Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635 |
Resumo: | O presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo. |
id |
UFC_9f19e098fd0ddcf92e3a51d2447ecef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10202 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTimorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia Timorese students at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab): meetings and disagreements of an experience2015-10-23Bernadete de Lourdes Ramos Beserra20562500472 http://lattes.cnpq.br/3149343269971223Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Carla Susana Alem Abrantes92052800620http://lattes.cnpq.br/953799215160265801377247309http://lattes.cnpq.br/1588644850304644Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRUnilab IntegraÃÃo CooperaÃÃo Internacional Timor-LesteUnilab Integration International Cooperation East Timor EDUCACAOO presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo.This essay analyses the integration process of students coming from East Timor to study at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), from the perspective of the relationship between these students and the administrative and educational head of the university. It was verified that, besides the difficulties and challenges of any experience in a new country, this group had to deal with bureaucratic problems arising from the lack of consensus between the two parties regarding the implementation of the cooperation agreement between the university and the Timorese government. It is important to highlight this conflict to understand how the process of admission and residence of those students happens in the Institution; getting to understand also the continuity of relations between the Unilab and the Timor-Leste government. Through field research, it was possible to realize the strength of this group, that even in an environment where the African component is privileged, put into evidence the institutional thinking and the weaknesses of the university in relation to: a) meeting the demands of foreign students (in this case of the East Timor students); and b)the maintenance of international agreements. Throughout this work, besides the analysis of the integration process from the perspective of the relationship between East Timorese students and the administrative and educational head of the university; we observed how these students are involved in the academic life, that despite the differences, and the economic issue is just one of them, live together and interact spontaneously with other students of the institution.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:56Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Timorese students at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab): meetings and disagreements of an experience |
title |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia |
spellingShingle |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre Unilab IntegraÃÃo CooperaÃÃo Internacional Timor-Leste Unilab Integration International Cooperation East Timor EDUCACAO |
title_short |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia |
title_full |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia |
title_fullStr |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia |
title_full_unstemmed |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia |
title_sort |
Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia |
author |
Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre |
author_facet |
Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernadete de Lourdes Ramos Beserra |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
20562500472 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3149343269971223 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alcides Fernando Gussi |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
05728385818 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7306722117822350 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carla Susana Alem Abrantes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
92052800620 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9537992151602658 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01377247309 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1588644850304644 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre |
contributor_str_mv |
Bernadete de Lourdes Ramos Beserra Alcides Fernando Gussi Carla Susana Alem Abrantes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Unilab IntegraÃÃo CooperaÃÃo Internacional Timor-Leste |
topic |
Unilab IntegraÃÃo CooperaÃÃo Internacional Timor-Leste Unilab Integration International Cooperation East Timor EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Unilab Integration International Cooperation East Timor |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This essay analyses the integration process of students coming from East Timor to study at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), from the perspective of the relationship between these students and the administrative and educational head of the university. It was verified that, besides the difficulties and challenges of any experience in a new country, this group had to deal with bureaucratic problems arising from the lack of consensus between the two parties regarding the implementation of the cooperation agreement between the university and the Timorese government. It is important to highlight this conflict to understand how the process of admission and residence of those students happens in the Institution; getting to understand also the continuity of relations between the Unilab and the Timor-Leste government. Through field research, it was possible to realize the strength of this group, that even in an environment where the African component is privileged, put into evidence the institutional thinking and the weaknesses of the university in relation to: a) meeting the demands of foreign students (in this case of the East Timor students); and b)the maintenance of international agreements. Throughout this work, besides the analysis of the integration process from the perspective of the relationship between East Timorese students and the administrative and educational head of the university; we observed how these students are involved in the academic life, that despite the differences, and the economic issue is just one of them, live together and interact spontaneously with other students of the institution. |
description |
O presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295225351766016 |