CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.

Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico

Access type:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Ana Carmita Bezerra de Souza lattes
Advisor: Luiz Botelho Albuquerque
Referee: Ana Maria Iorio Dias lattes, Jacques Therrien lattes, Emanuel LuÃs Roques Soares lattes, SÃdia GonÃalves de Castro lattes
Document type: Doctoral thesis
Language:por
Published: Universidade Federal do CearÃ
Program: Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
Portuguese subjects:
English subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085
Portuguese abstract:O trabalho objetiva interpretar a influÃncia do âcurrÃculo culturalâ (conteÃdos da mÃdia) e do habitus dos professores sobre suas prÃticas pedagÃgicas; descrever aquelas prÃticas e habitus; e significar as influÃncias encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a histÃria de vida temÃtica, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informaÃÃes foram coletadas atravÃs de questionÃrios, observaÃÃes em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currÃculo cultural, campos, capitais, poder simbÃlico, dissonÃncia, trajetÃrias e polifonia sÃo categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida à de que o currÃculo cultural influencia as prÃticas docentes, refratado pelo habitus constituÃdo nos campos: escolar, religioso, familiar e acadÃmico. O currÃculo cultural que os professores selecionam para suas prÃticas pedagÃgicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilizaÃÃo articulam-se com suas preferÃncias culturais e com aspectos da formaÃÃo familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteÃdos mais frequentes sÃo mÃsicas de artistas consagrados pela mÃdia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romÃntico, movimentos coreogrÃficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histÃrias bÃblicas e Natal estÃo entre as temÃticas daqueles conteÃdos. Entre as intencionalidades pedagÃgicas estÃo: letramento, catequese, fruiÃÃo, danÃa, consideraÃÃes Ãtico-morais, literatura brasileira, ensaios e encenaÃÃes e entretenimento, sendo que esta Ãltima se sobressai.