O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JoÃo Capistrano Filho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6155
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_86b64920571c64098889bcef380bd1c7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4426
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno2011-06-30Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Maria Terezinha de Castro CalladoMarly Carvalho Soares05753732372http://lattes.cnpq.br/790427400502495816527003315http://lattes.cnpq.br/2934821916252145JoÃo Capistrano FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo de ResistÃncia DialÃtica Autonomia Identidade ContradiÃÃoEducation Resistance Dialectic Autonomy Identity ContradictionCOMPORTAMENTO POLITICOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO objetivo do presente trabalho à fazer uma reflexÃo sobre a funÃÃo do educador como protagonista de uma educaÃÃo de resistÃncia. A reflexÃo sobre a educaÃÃo de resistÃncia se pauta no modelo adorniano de pensar a realidade social sob o prisma da dialÃtica negativa. A realidade refletida pelo educador à a educaÃÃo social do sujeito que determina o seu modo de ser a partir dos primeiros contatos com a sua cultura por meio dos familiares ou por quem o cerca. A educaÃÃo de resistÃncia reflexiona a educaÃÃo social à medida que desconstrÃi a identidade do princÃpio da dominaÃÃo que subsiste na sociedade moderna atravÃs do modelo de produÃÃo capitalista. A dominaÃÃo se expressa no capitalismo tardio por meio da indÃstria cultural cujo corolÃrio à fabricar no sujeito necessidades que o leve, compulsivamente, a consumir mercadorias como um meio de inserÃÃo social. A indÃstria cultural transforma o coletivo social em instrumento de pressÃo sobre os indivÃduos. Para Adorno, ao tentar abranger todo o corpo social a indÃstria cultural age como falsa totalidade. A educaÃÃo de resistÃncia faz um mergulho dialÃtico sob a pretensÃo da indÃstria cultural em se tornar totalidade fabricando comportamentos agregados aos anÃncios de venda de mercadorias. A dialÃtica negativa atuando como suporte da educaÃÃo de resistÃncia reflexiona a aÃÃo controladora da indÃstria cultural que inibe a autonomia do sujeito e ao mesmo tempo a vende como comportamento fabricado. A educaÃÃo de resistÃncia à um modelo de educaÃÃo em que o educador insta o sujeito a ter o pensar como prÃxis à medida que se relaciona com a multiplicidade que compÃe o mundo social. Adorno entende que pensar à agir. Para a educaÃÃo de resistÃncia pensar a educaÃÃo social à criar a possibilidade de agir contra o princÃpio da dominaÃÃo que se manifesta na sociedade administrada pelo capital. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6155application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:34Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
title O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
spellingShingle O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
JoÃo Capistrano Filho
EducaÃÃo de ResistÃncia
DialÃtica
Autonomia
Identidade
ContradiÃÃo
Education Resistance
Dialectic
Autonomy
Identity
Contradiction
COMPORTAMENTO POLITICO
title_short O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
title_full O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
title_fullStr O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
title_full_unstemmed O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
title_sort O educador e a educaÃÃo de resistÃncia sob o prisma da DialÃtica Negativa de Adorno
author JoÃo Capistrano Filho
author_facet JoÃo Capistrano Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26077787353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2479899457642563
dc.contributor.referee1.fl_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21062560353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5249588794190012
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hildemar Luiz Rech
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36373648087
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3048573722374977
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Terezinha de Castro Callado
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marly Carvalho Soares
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 05753732372
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7904274005024958
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 16527003315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2934821916252145
dc.contributor.author.fl_str_mv JoÃo Capistrano Filho
contributor_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
Hildemar Luiz Rech
Maria Terezinha de Castro Callado
Marly Carvalho Soares
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo de ResistÃncia
DialÃtica
Autonomia
Identidade
ContradiÃÃo
topic EducaÃÃo de ResistÃncia
DialÃtica
Autonomia
Identidade
ContradiÃÃo
Education Resistance
Dialectic
Autonomy
Identity
Contradiction
COMPORTAMENTO POLITICO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education Resistance
Dialectic
Autonomy
Identity
Contradiction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMPORTAMENTO POLITICO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo do presente trabalho à fazer uma reflexÃo sobre a funÃÃo do educador como protagonista de uma educaÃÃo de resistÃncia. A reflexÃo sobre a educaÃÃo de resistÃncia se pauta no modelo adorniano de pensar a realidade social sob o prisma da dialÃtica negativa. A realidade refletida pelo educador à a educaÃÃo social do sujeito que determina o seu modo de ser a partir dos primeiros contatos com a sua cultura por meio dos familiares ou por quem o cerca. A educaÃÃo de resistÃncia reflexiona a educaÃÃo social à medida que desconstrÃi a identidade do princÃpio da dominaÃÃo que subsiste na sociedade moderna atravÃs do modelo de produÃÃo capitalista. A dominaÃÃo se expressa no capitalismo tardio por meio da indÃstria cultural cujo corolÃrio à fabricar no sujeito necessidades que o leve, compulsivamente, a consumir mercadorias como um meio de inserÃÃo social. A indÃstria cultural transforma o coletivo social em instrumento de pressÃo sobre os indivÃduos. Para Adorno, ao tentar abranger todo o corpo social a indÃstria cultural age como falsa totalidade. A educaÃÃo de resistÃncia faz um mergulho dialÃtico sob a pretensÃo da indÃstria cultural em se tornar totalidade fabricando comportamentos agregados aos anÃncios de venda de mercadorias. A dialÃtica negativa atuando como suporte da educaÃÃo de resistÃncia reflexiona a aÃÃo controladora da indÃstria cultural que inibe a autonomia do sujeito e ao mesmo tempo a vende como comportamento fabricado. A educaÃÃo de resistÃncia à um modelo de educaÃÃo em que o educador insta o sujeito a ter o pensar como prÃxis à medida que se relaciona com a multiplicidade que compÃe o mundo social. Adorno entende que pensar à agir. Para a educaÃÃo de resistÃncia pensar a educaÃÃo social à criar a possibilidade de agir contra o princÃpio da dominaÃÃo que se manifesta na sociedade administrada pelo capital.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6155
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295151910551552