O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno2011-06-30Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Maria Terezinha de Castro CalladoMarly Carvalho Soares05753732372http://lattes.cnpq.br/790427400502495816527003315http://lattes.cnpq.br/2934821916252145JoÃo Capistrano FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo de ResistÃncia DialÃtica Autonomia Identidade ContradiÃÃoEducation Resistance Dialectic Autonomy Identity ContradictionCOMPORTAMENTO POLITICOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO objetivo do presente trabalho à fazer uma reflexÃo sobre a funÃÃo do educador como protagonista de uma educaÃÃo de resistÃncia. A reflexÃo sobre a educaÃÃo de resistÃncia se pauta no modelo adorniano de pensar a realidade social sob o prisma da dialÃtica negativa. A realidade refletida pelo educador à a educaÃÃo social do sujeito que determina o seu modo de ser a partir dos primeiros contatos com a sua cultura por meio dos familiares ou por quem o cerca. A educaÃÃo de resistÃncia reflexiona a educaÃÃo social à medida que desconstrÃi a identidade do princÃpio da dominaÃÃo que subsiste na sociedade moderna atravÃs do modelo de produÃÃo capitalista. A dominaÃÃo se expressa no capitalismo tardio por meio da indÃstria cultural cujo corolÃrio à fabricar no sujeito necessidades que o leve, compulsivamente, a consumir mercadorias como um meio de inserÃÃo social. A indÃstria cultural transforma o coletivo social em instrumento de pressÃo sobre os indivÃduos. Para Adorno, ao tentar abranger todo o corpo social a indÃstria cultural age como falsa totalidade. A educaÃÃo de resistÃncia faz um mergulho dialÃtico sob a pretensÃo da indÃstria cultural em se tornar totalidade fabricando comportamentos agregados aos anÃncios de venda de mercadorias. A dialÃtica negativa atuando como suporte da educaÃÃo de resistÃncia reflexiona a aÃÃo controladora da indÃstria cultural que inibe a autonomia do sujeito e ao mesmo tempo a vende como comportamento fabricado. A educaÃÃo de resistÃncia à um modelo de educaÃÃo em que o educador insta o sujeito a ter o pensar como prÃxis à medida que se relaciona com a multiplicidade que compÃe o mundo social. Adorno entende que pensar à agir. Para a educaÃÃo de resistÃncia pensar a educaÃÃo social à criar a possibilidade de agir contra o princÃpio da dominaÃÃo que se manifesta na sociedade administrada pelo capital. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6155application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:34Zmail@mail.com - |
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