Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorivaldo Alves Salustiano
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12250
Resumo: Este estudo investigou as estratÃgias de mediaÃÃo pedagÃgica e produÃÃo textual desenvolvidas em um jornal escolar concebido como atividade de linguagem capaz de preservar a significaÃÃo e funcionalidade que caracterizam os usos sociais da lÃngua escrita. Foi desenvolvido sob a forma de uma Pesquisa-IntervenÃÃo fundamentada na Teoria da Atividade, de Leontiev, e em concepÃÃes enunciativo-interacionista de linguagem e de ensino de lÃngua materna. A anÃlise dos dados evidenciou que nos casos em que as estratÃgias de leitura e produÃÃo textual se fundamentaram nas concepÃÃes de jornal escolar como recurso didÃtico (a ser explorado apÃs a publicaÃÃo) e de escrita como transmissÃo do pensamento ou meio de comunicaÃÃo, predominou um enfoque normativo no ensino da lÃngua, com Ãnfase em conteÃdos relativos à ortografia e gramÃtica. A preponderÃncia da dimensÃo normativa converteu a leitura e a produÃÃo textual em atividades cujos motivos e finalidades consistiam em sua prÃpria realizaÃÃo enquanto atividades didÃticas, distanciando-se de suas funÃÃes sociais. Por outro lado, a adoÃÃo de uma concepÃÃo enunciativo-interacionista de linguagem e de jornal escolar como atividade discursiva, proporcionaram condiÃÃes favorÃveis à transposiÃÃo da significaÃÃo e funcionalidade caracterÃsticas dos usos sociais da lÃngua escrita para o contexto do ensino-aprendizagem de leitura e produÃÃo textual na escola. Dessa forma, a produÃÃo do jornal como atividade socialmente significativa constituiu tanto os motivos quanto as condiÃÃo necessÃrias à compreensÃo das aÃÃes metalinguÃsticas e processos discursivos subjacentes à leitura e produÃÃo dos gÃneros jornalÃsticos. A anÃlise dos motivos, aÃÃes e operaÃÃes que configuraram a produÃÃo do jornal ora como recurso didÃtico, ora como atividade discursiva evidenciou as condiÃÃes que produzem tanto a artificializaÃÃo dos processos de ensino e aprendizagem quanto a significaÃÃo e funcionalidade da lÃngua escrita como prÃtica social. Este conhecimento contribui de forma significativa para a compreensÃo das condiÃÃes que devem ser observadas para a produÃÃo e implementaÃÃo de metodologias de ensino de lÃngua materna e formaÃÃo de leitores capazes de responder aos desafios fundamentais da escolaridade brasileira contemporÃnea.
id UFC_aa4c2d9e86f7811018c9755a243e6d1b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8371
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua maternaBetween the lines of news: school newspaper as teaching-learning mediating factor of the mother tongue2006-04-06Rita Vieira de Figueiredo43833586400Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 SÃlvia Roberta da Mota Rocha56990499400Jean-Robert Poulin60113825331Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins7408926976851581019491http://lattes.cnpq.br/7402127637978502Dorivaldo Alves SalustianoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJornal escolar Ensino de produÃÃo textual MediaÃÃo pedagÃgica Pesquisa-IntervenÃÃo Teoria da AtividadeSchool newspaper Teaching of writing Pedagogical mediation Intervention Research Activity TheoryEDUCACAOEste estudo investigou as estratÃgias de mediaÃÃo pedagÃgica e produÃÃo textual desenvolvidas em um jornal escolar concebido como atividade de linguagem capaz de preservar a significaÃÃo e funcionalidade que caracterizam os usos sociais da lÃngua escrita. Foi desenvolvido sob a forma de uma Pesquisa-IntervenÃÃo fundamentada na Teoria da Atividade, de Leontiev, e em concepÃÃes enunciativo-interacionista de linguagem e de ensino de lÃngua materna. A anÃlise dos dados evidenciou que nos casos em que as estratÃgias de leitura e produÃÃo textual se fundamentaram nas concepÃÃes de jornal escolar como recurso didÃtico (a ser explorado apÃs a publicaÃÃo) e de escrita como transmissÃo do pensamento ou meio de comunicaÃÃo, predominou um enfoque normativo no ensino da lÃngua, com Ãnfase em conteÃdos relativos à ortografia e gramÃtica. A preponderÃncia da dimensÃo normativa converteu a leitura e a produÃÃo textual em atividades cujos motivos e finalidades consistiam em sua prÃpria realizaÃÃo enquanto atividades didÃticas, distanciando-se de suas funÃÃes sociais. Por