GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lysia Maria Brito Teles Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15632
Resumo: Nos Ãltimos anos, tem sido intensa a busca das organizaÃÃes pela adoÃÃo de um modelo de gestÃo estratÃgia de desempenho, alinhado com as estratÃgias corporativas, de maneira a atender simultaneamente a todos os stakeholders. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar a percepÃÃo dos colaboradores e gestores acerca do novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela distribuidora de energia elÃtrica do Cearà em 2010, denominado GestÃo de Rendimento (GR). Para tanto, considera uma avaliaÃÃo de comportamentos e do alcance de resultados (metas) alinhados Ãs estratÃgias do negÃcio. Desde a sua implantaÃÃo, em 2010, esse modelo passou, automaticamente, a nortear todas as demais aÃÃes de gestÃo de pessoas da empresa, como recrutamento e seleÃÃo, treinamento e desenvolvimento, remuneraÃÃo e carreira. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, trazendo em sua abordagem alguns elementos quantitativos. Como mÃtodo de coleta de dados, foi utilizado um levantamento amostral (survey), por meio da aplicaÃÃo de questionÃrio enviado por e-mail. O universo da pesquisa ficou circunscrito à Companhia EnergÃtica do Cearà (Coelce); sua populaÃÃo compreendeu os empregados e gestores da empresa, totalizando 1.291 pessoas; e sua amostra foi estimada em 217 participantes, nÃmero correspondente ao de respondentes. De modo geral, pÃdese concluir que os pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela Coelce em 2010. Com base nos resultados dos testes de comparaÃÃo, observou-se que a fase de mapa estratÃgico foi a mais bem avaliada, com mÃdia significativamente maior que as das demais fases. Enquanto isso, as fases de aplicaÃÃo e avaliaÃÃo geral do GR assinalaram as menores mÃdias, significativamente inferiores Ãs das demais e estatisticamente iguais entre si.
id UFC_d8e8d35387235a3545fe7daf9cde4b3c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10374
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOSSTRATEGIC MANAGEMENT OF HUMAN PERFORMANCE IN AN ELECTRIC POWER DISTRIBUTION IN BRAZIL: A STUDY ON THE PERCEPTION OF EMPLOYEES evaluative2012-04-09Marcos Antonio Martins Lima22881212387Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/7080799282119351Francisco Correia de Oliveira47937491868http://lattes.cnpq.br/187327631158052372479272320 http://lattes.cnpq.br/0333696064394992Lysia Maria Brito Teles LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRGestÃo Pessoas DesempenhoManagement People performanceADMINISTRACAONos Ãltimos anos, tem sido intensa a busca das organizaÃÃes pela adoÃÃo de um modelo de gestÃo estratÃgia de desempenho, alinhado com as estratÃgias corporativas, de maneira a atender simultaneamente a todos os stakeholders. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar a percepÃÃo dos colaboradores e gestores acerca do novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela distribuidora de energia elÃtrica do Cearà em 2010, denominado GestÃo de Rendimento (GR). Para tanto, considera uma avaliaÃÃo de comportamentos e do alcance de resultados (metas) alinhados Ãs estratÃgias do negÃcio. Desde a sua implantaÃÃo, em 2010, esse modelo passou, automaticamente, a nortear todas as demais aÃÃes de gestÃo de pessoas da empresa, como recrutamento e seleÃÃo, treinamento e desenvolvimento, remuneraÃÃo e carreira. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, trazendo em sua abordagem alguns elementos quantitativos. Como mÃtodo de coleta de dados, foi utilizado um levantamento amostral (survey), por meio da aplicaÃÃo de questionÃrio enviado por e-mail. O universo da pesquisa ficou circunscrito à Companhia EnergÃtica do Cearà (Coelce); sua populaÃÃo compreendeu os empregados e gestores da empresa, totalizando 1.291 pessoas; e sua amostra foi estimada em 217 participantes, nÃmero correspondente ao de respondentes. De modo geral, pÃdese concluir que os pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela Coelce em 2010. Com base nos resultados dos testes de comparaÃÃo, observou-se que a fase de mapa estratÃgico foi a mais bem avaliada, com mÃdia significativamente maior que as das demais fases. Enquanto isso, as fases de aplicaÃÃo e avaliaÃÃo geral do GR assinalaram as menores mÃdias, significativamente inferiores Ãs das demais e estatisticamente iguais entre si.In recent years, there has been intense the search for organizations by adopting a management model performing strategy aligned with the corporate strategies in order to meet