Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca RosÃlia Silva Menezes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10483
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
id UFC_c88393b392b5da2960acd570805a7bd0
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4794
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAssim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃticoThus Spake Zarathustra: experiential learning and aesthetic nomadism2011-08-31Daniel Soares Lins72740086768Antonio Carlos Rodrigues de Amorim69968470600http://lattes.cnpq.br/3988331743668197Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Paulo Germano Barrozo de Albuquerque54861446368http://lattes.cnpq.br/2005192390215092Regiane Lorenzetti Collares6969894533422096000300http://lattes.cnpq.br/4614654109148320Francisca RosÃlia Silva MenezesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREstÃtica nÃmade Cena LÃdica MÃscara conceitual Aprendizagem experimentalAesthetics nomadic Ludic scene Conceptual mask Experimental learningEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃPretendeu-se, com esta tese, em primeiro lugar apresentar uma anÃlise interpretativa da obra Assim falou Zaratustra, do filÃsofo alemÃo F. W. Nietzsche. Nossa intenÃÃo à detectar na obra, as possibilidades de encontro e transbordamentos possÃveis entre arte e filosofia como procedimento estÃtico de composiÃÃo prÃprio do filosofar nietzschiano. Em Zaratustra, Nietzsche pÃe em relevo seus conceitos mais fundamentais, sendo que, estes conceitos nÃo sÃo conduzidos de modo sistemÃtico e argumentativo, modelo instituÃdo pela tradiÃÃo ocidental de pensamento. Nietzsche aciona em Zaratustra, um jogo de estratÃgias e procedimentos estilÃsticos que transforma a obra numa composiÃÃo artÃstica em conceitos. Partindo dessa perspectiva, foi possÃvel dar inÃcio as correspondÃncias entre os mÃltiplos eixos que a obra se filia. A obra à rica em possibilidades de interpretaÃÃo, mas o que percebemos em primeira mÃo foi seu indiscutÃvel potencial cÃnico. Os conceitos Morte de Deus, Niilismo, AlÃm-do-homem, Vontade de poder e Eterno retorno, sÃo, segundo o viÃs interpretativo que nos filiamos nesta tese, expostos atravÃs de uma composiÃÃo cÃnica que revela um traÃado lÃdico entre os mesmos. Desse modo, Nietzsche realiza sua estÃtica nÃmade, quando embaralha as linhas rÃgidas que separam arte e filosofia, conduzindo seus conceitos por via de uma arquitetura cÃnica. Nesse sentido, Nietzsche, atravÃs de seu Zaratustra compÃe uma obra que imbrica sem elos subordinativos, materiais cÃnicos e conceituais. à o que pretendemos demonstrar ao apresentar cada um de seus conceitos como mÃscara que perpassa todos os campos situacionais dispostos na obra. Os conceitos nÃo estÃo centrados exclusivamente na aÃÃo narrativa do protagonista, mas em eixos mÃltiplos que se interligam. Os discursos do personagem central, os lugares geogrÃficos, a dimensÃo histÃrica e psicolÃgica, sÃo todos componentes de uma cena que manifesta uma Ãcida crÃtica do filÃsofo à dimensÃo cultural-valorativa da civilizaÃÃo ocidental, ao mesmo tempo em que formam a urdidura estÃtico-conceitual da obra. Essas constataÃÃes que aconteceram no decorrer da pesquisa tornou possÃvel realizar aquilo que denominamos de Aprendizagem experimental, esta se concretizou atravÃs de um recorte cÃnico, intitulado Entreatos. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10483application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:32Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Thus Spake Zarathustra: experiential learning and aesthetic nomadism
title Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
spellingShingle Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
Francisca RosÃlia Silva Menezes
EstÃtica nÃmade
Cena LÃdica
MÃscara conceitual
Aprendizagem experimental
Aesthetics nomadic
Ludic scene
Conceptual mask
Experimental learning
EDUCACAO
title_short Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
title_full Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
title_fullStr Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