outro lado, a adoÃÃo de uma concepÃÃo enunciativo-interacionista de linguagem e de jornal escolar como atividade discursiva, proporcionaram condiÃÃes favorÃveis à transposiÃÃo da significaÃÃo e funcionalidade caracterÃsticas dos usos sociais da lÃngua escrita para o contexto do ensino-aprendizagem de leitura e produÃÃo textual na escola. Dessa forma, a produÃÃo do jornal como atividade socialmente significativa constituiu tanto os motivos quanto as condiÃÃo necessÃrias à compreensÃo das aÃÃes metalinguÃsticas e processos discursivos subjacentes à leitura e produÃÃo dos gÃneros jornalÃsticos. A anÃlise dos motivos, aÃÃes e operaÃÃes que configuraram a produÃÃo do jornal ora como recurso didÃtico, ora como atividade discursiva evidenciou as condiÃÃes que produzem tanto a artificializaÃÃo dos processos de ensino e aprendizagem quanto a significaÃÃo e funcionalidade da lÃngua escrita como prÃtica social. Este conhecimento contribui de forma significativa para a compreensÃo das condiÃÃes que devem ser observadas para a produÃÃo e implementaÃÃo de metodologias de ensino de lÃngua materna e formaÃÃo de leitores capazes de responder aos desafios fundamentais da escolaridade brasileira contemporÃnea.This study investigated the strategies of pedagogical mediation and textual production developed in a school newspaper designed as a language activity to be capable of preserving the meaning and function that characterize the social uses of written language. It was developed in the form of an Intervention Research based on the Activity Theory of Leontiev, and on enunciative interactionist conceptions of language and mother tongue teaching. Data analysis laid bare that in cases where the reading strategies and text production were based on the conceptions of the school newspaper as a teaching resource (to be explored subsequent to publication) and writing as transmission of thought or as a means of communication, a normative approach in language teaching predominated, emphasizing content relative to spelling and grammar. This emphasis on the normative dimension has converted reading and textual production in activities whose motives and purposes were their own achievement while teaching activity, distinguishing them from their social functions. On the other hand, the adoption of a declarative interactionist conception of language and of school newspaper as a discursive activity, provided for favorable conditions to the transposition of meaning and functionality characteristics of the social uses of written language to the context of school teaching and learning of reading and textual production. Therefore, the production of the newspaper as meaningful social language activity established both the necessary conditions and reasons for the understanding of the underlying discursive processes and metalinguistic actions for the reading and production of journalistic genres. The analysis of the motives, actions, and operations that configured the production of the newspaper either as teaching resource, or as discursive activity, evidenced the conditions that produce both the artificiality of the teaching-learning processes and the significance and function of written language as a social practice. This knowledge significantly contributes to the understanding of the conditions that must be met for the production and implementation of written language teaching methodologies capable of responding to the key challenges of readerâs formation in the contemporary Brazilian education.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12250application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:26Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between the lines of news: school newspaper as teaching-learning mediating factor of the mother tongue
title Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
spellingShingle Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
Dorivaldo Alves Salustiano
Jornal escolar
Ensino de produÃÃo textual
MediaÃÃo pedagÃgica
Pesquisa-IntervenÃÃo
Teoria da Atividade
School newspaper
Teaching of writing
Pedagogical mediation
Intervention Research
Activity Theory
EDUCACAO
title_short Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
title_full Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
