O Estado Como Fundamento da HistÃria em Hegel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Estado Como Fundamento da HistÃria em HegelThe State as Foundation of History in Hegel2016-07-27Konrad Christoph Utz60105681377 http://lattes.cnpq.br/0929660698674233Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563Marly Carvalho Soares05753732372http://lattes.cnpq.br/790427400502495802158786396 http://lattes.cnpq.br/0208592027764183Pedro Henrique Fontenele TelesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRVontade Estado EspÃrito Liberdade HistÃriaWill State Spirit Freedom HistoryFILOSOFIACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior nÃo hÃEste trabalho pretende discutir a ideia de Estado como fundamento da HistÃria segundo o pensamento polÃtico de Hegel (1770 - 1831), buscando sobretudo acrescentar à pesquisa de Hegel uma leitura de sua teoria do Estado sob a perspectiva de sua Filosofia da HistÃria. Para tanto, analisou-se inicialmente o alicerce conceitual do Estado hegeliano, utilizando principalmente a obra PrincÃpios Fundamentais da Filosofia do Direito (1821), constatando-se que a vontade livre à o fundamento do Direito e do Estado. Num processo dialÃtico, a vontade deixa a condiÃÃo de vontade natural, desenvolvendo-se atà alcanÃar o nÃvel da vontade livre, buscando concretizar a liberdade do EspÃrito atravÃs do aperfeiÃoamento das formas de Estado das civilizaÃÃes humanas. Realizou-se entÃo uma anÃlise detalhada desse processo, discutindo-se a superaÃÃo da vontade natural pela cultura e, em seguida, do arbÃtrio pela vontade livre. Em seguida, investigou-se as estruturas fundamentais do Estado hegeliano, destacando seu contexto histÃrico, comparando-o com o contratualismo moderno e apresentando sua relaÃÃo essencial com o espÃrito do povo. Investigou-se entÃo a obra LiÃÃes sobre a Filosofia da HistÃria (1830), analisando-se a noÃÃo hegeliana de espÃrito universal e sua relaÃÃo com o espÃrito do povo, constatando-se que a HistÃria consiste no processo de desenvolvimento da essÃncia livre do EspÃrito Universal atravÃs dos espÃritos dos povos. Observou-se que esse processo à concretizado no mundo atravÃs de uma sucessÃo de formas de Estado pertencentes aos povos do Mundo Oriental, Mundo Grego, Mundo Romano e Mundo GermÃnico. AtravÃs de todas essas investigaÃÃes, concluiu-se que o desenvolvimento do Estado, enquanto concretizaÃÃo do EspÃrito livre, à o fundamento da HistÃria.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17646application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:53Zmail@mail.com - |
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Este trabalho pretende discutir a ideia de Estado como fundamento da HistÃria segundo o pensamento polÃtico de Hegel (1770 - 1831), buscando sobretudo acrescentar à pesquisa de Hegel uma leitura de sua teoria do Estado sob a perspectiva de sua Filosofia da HistÃria. Para tanto, analisou-se inicialmente o alicerce conceitual do Estado hegeliano, utilizando principalmente a obra PrincÃpios Fundamentais da Filosofia do Direito (1821), constatando-se que a vontade livre à o fundamento do Direito e do Estado. Num processo dialÃtico, a vontade deixa a condiÃÃo de vontade natural, desenvolvendo-se atà alcanÃar o nÃvel da vontade livre, buscando concretizar a liberdade do EspÃrito atravÃs do aperfeiÃoamento das formas de Estado das civilizaÃÃes humanas. Realizou-se entÃo uma anÃlise detalhada desse processo, discutindo-se a superaÃÃo da vontade natural pela cultura e, em seguida, do arbÃtrio pela vontade livre. Em seguida, investigou-se as estruturas fundamentais do Estado hegeliano, destacando seu contexto histÃrico, comparando-o com o contratualismo moderno e apresentando sua relaÃÃo essencial com o espÃrito do povo. Investigou-se entÃo a obra LiÃÃes sobre a Filosofia da HistÃria (1830), analisando-se a noÃÃo hegeliana de espÃrito universal e sua relaÃÃo com o espÃrito do povo, constatando-se que a HistÃria consiste no processo de desenvolvimento da essÃncia livre do EspÃrito Universal atravÃs dos espÃritos dos povos. Observou-se que esse processo à concretizado no mundo atravÃs de uma sucessÃo de formas de Estado pertencentes aos povos do Mundo Oriental, Mundo Grego, Mundo Romano e Mundo GermÃnico. AtravÃs de todas essas investigaÃÃes, concluiu-se que o desenvolvimento do Estado, enquanto concretizaÃÃo do EspÃrito livre, à o fundamento da HistÃria. |
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