DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_a87bbec28b8de6b9a2ee6b125f426ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13002 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade2019-12-00Tania Vicente Viana4608679031002242994336http://lattes.cnpq.br/5712465422609799Carla Poennia Gadelha SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDiÃrio de aula Sistema prisional AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem DiÃrio PedagÃgico EducaÃÃo de Jovens e Adultos EducaÃÃo de preso PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem Processo de Ensino-AprendizagemClassroom journal Prison Evaluation of teaching and learningEDUCACAOnÃo hÃO objetivo geral da tese à investigar o modo como professores e alunos privados de liberdade narram as experiÃncias referentes à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem mediante a escrita de diÃrios de aula. Especificamente, tenciona-se: i) descrever os significados atribuÃdos pelos alunos à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem por meio da escrita de diÃrios de aula; ii) identificar os dilemas docentes sobre a avaliaÃÃo da aprendizagem narrados nos diÃrios de aula; e iii) expor as mudanÃas de compreensÃo dos professores relacionadas à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem durante a experiÃncia com o uso pedagÃgico do diÃrio de aula. Esses objetivos, quando atingidos, dÃo suporte à defesa da tese de que a escrita do diÃrio de aula favorece a sistematizaÃÃo sobre as prÃticas avaliativas, contribuindo para a realizaÃÃo de uma avaliaÃÃo comprometida com a qualidade do desenvolvimento do aluno e do professor, na medida em que ela mesma jà à um processo de reflexÃo sobre o ensinar e o aprender. Isto Ã, a escrita do diÃrio tem o potencial de oferecer subsÃdios para que os docentes entendam como e quando avaliam, o que mais valorizam, o que os discentes sentem e pensam sobre a sua forma de avaliar; e, assim, pode impulsionar o redimensionamento do planejamento pedagÃgico a respeito da avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se ancorou nos trabalhos de PorlÃn (1987) e Zabalza (2004) sobre o uso reflexivo do diÃrio de aula para melhorar a prÃtica docente e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, investiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa e colaborativa, na forma de estudo de caso. Compuseram o palco da pesquisa as salas de aula da EEFM AloÃsio Leo Arlindo Lorscheider. A amostra foi composta por 72 sujeitos, sendo 62 alunos privados de liberdade e 10 professores. Foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, a anÃlise de documentos e a sessÃo reflexiva. Os resultados apontaram que os diÃrios de aula se constituÃram tambÃm em registros avaliativos para os professores e nÃo apenas em registros reflexivos sobre as prÃticas, pois foram utilizados, muitas vezes, para colocar suas observaÃÃes a respeito dos alunos e de suas aprendizagens. Pelo carÃter reflexivo e catÃrtico, os professores e os alunos expuseram nos diÃrios nÃo apenas elementos do universo educacional, mas de suas histÃrias de vida. Todos os docentes participantes da pesquisa revelaram mudanÃas de concepÃÃes sobre a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem ao longo do uso pedagÃgico do diÃrio de aula. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-26T15:44:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade |
title |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade |
spellingShingle |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade Carla Poennia Gadelha Soares DiÃrio de aula Sistema prisional AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem DiÃrio PedagÃgico EducaÃÃo de Jovens e Adultos EducaÃÃo de preso PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem Processo de Ensino-Aprendizagem Classroom journal Prison Evaluation of teaching and learning EDUCACAO |
title_short |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade |
title_full |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade |
title_fullStr |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade |
title_full_unstemmed |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade |
title_sort |
DiÃrio de aula: registros do (re)pensar docente a respeito da avaliaÃÃo de ensino-aprendizagem no contexto de privaÃÃo de liberdade |
author |
Carla Poennia Gadelha Soares |
author_facet |
Carla Poennia Gadelha Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tania Vicente Viana |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
46086790310 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02242994336 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5712465422609799 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carla Poennia Gadelha Soares |
contributor_str_mv |
Tania Vicente Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DiÃrio de aula Sistema prisional AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem DiÃrio PedagÃgico EducaÃÃo de Jovens e Adultos EducaÃÃo de preso PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem Processo de Ensino-Aprendizagem |
topic |
DiÃrio de aula Sistema prisional AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem DiÃrio PedagÃgico EducaÃÃo de Jovens e Adultos EducaÃÃo de preso PopulaÃÃo CarcerÃria â aspectos educacionais PopulaÃÃo CarcerÃria â Processo de Ensino-Aprendizagem Processo de Ensino-Aprendizagem Classroom journal Prison Evaluation of teaching and learning EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Classroom journal Prison Evaluation of teaching and learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo geral da tese à investigar o modo como professores e alunos privados de liberdade narram as experiÃncias referentes à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem mediante a escrita de diÃrios de aula. Especificamente, tenciona-se: i) descrever os significados atribuÃdos pelos alunos à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem por meio da escrita de diÃrios de aula; ii) identificar os dilemas docentes sobre a avaliaÃÃo da aprendizagem narrados nos diÃrios de aula; e iii) expor as mudanÃas de compreensÃo dos professores relacionadas à avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem durante a experiÃncia com o uso pedagÃgico do diÃrio de aula. Esses objetivos, quando atingidos, dÃo suporte à defesa da tese de que a escrita do diÃrio de aula favorece a sistematizaÃÃo sobre as prÃticas avaliativas, contribuindo para a realizaÃÃo de uma avaliaÃÃo comprometida com a qualidade do desenvolvimento do aluno e do professor, na medida em que ela mesma jà à um processo de reflexÃo sobre o ensinar e o aprender. Isto Ã, a escrita do diÃrio tem o potencial de oferecer subsÃdios para que os docentes entendam como e quando avaliam, o que mais valorizam, o que os discentes sentem e pensam sobre a sua forma de avaliar; e, assim, pode impulsionar o redimensionamento do planejamento pedagÃgico a respeito da avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se ancorou nos trabalhos de PorlÃn (1987) e Zabalza (2004) sobre o uso reflexivo do diÃrio de aula para melhorar a prÃtica docente e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, investiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa e colaborativa, na forma de estudo de caso. Compuseram o palco da pesquisa as salas de aula da EEFM AloÃsio Leo Arlindo Lorscheider. A amostra foi composta por 72 sujeitos, sendo 62 alunos privados de liberdade e 10 professores. Foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, a anÃlise de documentos e a sessÃo reflexiva. Os resultados apontaram que os diÃrios de aula se constituÃram tambÃm em registros avaliativos para os professores e nÃo apenas em registros reflexivos sobre as prÃticas, pois foram utilizados, muitas vezes, para colocar suas observaÃÃes a respeito dos alunos e de suas aprendizagens. Pelo carÃter reflexivo e catÃrtico, os professores e os alunos expuseram nos diÃrios nÃo apenas elementos do universo educacional, mas de suas histÃrias de vida. Todos os docentes participantes da pesquisa revelaram mudanÃas de concepÃÃes sobre a avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem ao longo do uso pedagÃgico do diÃrio de aula. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350588440576 |