leitura a uma atividade que implicava na compreensÃo e atribuiÃÃo de significado. Identificaram-se tambÃm concepÃÃes de leitura relacionadas ao prazer, ao entretenimento, Ã imaginaÃÃo, ao conhecimento, dentre outras. Quanto Ãs prÃticas de leitura na vida cotidiana e escolar, verificou-se que as crianÃas utilizavam prÃticas diversificadas relacionando-as a esses dois contextos. ApÃs anÃlise dos dados, concluiu-se que as concepÃÃes de leitura apresentadas pelas crianÃas fomentam a compreensÃo de leitura enquanto conhecimento social. Elas compreendem a leitura como um ato que deve ser utilizado em contextos sociais, conforme seus prÃprios interesses, sugerindo uma relaÃÃo da leitura com a perspectiva do letramento. Depreende-se tambÃm que para as crianÃas as prÃticas de leitura devem ser realizadas de acordo com suas necessidades e seus interesses.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aimed to investigate the children reading conceptions of the 3rd year of elementary school to a public school in Fortaleza and its relation to literacy. The theoretical principles underlying this research are guided by the sociointeractionist approach of Vygotsky. The research, qualitative, nature is characterized as a case study and developed in a public institution of elementary school in the city of Fortaleza. Participated in twelve children research in the range of eight to twelve years old. The study was conducted in four stages, namely 1. exploratory research for the choice of field of study; 2. pilot study; 3. application of design-story instrument and semi-structured interviews; 4. application range of reading practices in everyday life of children. To collect the data we used drawing-story, semi-structured interview and a range of reading practices in everyday life of children. It was found that children understand reading very diverse and widely. They identified reading conceptions ruled on the domain of a technique for the practice of fluent reading. In contrast, other concepts identified by the children reading tied to an activity that involved in understanding and attribution of meaning. They also identified reading concepts related to pleasure, entertainment, imagination, knowledge, among others. As for the reading practices in everyday life and school, it was found that the children used diverse practices relating them to these two contexts. After analyzing the data, it was concluded that the reading conceptions presented by the children foster reading comprehension as a social knowledge. They include reading as an act that should be used in social contexts as their own interests, suggesting a reading relationship with the literacy perspective. It also appears from that for children reading practices should be carried out according to their needs and interests.
description Esta pesquisa objetivou investigar as concepÃÃes de leitura de crianÃas do 3Â ano do ensino fundamental de uma escola pÃblica de Fortaleza e sua relaÃÃo com o letramento. Os princÃpios teÃricos que fundamentam essa pesquisa sÃo pautados na abordagem sÃciointeracionista de Vigotski. A investigaÃÃo, de natureza qualitativa, se caracteriza como um estudo de caso e desenvolveu-se em uma instituiÃÃo pÃblica de ensino fundamental, na cidade de Fortaleza. Participaram da investigaÃÃo doze crianÃas na faixa de oito a doze anos de idade. O estudo realizou-se em quatro etapas, a saber, 1. pesquisa exploratÃria para a escolha do campo de estudo; 2. estudo piloto; 3. aplicaÃÃo do instrumento desenho-estÃria e entrevistas semiestruturadas; 4. aplicaÃÃo da escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Para a coleta dos dados utilizaram-se desenho-estÃria, entrevista semiestruturada e uma escala de prÃticas de leitura na vida cotidiana das crianÃas. Verificou-se que as crianÃas compreendem a leitura de forma muito diversificada e ampla. Identificaram-se concepÃÃes de leitura pautadas sobre o domÃnio de uma tÃcnica para a prÃtica da leitura fluente. Em contrapartida, outras concepÃÃes apontadas pelas crianÃas vinculavam a leitura a uma atividade que implicava na compreensÃo e atribuiÃÃo de significado. Identificaram-se tambÃm concepÃÃes de leitura relacionadas ao prazer, ao entretenimento, Ã imaginaÃÃo, ao conhecimento, dentre outras. Quanto Ãs prÃticas de leitura na vida cotidiana e escolar, verificou-se que as crianÃas utilizavam prÃticas diversificadas relacionando-as a esses dois contextos. ApÃs anÃlise dos dados, concluiu-se que as concepÃÃes de leitura apresentadas pelas crianÃas fomentam a compreensÃo de leitura enquanto conhecimento social. Elas compreendem a leitura como um ato que deve ser utilizado em contextos sociais, conforme seus prÃprios interesses, sugerindo uma relaÃÃo da leitura com a perspectiva do letramento. Depreende-se tambÃm que para as crianÃas as prÃticas de leitura devem ser realizadas de acordo com suas necessidades e seus interesses.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16807
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295220661485568