As noÃÃes de pessoa e vida pessoal em Emmanuel Mounier: fundamentos de sua proposta de sociabilidade e de sua crÃtica ao processo de despersonalizaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Glauton Varela Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5654
Resumo: O pensamento de Emmanuel Mounier se desenvolveu como uma sÃntese entre as exigÃncias metafÃsicas da constituiÃÃo de uma noÃÃo de pessoa e as exigÃncias existÃncias prÃprias da imprevisibilidade e do paradoxo que comumente marca a vida pessoal. Estas preocupaÃÃes de ordem conceitual, a partir das quais Mounier irà desenvolver sua antropologia, somam-se Ãs preocupaÃÃes de ordem material, isto Ã, Mounier buscarà sempre pensar a pessoa inserida em seu contexto social e perceber como as influÃncias deste Ãmbito interferem no desenvolvimento da vida pessoal. Portanto, podemos dizer que o pensamento de Mounier à melhor compreendido quando buscamos perceber as interligaÃÃes entre as preocupaÃÃes de ordem antropolÃgica e de ordem polÃtica presentes em sua filosofia. Para Mounier, a pessoa nÃo à definÃvel, uma vez que nÃo à um objeto. No entanto, possui dimensÃes pessoais que sÃo como pistas para adentrarmos o universo pessoal. SÃo estas dimensÃes (a encarnaÃÃo, a comunicaÃÃo e a vocaÃÃo) que se tornam a referÃncia para o existir propriamente humano, e este existir (que Mounier chama de vida pessoal) se torna a referÃncia para compreensÃo da comunidade personalista. Para Mounier a noÃÃo de pessoa sà se completa com a noÃÃo de comunidade, na realidade sÃo noÃÃes complementares, formadoras de um binÃmio que se opÃe tanto ao individualismo e ao coletivismo. Para Mounier a comunidade personalista à um ideal, um modelo que nÃo possui realizaÃÃo alcanÃÃvel neste mundo, mas deve ser o modelo para as nossas aÃÃes em busca de uma sociabilidade compatÃvel com a dignidade humana. à justamente tendo em vista o modelo de comunidade personalista e a capacidade que cada organizaÃÃo polÃtica possui de viabilizar a vida pessoal que Mounier distinguirà sistemas polÃticos ou econÃmicos em personalizantes ou despersonalizantes. Daà emerge sua crÃtica aos diversos totalitarismos e ao capitalismo, assim como sua proposta de sociabilidade compatÃvel com a dignidade pessoal.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs noÃÃes de pessoa e vida pessoal em Emmanuel Mounier: fundamentos de sua proposta de sociabilidade e de sua crÃtica ao processo de despersonalizaÃÃo The notions of Person and Personal Life in the thought of Emmanuel Mounier: Groundworks of his sociability proposal and his depersonalization process critics2011-01-26Manfredo AraÃjo de Oliveira03274845353Evanildo Costeski65801334068 http://lattes.cnpq.br/7167511496779668Ursula Anne Matthias 62506021353http://lattes.cnpq.br/7683745044690539 88724824372http://lattes.cnpq.br/8321430541222665Antonio Glauton Varela RochaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRPessoa Comunidade Vida Pessoal PersonalizaÃÃo DespersonalizaÃÃoPerson Community Personal Life Personalization DepersonalizationFILOSOFIAO pensamento de Emmanuel Mounier se desenvolveu como uma sÃntese entre as exigÃncias metafÃsicas da constituiÃÃo de uma noÃÃo de pessoa e as exigÃncias existÃncias prÃprias da imprevisibilidade e do paradoxo que comumente marca a vida pessoal. Estas preocupaÃÃes de ordem conceitual, a partir das quais Mounier irà desenvolver sua antropologia, somam-se Ãs preocupaÃÃes de ordem material, isto Ã, Mounier buscarà sempre pensar a pessoa inserida em seu contexto social e perceber como as influÃncias deste Ãmbito interferem no desenvolvimento da vida pessoal. Portanto, podemos dizer que o pensamento de Mounier à melhor compreendido quando buscamos perceber as interligaÃÃes entre as preocupaÃÃes de ordem antropolÃgica e de ordem polÃtica presentes em sua filosofia. Para Mounier, a pessoa nÃo à definÃvel, uma vez que nÃo à um objeto. No entanto, possui dimensÃes pessoais que sÃo como pistas para adentrarmos o universo pessoal. SÃo estas dimensÃes (a encarnaÃÃo, a comunicaÃÃo e a vocaÃÃo) que se tornam a referÃncia para o existir propriamente humano, e este existir (que Mounier chama de vida pessoal) se torna a referÃncia para compreensÃo da comunidade personalista. 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Daà emerge sua crÃtica aos diversos totalitarismos e ao capitalismo, assim como sua proposta de sociabilidade compatÃvel com a dignidade pessoal.The thought of Emmanuel Mounier had developed as a synthesis between the metaphysical exigency of the constitution of the concept of person and the existencial requirements of its own unpredictability and paradox which generally mark the personal life. These concerns of conceptual order, from which Mounier will develop his anthropology, add up to the concerns of material order, that is, Mounier will always try to think the person placed into his social context and realize how the influences of this sphere interfere on personal lifeâs development. Therefore, we can say the thought of Mounier is better understood when we try to perceive the interconnections between the anthropological and political concerns presented in his philosophy. To Mounier, the person canât be defined, for it is not an object. However, it possesses personal dimensions that are like traces to penetrate into the personal universe. These are the dimensions (incarnation, communication, and vocation) which become reference to the properly human exist, and such exist (that Mounier calls personal life) becomes the reference to the personalist community understanding. To Mounier the notion of person is only completed with the notion of community, in fact they are complemented ideas, former of a binomial opposed both to individualism and coletivism. To Mounier, the personalist community itâs an ideal, a model that do not perform an achievable realization in this world, but must be anyway a model to our actions in search for a sociability compatible with human dignity. It is precisely in view of the personalist community model and the capacity that each political organization has to make the personal life that Mounier shall distinguish the political and economic systems in personalizers and depersonalizers. Hence emerges his critics to the various totalitarianism and the capitalism, as well as his proposal of a sociability compatible with the personal dignityCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5654application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:43Zmail@mail.com -
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