DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Poennia Gadelha Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_a87bbec28b8de6b9a2ee6b125f426ca0
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13002
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade2019-12-00Tania Vicente Viana4608679031002242994336http://lattes.cnpq.br/5712465422609799Carla Poennia Gadelha SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDiÃrio de aula Sistema prisional AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem DiÃrio PedagÃgico EducaÃÃo de Jovens e Adultos EducaÃÃo de preso PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem Processo de Ensino-AprendizagemClassroom journal Prison Evaluation of teaching and learningEDUCACAOnÃo hÃO objetivo geral da tese à investigar o modo como professores e alunos privados de liberdade narram as experiÃncias referentes à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem mediante a escrita de diÃrios de aula. Especificamente, tenciona-se: i) descrever os significados atribuÃdos pelos alunos à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem por meio da escrita de diÃrios de aula; ii) identificar os dilemas docentes sobre a avaliaÃÃo da aprendizagem narrados nos diÃrios de aula; e iii) expor as mudanÃas de compreensÃo dos professores relacionadas à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem durante a experiÃncia com o uso pedagÃgico do diÃrio de aula. Esses objetivos, quando atingidos, dÃo suporte à defesa da tese de que a escrita do diÃrio de aula favorece a sistematizaÃÃo sobre as prÃticas avaliativas, contribuindo para a realizaÃÃo de uma avaliaÃÃo comprometida com a qualidade do desenvolvimento do aluno e do professor, na medida em que ela mesma jà à um processo de reflexÃo sobre o ensinar e o aprender. Isto Ã, a escrita do diÃrio tem o potencial de oferecer subsÃdios para que os docentes entendam como e quando avaliam, o que mais valorizam, o que os discentes sentem e pensam sobre a sua forma de avaliar; e, assim, pode impulsionar o redimensionamento do planejamento pedagÃgico a respeito da avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se ancorou nos trabalhos de PorlÃn (1987) e Zabalza (2004) sobre o uso reflexivo do diÃrio de aula para melhorar a prÃtica docente e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, investiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa e colaborativa, na forma de estudo de caso. Compuseram o palco da pesquisa as salas de aula da EEFM AloÃsio Leo Arlindo Lorscheider. A amostra foi composta por 72 sujeitos, sendo 62 alunos privados de liberdade e 10 professores. Foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, a anÃlise de documentos e a sessÃo reflexiva. Os resultados apontaram que os diÃrios de aula se constituÃram tambÃm em registros avaliativos para os professores e nÃo apenas em registros reflexivos sobre as prÃticas, pois foram utilizados, muitas vezes, para colocar suas observaÃÃes a respeito dos alunos e de suas aprendizagens. Pelo carÃter reflexivo e catÃrtico, os professores e os alunos expuseram nos diÃrios nÃo apenas elementos do universo educacional, mas de suas histÃrias de vida. Todos os docentes participantes da pesquisa revelaram mudanÃas de concepÃÃes sobre a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem ao longo do uso pedagÃgico do diÃrio de aula. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-26T15:44:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
title DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
spellingShingle DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
Carla Poennia Gadelha Soares
DiÃrio de aula
Sistema prisional
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
DiÃrio PedagÃgico
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
EducaÃÃo de preso
PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais
PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
Classroom journal
Prison
Evaluation of teaching and learning
EDUCACAO
title_short DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
title_full DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
title_fullStr DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
title_full_unstemmed DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
title_sort DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
author Carla Poennia Gadelha Soares
author_facet Carla Poennia Gadelha Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02242994336
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5712465422609799
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Poennia Gadelha Soares
contributor_str_mv Tania Vicente Viana
dc.subject.por.fl_str_mv DiÃrio de aula
Sistema prisional
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
DiÃrio PedagÃgico
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
EducaÃÃo de preso
PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais
PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic DiÃrio de aula
Sistema prisional
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
DiÃrio PedagÃgico
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
EducaÃÃo de preso
PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais
PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
Classroom journal
Prison
Evaluation of teaching and learning
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Classroom journal
Prison
Evaluation of teaching and learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo geral da tese à investigar o modo como professores e alunos privados de liberdade narram as experiÃncias referentes à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem mediante a escrita de diÃrios de aula. Especificamente, tenciona-se: i) descrever os significados atribuÃdos pelos alunos à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem por meio da escrita de diÃrios de aula; ii) identificar os dilemas docentes sobre a avaliaÃÃo da aprendizagem narrados nos diÃrios de aula; e iii) expor as mudanÃas de compreensÃo dos professores relacionadas à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem durante a experiÃncia com o uso pedagÃgico do diÃrio de aula. Esses objetivos, quando atingidos, dÃo suporte à defesa da tese de que a escrita do diÃrio de aula favorece a sistematizaÃÃo sobre as prÃticas avaliativas, contribuindo para a realizaÃÃo de uma avaliaÃÃo comprometida com a qualidade do desenvolvimento do aluno e do professor, na medida em que ela mesma jà à um processo de reflexÃo sobre o ensinar e o aprender. Isto Ã, a escrita do diÃrio tem o potencial de oferecer subsÃdios para que os docentes entendam como e quando avaliam, o que mais valorizam, o que os discentes sentem e pensam sobre a sua forma de avaliar; e, assim, pode impulsionar o redimensionamento do planejamento pedagÃgico a respeito da avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se ancorou nos trabalhos de PorlÃn (1987) e Zabalza (2004) sobre o uso reflexivo do diÃrio de aula para melhorar a prÃtica docente e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, investiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa e colaborativa, na forma de estudo de caso. Compuseram o palco da pesquisa as salas de aula da EEFM AloÃsio Leo Arlindo Lorscheider. A amostra foi composta por 72 sujeitos, sendo 62 alunos privados de liberdade e 10 professores. Foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, a anÃlise de documentos e a sessÃo reflexiva. Os resultados apontaram que os diÃrios de aula se constituÃram tambÃm em registros avaliativos para os professores e nÃo apenas em registros reflexivos sobre as prÃticas, pois foram utilizados, muitas vezes, para colocar suas observaÃÃes a respeito dos alunos e de suas aprendizagens. Pelo carÃter reflexivo e catÃrtico, os professores e os alunos expuseram nos diÃrios nÃo apenas elementos do universo educacional, mas de suas histÃrias de vida. Todos os docentes participantes da pesquisa revelaram mudanÃas de concepÃÃes sobre a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem ao longo do uso pedagÃgico do diÃrio de aula.
description nÃo hÃ
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350588440576