title_fullStr Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
title_full_unstemmed Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
title_sort Nas entrelinhas da notÃcia: jornal escolar como mediador do ensino-aprendizagem da lÃngua materna
author Dorivaldo Alves Salustiano
author_facet Dorivaldo Alves Salustiano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita Vieira de Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 43833586400
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SÃlvia Roberta da Mota Rocha
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 56990499400
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jean-Robert Poulin
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 60113825331
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 51581019491
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7402127637978502
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorivaldo Alves Salustiano
contributor_str_mv Rita Vieira de Figueiredo
Ana Maria Iorio Dias
SÃlvia Roberta da Mota Rocha
Jean-Robert Poulin
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal escolar
Ensino de produÃÃo textual
MediaÃÃo pedagÃgica
Pesquisa-IntervenÃÃo
Teoria da Atividade
topic Jornal escolar
Ensino de produÃÃo textual
MediaÃÃo pedagÃgica
Pesquisa-IntervenÃÃo
Teoria da Atividade
School newspaper
Teaching of writing
Pedagogical mediation
Intervention Research
Activity Theory
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv School newspaper
Teaching of writing
Pedagogical mediation
Intervention Research
Activity Theory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo investigou as estratÃgias de mediaÃÃo pedagÃgica e produÃÃo textual desenvolvidas em um jornal escolar concebido como atividade de linguagem capaz de preservar a significaÃÃo e funcionalidade que caracterizam os usos sociais da lÃngua escrita. Foi desenvolvido sob a forma de uma Pesquisa-IntervenÃÃo fundamentada na Teoria da Atividade, de Leontiev, e em concepÃÃes enunciativo-interacionista de linguagem e de ensino de lÃngua materna. A anÃlise dos dados evidenciou que nos casos em que as estratÃgias de leitura e produÃÃo textual se fundamentaram nas concepÃÃes de jornal escolar como recurso didÃtico (a ser explorado apÃs a publicaÃÃo) e de escrita como transmissÃo do pensamento ou meio de comunicaÃÃo, predominou um enfoque normativo no ensino da lÃngua, com Ãnfase em conteÃdos relativos à ortografia e gramÃtica. A preponderÃncia da dimensÃo normativa converteu a leitura e a produÃÃo textual em atividades cujos motivos e finalidades consistiam em sua prÃpria realizaÃÃo enquanto atividades didÃticas, distanciando-se de suas funÃÃes sociais. Por outro lado, a adoÃÃo de uma concepÃÃo enunciativo-interacionista de linguagem e de jornal escolar como atividade discursiva, proporcionaram condiÃÃes favorÃveis à transposiÃÃo da significaÃÃo e funcionalidade caracterÃsticas dos usos sociais da lÃngua escrita para o contexto do ensino-aprendizagem de leitura e produÃÃo textual na escola. Dessa forma, a produÃÃo do jornal como atividade socialmente significativa constituiu tanto os motivos quanto as condiÃÃo necessÃrias à compreensÃo das aÃÃes metalinguÃsticas e processos discursivos subjacentes à leitura e produÃÃo dos gÃneros jornalÃsticos. A anÃlise dos motivos, aÃÃes e operaÃÃes que configuraram a produÃÃo do jornal ora como recurso didÃtico, ora como atividade discursiva evidenciou as condiÃÃes que produzem tanto a artificializaÃÃo dos processos de ensino e aprendizagem quanto a significaÃÃo e funcionalidade da lÃngua escrita como prÃtica social. Este conhecimento contribui de forma significativa para a compreensÃo das condiÃÃes que devem ser observadas para a produÃÃo e implementaÃÃo de metodologias de ensino de lÃngua materna e formaÃÃo de leitores capazes de responder aos desafios fundamentais da escolaridade brasileira contemporÃnea.