Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047 |
Resumo: | FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
id |
UFC_c6a684dbaf8c73a6af7c391231de2d23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6888 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamentalOrality and writing: a sociolinguistic analysis in written texts of elementary school students2013-03-15Maria do Socorro Silva de AragÃo10880852453Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doAluiza Alves de AraÃjo50087410397 http://lattes.cnpq.br/4488551503886186 AntÃnio Luciano Pontes04316029304http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 78609712320http://lattes.cnpq.br/3991188745143474Maria Lucas da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRVariaÃÃo LinguÃstica Oralidade e Escrita Marcas morfofonÃmicas Ensino de LÃngua PortuguesaLinguistic Variation Orality and Writing Brands morphophonemic Teaching Portuguese LanguageLINGUISTICAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEsta pesquisa, inserida no Ãmbito da SociolinguÃstica Educacional, objetiva descrever e analisar as marcas da oralidade no nÃvel morfofonÃmico encontradas nas produÃÃes textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental I e II. O embasamento teÃrico deste trabalho centra-se nos estudos sobre VariaÃÃo LinguÃstica propostos por Labov (1974, 2003, 2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010) e Kato (2010) acerca da linguagem falada e linguagem escrita, assim como nas categorias de anÃlise e diagnose de erros no ensino de lÃngua materna propostas por Bortoni-Ricardo (2005). Trabalhou-se com dois grupos de alunos, um pertencente ao 5 ano e o outro pertencente ao 9 ano do Ensino Fundamental de duas escolas pÃblicas municipais. O corpus à composto por cento e sessenta (160) textos, sendo oitenta (80) textos do gÃnero relato pessoal e oitenta (80) textos do gÃnero carta de solicitaÃÃo. A hipÃtese principal era que as marcas da oralidade no nÃvel fonÃtico-fonolÃgico, relacionadas aos erros decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, sÃo manifestadas nos textos escritos dos alunos do Ensino Fundamental, revelando um desconhecimento, por parte dos estudantes, das peculiaridades de cada modalidade. Os resultados revelaram que a maior incidÃncia de marcas morfofonÃmicas concentra-se em âerrosâ decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, especificamente, os decorrentes de regras fonolÃgicas variÃveis graduais, seguida de âerrosâ referentes Ãs convenÃÃes ortogrÃficas. A pesquisa visa, portanto, a partir dos resultados obtidos, a contribuir com a reflexÃo dos professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental acerca dos fenÃmenos linguÃsticos, caracterÃsticos da fala, manifestados nos textos escritos dos alunos. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:06Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Orality and writing: a sociolinguistic analysis in written texts of elementary school students |
title |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental Maria Lucas da Silva VariaÃÃo LinguÃstica Oralidade e Escrita Marcas morfofonÃmicas Ensino de LÃngua Portuguesa Linguistic Variation Orality and Writing Brands morphophonemic Teaching Portuguese Language LINGUISTICA |
title_short |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
author |
Maria Lucas da Silva |
author_facet |
Maria Lucas da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria do Socorro Silva de AragÃo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
10880852453 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Maria Elias Soares |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
02178761372 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aluiza Alves de AraÃjo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
50087410397 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4488551503886186 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
AntÃnio Luciano Pontes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04316029304 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78609712320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3991188745143474 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Lucas da Silva |
contributor_str_mv |
Maria do Socorro Silva de AragÃo Maria Elias Soares Aluiza Alves de AraÃjo AntÃnio Luciano Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
VariaÃÃo LinguÃstica Oralidade e Escrita Marcas morfofonÃmicas Ensino de LÃngua Portuguesa |
topic |
VariaÃÃo LinguÃstica Oralidade e Escrita Marcas morfofonÃmicas Ensino de LÃngua Portuguesa Linguistic Variation Orality and Writing Brands morphophonemic Teaching Portuguese Language LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Linguistic Variation Orality and Writing Brands morphophonemic Teaching Portuguese Language |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa, inserida no Ãmbito da SociolinguÃstica Educacional, objetiva descrever e analisar as marcas da oralidade no nÃvel morfofonÃmico encontradas nas produÃÃes textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental I e II. O embasamento teÃrico deste trabalho centra-se nos estudos sobre VariaÃÃo LinguÃstica propostos por Labov (1974, 2003, 2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010) e Kato (2010) acerca da linguagem falada e linguagem escrita, assim como nas categorias de anÃlise e diagnose de erros no ensino de lÃngua materna propostas por Bortoni-Ricardo (2005). Trabalhou-se com dois grupos de alunos, um pertencente ao 5 ano e o outro pertencente ao 9 ano do Ensino Fundamental de duas escolas pÃblicas municipais. O corpus à composto por cento e sessenta (160) textos, sendo oitenta (80) textos do gÃnero relato pessoal e oitenta (80) textos do gÃnero carta de solicitaÃÃo. A hipÃtese principal era que as marcas da oralidade no nÃvel fonÃtico-fonolÃgico, relacionadas aos erros decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, sÃo manifestadas nos textos escritos dos alunos do Ensino Fundamental, revelando um desconhecimento, por parte dos estudantes, das peculiaridades de cada modalidade. Os resultados revelaram que a maior incidÃncia de marcas morfofonÃmicas concentra-se em âerrosâ decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, especificamente, os decorrentes de regras fonolÃgicas variÃveis graduais, seguida de âerrosâ referentes Ãs convenÃÃes ortogrÃficas. A pesquisa visa, portanto, a partir dos resultados obtidos, a contribuir com a reflexÃo dos professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental acerca dos fenÃmenos linguÃsticos, caracterÃsticos da fala, manifestados nos textos escritos dos alunos. |
description |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295174839762944 |