simultaneously to all stakeholders. This research has as main objective to investigate the perception of employees and managers about the new model of strategic management human performance adopted by the electricity distributor in the State of Ceara in 2010, called Performance Management (GR). For this, consider an evaluation behaviors and achievement of results (targets) aligned to business strategies. Since its implementation in 2010, this model passed automatically to guide all other shares management of people in the company, such as recruitment and selection, training and development, remuneration and career. This research is characterized as descriptive, bringing in their approach some quantitative elements. Data collection method, a survey was used sample (survey), through a questionnaire sent by e-mail. The universe Research was limited to the Energy Company of Cearà (Coelce); its population He understood employees and company managers, totaling 1,291 people; and its sample estimated at 217 participants, corresponding to the number of respondents. In general, pÃdese conclude that respondents consider themselves satisfied or very satisfied with the new model strategic management of human performance adopted by Coelce in 2010. Based on Results of the comparison tests, it was observed that the phase strategy map was better evaluated, with significantly higher average than those of other phases. Meanwhile, the steps of GR application and the general assessment indicated the lowest average significantly below to the other and statistically equal.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15632application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STRATEGIC MANAGEMENT OF HUMAN PERFORMANCE IN AN ELECTRIC POWER DISTRIBUTION IN BRAZIL: A STUDY ON THE PERCEPTION OF EMPLOYEES evaluative
title GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
spellingShingle GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
Lysia Maria Brito Teles Lima
GestÃo
Pessoas
Desempenho
Management
People
performance
ADMINISTRACAO
title_short GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
title_full GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
title_fullStr GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
title_full_unstemmed GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
title_sort GESTÃO ESTRATÃGICA DO DESEMPENHO HUMANO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÃTRICA NO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO NA PERCEPÃÃO DOS EMPREGADOS
author Lysia Maria Brito Teles Lima
author_facet Lysia Maria Brito Teles Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22881212387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Augusto CÃzar de Aquino Cabral
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21348456353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Correia de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 47937491868
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1873276311580523
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 72479272320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0333696064394992
dc.contributor.author.fl_str_mv Lysia Maria Brito Teles Lima
contributor_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
Augusto CÃzar de Aquino Cabral
Francisco Correia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv GestÃo
Pessoas
Desempenho
topic GestÃo
Pessoas
Desempenho
Management
People
performance
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
People
performance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nos Ãltimos anos, tem sido intensa a busca das organizaÃÃes pela adoÃÃo de um modelo de gestÃo estratÃgia de desempenho, alinhado com as estratÃgias corporativas, de maneira a atender simultaneamente a todos os stakeholders. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar a percepÃÃo dos colaboradores e gestores acerca do novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela distribuidora de energia elÃtrica do Cearà em 2010, denominado GestÃo de Rendimento (GR). Para tanto, considera uma avaliaÃÃo de comportamentos e do alcance de resultados (metas) alinhados Ãs estratÃgias do negÃcio. Desde a sua implantaÃÃo, em 2010, esse modelo passou, automaticamente, a nortear todas as demais aÃÃes de gestÃo de pessoas da empresa, como recrutamento e seleÃÃo, treinamento e desenvolvimento, remuneraÃÃo e carreira. