Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Lucas da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
id UFC_c6a684dbaf8c73a6af7c391231de2d23
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6888
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamentalOrality and writing: a sociolinguistic analysis in written texts of elementary school students2013-03-15Maria do Socorro Silva de AragÃo10880852453Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doAluiza Alves de AraÃjo50087410397 http://lattes.cnpq.br/4488551503886186 AntÃnio Luciano Pontes04316029304http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 78609712320http://lattes.cnpq.br/3991188745143474Maria Lucas da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRVariaÃÃo LinguÃstica Oralidade e Escrita Marcas morfofonÃmicas Ensino de LÃngua PortuguesaLinguistic Variation Orality and Writing Brands morphophonemic Teaching Portuguese LanguageLINGUISTICAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEsta pesquisa, inserida no Ãmbito da SociolinguÃstica Educacional, objetiva descrever e analisar as marcas da oralidade no nÃvel morfofonÃmico encontradas nas produÃÃes textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental I e II. O embasamento teÃrico deste trabalho centra-se nos estudos sobre VariaÃÃo LinguÃstica propostos por Labov (1974, 2003, 2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010) e Kato (2010) acerca da linguagem falada e linguagem escrita, assim como nas categorias de anÃlise e diagnose de erros no ensino de lÃngua materna propostas por Bortoni-Ricardo (2005). Trabalhou-se com dois grupos de alunos, um pertencente ao 5 ano e o outro pertencente ao 9 ano do Ensino Fundamental de duas escolas pÃblicas municipais. O corpus à composto por cento e sessenta (160) textos, sendo oitenta (80) textos do gÃnero relato pessoal e oitenta (80) textos do gÃnero carta de solicitaÃÃo. A hipÃtese principal era que as marcas da oralidade no nÃvel fonÃtico-fonolÃgico, relacionadas aos erros decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, sÃo manifestadas nos textos escritos dos alunos do Ensino Fundamental, revelando um desconhecimento, por parte dos estudantes, das peculiaridades de cada modalidade. Os resultados revelaram que a maior incidÃncia de marcas morfofonÃmicas concentra-se em âerrosâ decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, especificamente, os decorrentes de regras fonolÃgicas variÃveis graduais, seguida de âerrosâ referentes Ãs convenÃÃes ortogrÃficas. A pesquisa visa, portanto, a partir dos resultados obtidos, a contribuir com a reflexÃo dos professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental acerca dos fenÃmenos linguÃsticos, caracterÃsticos da fala, manifestados nos textos escritos dos alunos. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:06Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Orality and writing: a sociolinguistic analysis in written texts of elementary school students
title Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
Maria Lucas da Silva
VariaÃÃo LinguÃstica
Oralidade e Escrita
Marcas morfofonÃmicas
Ensino de LÃngua Portuguesa
Linguistic Variation
Orality and Writing
Brands morphophonemic
Teaching Portuguese Language
LINGUISTICA
title_short Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
title_full Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
title_sort Oralidade e escrita: uma anÃlise sociolinguÃstica em textos escritos de alunos do ensino fundamental
author Maria Lucas da Silva
author_facet Maria Lucas da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria do Socorro Silva de AragÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10880852453
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Elias Soares
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 02178761372
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aluiza Alves de AraÃjo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 50087410397
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4488551503886186
dc.contributor.referee2.fl_str_mv AntÃnio Luciano Pontes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04316029304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9023168049202916
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78609712320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3991188745143474
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Lucas da Silva
contributor_str_mv Maria do Socorro Silva de AragÃo
Maria Elias Soares
Aluiza Alves de AraÃjo
AntÃnio Luciano Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv VariaÃÃo LinguÃstica
Oralidade e Escrita
Marcas morfofonÃmicas
Ensino de LÃngua Portuguesa
topic VariaÃÃo LinguÃstica
Oralidade e Escrita
Marcas morfofonÃmicas
Ensino de LÃngua Portuguesa
Linguistic Variation
Orality and Writing
Brands morphophonemic
Teaching Portuguese Language
LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Linguistic Variation
Orality and Writing
Brands morphophonemic
Teaching Portuguese Language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa, inserida no Ãmbito da SociolinguÃstica Educacional, objetiva descrever e analisar as marcas da oralidade no nÃvel morfofonÃmico encontradas nas produÃÃes textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental I e II. O embasamento teÃrico deste trabalho centra-se nos estudos sobre VariaÃÃo LinguÃstica propostos por Labov (1974, 2003, 2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010) e Kato (2010) acerca da linguagem falada e linguagem escrita, assim como nas categorias de anÃlise e diagnose de erros no ensino de lÃngua materna propostas por Bortoni-Ricardo (2005). Trabalhou-se com dois grupos de alunos, um pertencente ao 5 ano e o outro pertencente ao 9 ano do Ensino Fundamental de duas escolas pÃblicas municipais. O corpus à composto por cento e sessenta (160) textos, sendo oitenta (80) textos do gÃnero relato pessoal e oitenta (80) textos do gÃnero carta de solicitaÃÃo. A hipÃtese principal era que as marcas da oralidade no nÃvel fonÃtico-fonolÃgico, relacionadas aos erros decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, sÃo manifestadas nos textos escritos dos alunos do Ensino Fundamental, revelando um desconhecimento, por parte dos estudantes, das peculiaridades de cada modalidade. Os resultados revelaram que a maior incidÃncia de marcas morfofonÃmicas concentra-se em âerrosâ decorrentes da transposiÃÃo da fala para a escrita, especificamente, os decorrentes de regras fonolÃgicas variÃveis graduais, seguida de âerrosâ referentes Ãs convenÃÃes ortogrÃficas. A pesquisa visa, portanto, a partir dos resultados obtidos, a contribuir com a reflexÃo dos professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental acerca dos fenÃmenos linguÃsticos, caracterÃsticos da fala, manifestados nos textos escritos dos alunos.
description FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295174839762944