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study investigated the strategies of pedagogical mediation and textual production developed in a school newspaper designed as a language activity to be capable of preserving the meaning and function that characterize the social uses of written language. It was developed in the form of an Intervention Research based on the Activity Theory of Leontiev, and on enunciative interactionist conceptions of language and mother tongue teaching. Data analysis laid bare that in cases where the reading strategies and text production were based on the conceptions of the school newspaper as a teaching resource (to be explored subsequent to publication) and writing as transmission of thought or as a means of communication, a normative approach in language teaching predominated, emphasizing content relative to spelling and grammar. This emphasis on the normative dimension has converted reading and textual production in activities whose motives and purposes were their own achievement while teaching activity, distinguishing them from their social functions. On the other hand, the adoption of a declarative interactionist conception of language and of school newspaper as a discursive activity, provided for favorable conditions to the transposition of meaning and functionality characteristics of the social uses of written language to the context of school teaching and learning of reading and textual production. Therefore, the production of the newspaper as meaningful social language activity established both the necessary conditions and reasons for the understanding of the underlying discursive processes and metalinguistic actions for the reading and production of journalistic genres. The analysis of the motives, actions, and operations that configured the production of the newspaper either as teaching resource, or as discursive activity, evidenced the conditions that produce both the artificiality of the teaching-learning processes and the significance and function of written language as a social practice. This knowledge significantly contributes to the understanding of the conditions that must be met for the production and implementation of written language teaching methodologies capable of responding to the key challenges of readerâs formation in the contemporary Brazilian education.
description Este estudo investigou as estratÃgias de mediaÃÃo pedagÃgica e produÃÃo textual desenvolvidas em um jornal escolar concebido como atividade de linguagem capaz de preservar a significaÃÃo e funcionalidade que caracterizam os usos sociais da lÃngua escrita. Foi desenvolvido sob a forma de uma Pesquisa-IntervenÃÃo fundamentada na Teoria da Atividade, de Leontiev, e em concepÃÃes enunciativo-interacionista de linguagem e de ensino de lÃngua materna. A anÃlise dos dados evidenciou que nos casos em que as estratÃgias de leitura e produÃÃo textual se fundamentaram nas concepÃÃes de jornal escolar como recurso didÃtico (a ser explorado apÃs a publicaÃÃo) e de escrita como transmissÃo do pensamento ou meio de comunicaÃÃo, predominou um enfoque normativo no ensino da lÃngua, com Ãnfase em conteÃdos relativos à ortografia e gramÃtica. A preponderÃncia da dimensÃo normativa converteu a leitura e a produÃÃo textual em atividades cujos motivos e finalidades consistiam em sua prÃpria realizaÃÃo enquanto atividades didÃticas, distanciando-se de suas funÃÃes sociais. Por outro lado, a adoÃÃo de uma concepÃÃo enunciativo-interacionista de linguagem e de jornal escolar como atividade discursiva, proporcionaram condiÃÃes favorÃveis à transposiÃÃo da significaÃÃo e funcionalidade caracterÃsticas dos usos sociais da lÃngua escrita para o contexto do ensino-aprendizagem de leitura e produÃÃo textual na escola. Dessa forma, a produÃÃo do jornal como atividade socialmente significativa constituiu tanto os motivos quanto as condiÃÃo necessÃrias à compreensÃo das aÃÃes metalinguÃsticas e processos discursivos subjacentes à leitura e produÃÃo dos gÃneros jornalÃsticos. A anÃlise dos motivos, aÃÃes e operaÃÃes que configuraram a produÃÃo do jornal ora como recurso didÃtico, ora como atividade discursiva evidenciou as condiÃÃes que produzem tanto a artificializaÃÃo dos processos de ensino e aprendizagem quanto a significaÃÃo e funcionalidade da lÃngua escrita como prÃtica social. Este conhecimento contribui de forma significativa para a compreensÃo das condiÃÃes que devem ser observadas para a produÃÃo e implementaÃÃo de metodologias de ensino de lÃngua materna e formaÃÃo de leitores capazes de responder aos desafios fundamentais da escolaridade brasileira contemporÃnea.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12250
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295191328620544