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, trazendo em sua abordagem alguns elementos quantitativos. Como mÃtodo de coleta de dados, foi utilizado um levantamento amostral (survey), por meio da aplicaÃÃo de questionÃrio enviado por e-mail. O universo da pesquisa ficou circunscrito à Companhia EnergÃtica do Cearà (Coelce); sua populaÃÃo compreendeu os empregados e gestores da empresa, totalizando 1.291 pessoas; e sua amostra foi estimada em 217 participantes, nÃmero correspondente ao de respondentes. De modo geral, pÃdese concluir que os pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela Coelce em 2010. Com base nos resultados dos testes de comparaÃÃo, observou-se que a fase de mapa estratÃgico foi a mais bem avaliada, com mÃdia significativamente maior que as das demais fases. Enquanto isso, as fases de aplicaÃÃo e avaliaÃÃo geral do GR assinalaram as menores mÃdias, significativamente inferiores Ãs das demais e estatisticamente iguais entre si.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In recent years, there has been intense the search for organizations by adopting a management model performing strategy aligned with the corporate strategies in order to meet simultaneously to all stakeholders. This research has as main objective to investigate the perception of employees and managers about the new model of strategic management human performance adopted by the electricity distributor in the State of Ceara in 2010, called Performance Management (GR). For this, consider an evaluation behaviors and achievement of results (targets) aligned to business strategies. Since its implementation in 2010, this model passed automatically to guide all other shares management of people in the company, such as recruitment and selection, training and development, remuneration and career. This research is characterized as descriptive, bringing in their approach some quantitative elements. Data collection method, a survey was used sample (survey), through a questionnaire sent by e-mail. The universe Research was limited to the Energy Company of Cearà (Coelce); its population He understood employees and company managers, totaling 1,291 people; and its sample estimated at 217 participants, corresponding to the number of respondents. In general, pÃdese conclude that respondents consider themselves satisfied or very satisfied with the new model strategic management of human performance adopted by Coelce in 2010. Based on Results of the comparison tests, it was observed that the phase strategy map was better evaluated, with significantly higher average than those of other phases. Meanwhile, the steps of GR application and the general assessment indicated the lowest average significantly below to the other and statistically equal.
description Nos Ãltimos anos, tem sido intensa a busca das organizaÃÃes pela adoÃÃo de um modelo de gestÃo estratÃgia de desempenho, alinhado com as estratÃgias corporativas, de maneira a atender simultaneamente a todos os stakeholders. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar a percepÃÃo dos colaboradores e gestores acerca do novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela distribuidora de energia elÃtrica do Cearà em 2010, denominado GestÃo de Rendimento (GR). Para tanto, considera uma avaliaÃÃo de comportamentos e do alcance de resultados (metas) alinhados Ãs estratÃgias do negÃcio. Desde a sua implantaÃÃo, em 2010, esse modelo passou, automaticamente, a nortear todas as demais aÃÃes de gestÃo de pessoas da empresa, como recrutamento e seleÃÃo, treinamento e desenvolvimento, remuneraÃÃo e carreira. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, trazendo em sua abordagem alguns elementos quantitativos. Como mÃtodo de coleta de dados, foi utilizado um levantamento amostral (survey), por meio da aplicaÃÃo de questionÃrio enviado por e-mail. O universo da pesquisa ficou circunscrito à Companhia EnergÃtica do Cearà (Coelce); sua populaÃÃo compreendeu os empregados e gestores da empresa, totalizando 1.291 pessoas; e sua amostra foi estimada em 217 participantes, nÃmero correspondente ao de respondentes. De modo geral, pÃdese concluir que os pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o novo modelo de gestÃo estratÃgica de desempenho humano adotado pela Coelce em 2010. Com base nos resultados dos testes de comparaÃÃo, observou-se que a fase de mapa estratÃgico foi a mais bem avaliada, com mÃdia significativamente maior que as das demais fases. Enquanto isso, as fases de aplicaÃÃo e avaliaÃÃo geral do GR assinalaram as menores mÃdias, significativamente inferiores Ãs das demais e estatisticamente iguais entre si.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15632
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295213915996160