title_full_unstemmed Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
title_sort Assim falou Zaratustra: aprendizagem experimental e nomadismo estÃtico
author Francisca RosÃlia Silva Menezes
author_facet Francisca RosÃlia Silva Menezes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Daniel Soares Lins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 72740086768
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 69968470600
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3988331743668197
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paulo Germano Barrozo de Albuquerque
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 54861446368
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2005192390215092
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Regiane Lorenzetti Collares
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 69698945334
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 22096000300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4614654109148320
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisca RosÃlia Silva Menezes
contributor_str_mv Daniel Soares Lins
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Jose Gerardo Vasconcelos
Paulo Germano Barrozo de Albuquerque
Regiane Lorenzetti Collares
dc.subject.por.fl_str_mv EstÃtica nÃmade
Cena LÃdica
MÃscara conceitual
Aprendizagem experimental
topic EstÃtica nÃmade
Cena LÃdica
MÃscara conceitual
Aprendizagem experimental
Aesthetics nomadic
Ludic scene
Conceptual mask
Experimental learning
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Aesthetics nomadic
Ludic scene
Conceptual mask
Experimental learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Pretendeu-se, com esta tese, em primeiro lugar apresentar uma anÃlise interpretativa da obra Assim falou Zaratustra, do filÃsofo alemÃo F. W. Nietzsche. Nossa intenÃÃo à detectar na obra, as possibilidades de encontro e transbordamentos possÃveis entre arte e filosofia como procedimento estÃtico de composiÃÃo prÃprio do filosofar nietzschiano. Em Zaratustra, Nietzsche pÃe em relevo seus conceitos mais fundamentais, sendo que, estes conceitos nÃo sÃo conduzidos de modo sistemÃtico e argumentativo, modelo instituÃdo pela tradiÃÃo ocidental de pensamento. Nietzsche aciona em Zaratustra, um jogo de estratÃgias e procedimentos estilÃsticos que transforma a obra numa composiÃÃo artÃstica em conceitos. Partindo dessa perspectiva, foi possÃvel dar inÃcio as correspondÃncias entre os mÃltiplos eixos que a obra se filia. A obra à rica em possibilidades de interpretaÃÃo, mas o que percebemos em primeira mÃo foi seu indiscutÃvel potencial cÃnico. Os conceitos Morte de Deus, Niilismo, AlÃm-do-homem, Vontade de poder e Eterno retorno, sÃo, segundo o viÃs interpretativo que nos filiamos nesta tese, expostos atravÃs de uma composiÃÃo cÃnica que revela um traÃado lÃdico entre os mesmos. Desse modo, Nietzsche realiza sua estÃtica nÃmade, quando embaralha as linhas rÃgidas que separam arte e filosofia, conduzindo seus conceitos por via de uma arquitetura cÃnica. Nesse sentido, Nietzsche, atravÃs de seu Zaratustra compÃe uma obra que imbrica sem elos subordinativos, materiais cÃnicos e conceituais. à o que pretendemos demonstrar ao apresentar cada um de seus conceitos como mÃscara que perpassa todos os campos situacionais dispostos na obra. Os conceitos nÃo estÃo centrados exclusivamente na aÃÃo narrativa do protagonista, mas em eixos mÃltiplos que se interligam. Os discursos do personagem central, os lugares geogrÃficos, a dimensÃo histÃrica e psicolÃgica, sÃo todos componentes de uma cena que manifesta uma Ãcida crÃtica do filÃsofo à dimensÃo cultural-valorativa da civilizaÃÃo ocidental, ao mesmo tempo em que formam a urdidura estÃtico-conceitual da obra. Essas constataÃÃes que aconteceram no decorrer da pesquisa tornou possÃvel realizar aquilo que denominamos de Aprendizagem experimental, esta se concretizou atravÃs de um recorte cÃnico, intitulado Entreatos.
description FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10483
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295177608003584