Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elvis de Azevedo Matos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=653
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ, foco este que se estende e se abre para a aÃÃo educativa, musical, coletivamente realizada no Coral daquela instituiÃÃo (UFC) durante o perÃodo histÃrico enfocado: de 1985 a 2005. A discussÃo aqui empreendida busca compreender as razÃes que levaram à implantaÃÃo de um projeto educacional atravÃs da montagem de uma Ãpera que contaria a HistÃria do CearÃ. Ao mesmo tempo, busca-se refletir sobre a relaÃÃo que o conhecimento musical estabelece com as elites que dele se apropriam em busca de legitimaÃÃo social, bem como as estratÃgias e possibilidades de formaÃÃo humano-musical para as pessoas oriundas das camadas menos favorecidas economicamente. O trabalho aponta para as possibilidades de uma EducaÃÃo Musical realizada atravÃs do prazer e do rigor advindos da montagem de espetÃculos de canto coral coletivamente pensados e realizados a partir do cancioneiro popular do Brasil. Assim, procura-se compreender as implicaÃÃes do Projeto Ãpera Nordestina, seus primeiros ensaios e encenaÃÃes; como tambÃm os efeitos das montagens de espetÃculos do Coral da UFC frente aos processos formativos humano-musicais das pessoas que deles participam, tomando como base a HistÃria de Vida aqui narrada.
id UFC_8c3961ab8a815161b34f7c30d9a3f868
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:741
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUm inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.A Luminous Inventory or a Invented Luminary: a human trajectory of musical development2007-06-29Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Luiz Botelho Albuquerque00200220187Dilmar Santos de Miranda03864065704Erotilde HonÃrio Silva04529685349Pedro Ipiranga JÃnior0754362388932208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Elvis de Azevedo MatosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Musical FormaÃÃo Humana Canto Coral Ãpera.Musical Education Human Formation Choir singing Opera.CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOO presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ, foco este que se estende e se abre para a aÃÃo educativa, musical, coletivamente realizada no Coral daquela instituiÃÃo (UFC) durante o perÃodo histÃrico enfocado: de 1985 a 2005. A discussÃo aqui empreendida busca compreender as razÃes que levaram à implantaÃÃo de um projeto educacional atravÃs da montagem de uma Ãpera que contaria a HistÃria do CearÃ. Ao mesmo tempo, busca-se refletir sobre a relaÃÃo que o conhecimento musical estabelece com as elites que dele se apropriam em busca de legitimaÃÃo social, bem como as estratÃgias e possibilidades de formaÃÃo humano-musical para as pessoas oriundas das camadas menos favorecidas economicamente. O trabalho aponta para as possibilidades de uma EducaÃÃo Musical realizada atravÃs do prazer e do rigor advindos da montagem de espetÃculos de canto coral coletivamente pensados e realizados a partir do cancioneiro popular do Brasil. Assim, procura-se compreender as implicaÃÃes do Projeto Ãpera Nordestina, seus primeiros ensaios e encenaÃÃes; como tambÃm os efeitos das montagens de espetÃculos do Coral da UFC frente aos processos formativos humano-musicais das pessoas que deles participam, tomando como base a HistÃria de Vida aqui narrada.The present research work, elaborated as a narrative of personal development contextualizes and discusses the possibilities of Musical Education that were forged from the decade of nineteen eighty in the city of Fortaleza, state: CearÃ, Brazil. The inicial focus of the work is the Opera Project introduced at the Federal University of Cearà (UFC); a focus that is extended and opened to the educational and musical action carried out collectively through the choir of this institution â Coral da UFC â during the historical period on which this research centers: 1985â2005. The discussion undertaken here seeks to understand the reasons that led to the introduction of an educational project through setting up an opera that would tell the history of CearÃ. At the same time we seek to reflect on the relation that musical knowledge establishes with the elites who take possession of it in order to get social status, as well as the strategies and possibilities of human and musical education for persons originating from economically less favored strata. The research work points out the possibilities of a musical education that is carried out through the pleasure and rigor coming from setting up spectacles of choir singing which are collectively conceived and realized from the body of popular Brazilian songs. Thus, we seek to understand the implications of the Opera Project, its first rehearsals and stagings, as well as the implications of setting up the spectacles of the Coral da UFC, in front of the processes of human-musical education experienced by the spectacle participants, choosing as basis for these reflections the life story narrated here.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=653application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A Luminous Inventory or a Invented Luminary: a human trajectory of musical development
title Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
spellingShingle Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
Elvis de Azevedo Matos
EducaÃÃo Musical
FormaÃÃo Humana
Canto Coral
Ãpera.
Musical Education
Human Formation
Choir singing
Opera.
CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
title_short Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
title_full Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
title_fullStr Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
title_full_unstemmed Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
title_sort Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
author Elvis de Azevedo Matos
author_facet Elvis de Azevedo Matos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dilmar Santos de Miranda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03864065704
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Erotilde HonÃrio Silva
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 04529685349
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pedro Ipiranga JÃnior
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 07543623889
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 32208677315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9261280061942293
dc.contributor.author.fl_str_mv Elvis de Azevedo Matos
contributor_str_mv Ana Maria Iorio Dias
Luiz Botelho Albuquerque
Dilmar Santos de Miranda
Erotilde HonÃrio Silva
Pedro Ipiranga JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Musical
FormaÃÃo Humana
Canto Coral
Ãpera.
topic EducaÃÃo Musical
FormaÃÃo Humana
Canto Coral
Ãpera.
Musical Education
Human Formation
Choir singing
Opera.
CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical Education
Human Formation
Choir singing
Opera.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ, foco este que se estende e se abre para a aÃÃo educativa, musical, coletivamente realizada no Coral daquela instituiÃÃo (UFC) durante o perÃodo histÃrico enfocado: de 1985 a 2005. A discussÃo aqui empreendida busca compreender as razÃes que levaram à implantaÃÃo de um projeto educacional atravÃs da montagem de uma Ãpera que contaria a HistÃria do CearÃ. Ao mesmo tempo, busca-se refletir sobre a relaÃÃo que o conhecimento musical estabelece com as elites que dele se apropriam em busca de legitimaÃÃo social, bem como as estratÃgias e possibilidades de formaÃÃo humano-musical para as pessoas oriundas das camadas menos favorecidas economicamente. O trabalho aponta para as possibilidades de uma EducaÃÃo Musical realizada atravÃs do prazer e do rigor advindos da montagem de espetÃculos de canto coral coletivamente pensados e realizados a partir do cancioneiro popular do Brasil. Assim, procura-se compreender as implicaÃÃes do Projeto Ãpera Nordestina, seus primeiros ensaios e encenaÃÃes; como tambÃm os efeitos das montagens de espetÃculos do Coral da UFC frente aos processos formativos humano-musicais das pessoas que deles participam, tomando como base a HistÃria de Vida aqui narrada.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present research work, elaborated as a narrative of personal development contextualizes and discusses the possibilities of Musical Education that were forged from the decade of nineteen eighty in the city of Fortaleza, state: CearÃ, Brazil. The inicial focus of the work is the Opera Project introduced at the Federal University of Cearà (UFC); a focus that is extended and opened to the educational and musical action carried out collectively through the choir of this institution â Coral da UFC â during the historical period on which this research centers: 1985â2005. The discussion undertaken here seeks to understand the reasons that led to the introduction of an educational project through setting up an opera that would tell the history of CearÃ. At the same time we seek to reflect on the relation that musical knowledge establishes with the elites who take possession of it in order to get social status, as well as the strategies and possibilities of human and musical education for persons originating from economically less favored strata. The research work points out the possibilities of a musical education that is carried out through the pleasure and rigor coming from setting up spectacles of choir singing which are collectively conceived and realized from the body of popular Brazilian songs. Thus, we seek to understand the implications of the Opera Project, its first rehearsals and stagings, as well as the implications of setting up the spectacles of the Coral da UFC, in front of the processes of human-musical education experienced by the spectacle participants, choosing as basis for these reflections the life story narrated here.
description O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ, foco este que se estende e se abre para a aÃÃo educativa, musical, coletivamente realizada no Coral daquela instituiÃÃo (UFC) durante o perÃodo histÃrico enfocado: de 1985 a 2005. A discussÃo aqui empreendida busca compreender as razÃes que levaram à implantaÃÃo de um projeto educacional atravÃs da montagem de uma Ãpera que contaria a HistÃria do CearÃ. Ao mesmo tempo, busca-se refletir sobre a relaÃÃo que o conhecimento musical estabelece com as elites que dele se apropriam em busca de legitimaÃÃo social, bem como as estratÃgias e possibilidades de formaÃÃo humano-musical para as pessoas oriundas das camadas menos favorecidas economicamente. O trabalho aponta para as possibilidades de uma EducaÃÃo Musical realizada atravÃs do prazer e do rigor advindos da montagem de espetÃculos de canto coral coletivamente pensados e realizados a partir do cancioneiro popular do Brasil. Assim, procura-se compreender as implicaÃÃes do Projeto Ãpera Nordestina, seus primeiros ensaios e encenaÃÃes; como tambÃm os efeitos das montagens de espetÃculos do Coral da UFC frente aos processos formativos humano-musicais das pessoas que deles participam, tomando como base a HistÃria de Vida aqui narrada.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=653
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295116496994304