Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares

A relaÃÃo entre a televisÃo e a educaÃÃo formal escolar constantemente à marcada por tensÃes e ambiguidades, especialmente por parte dos profissionais que atuam na escola. Segundo Napolitano (2007) à comum presenciar oportunidades em que o uso da televisÃo em sala de aula parece ocupar funÃÃes lÃdic...

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Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Marcus Henrique Linhares Ponte Filho lattes
Advisor: Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo lattes
Referee: Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa lattes, Andrea Abreu Astigarraga lattes, Alex Sandro Gomes lattes, Catia Luzia Oliveira da Silva lattes
Document type: Doctoral thesis
Language:por
Published: Universidade Federal do CearÃ
Program: Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
Portuguese subjects:
English subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18911
Portuguese abstract:A relaÃÃo entre a televisÃo e a educaÃÃo formal escolar constantemente à marcada por tensÃes e ambiguidades, especialmente por parte dos profissionais que atuam na escola. Segundo Napolitano (2007) à comum presenciar oportunidades em que o uso da televisÃo em sala de aula parece ocupar funÃÃes lÃdicas ou utilitÃrias. Dentro da escola, a televisÃo parece adquirir uma utilizaÃÃo estereotipada, sem que os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem (alunos) tenham voz ou participaÃÃo na definiÃÃo das atividades que fazem uso da televisÃo, fazendo a prÃtica docente ganhar ares pouco democrÃticos (SOARES, 2011). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o discurso de professores e gestores do ensino fundamental acerca da utilizaÃÃo da TV na educaÃÃo formal escolar, tentando tambÃm captar o que esses profissionais pensam da programaÃÃo televisiva como um todo, e quais sÃo suas prÃprias experiÃncias com essa programaÃÃo (como e o quanto assistem TV). O estudo foi realizado em escolas pÃblicas cearenses (uma na Capital Fortaleza e uma na regiÃo do Cariri) onde foram realizadas observaÃÃes de aulas e entrevistas individuais com os participantes da pesquisa, alÃm de grupos focais que apresentaram aos professores os conceitos trabalhados no campo da EducomunicaÃÃo. Durante a realizaÃÃo do estudo os participantes puderam expor suas opiniÃes e pensamentos acerca da televisÃo, seu uso nas escolas, seus contatos com os programas de TV e sua visÃo sobre a EducomunicaÃÃo. Verificou-se que o uso da TV por parte dos professores entrevistados foi essencialmente instrumental, onde a televisÃo funcionou como uma ferramenta de divulgaÃÃo dos conteÃdos pedagÃgicos. TambÃm foi percebido em seus discursos, que as gestÃes municipais de EducaÃÃo (Secretarias de EducaÃÃo) exercem grande controle sobre a prÃtica pedagÃgica dos docentes, influenciando consideravelmente o discurso dos professores a respeito da televisÃo e sua utilizaÃÃo nas escolas. Conclui-se que o uso da TV esteve essencialmente atrelado Ãs exigÃncias transmitidas pelas Secretarias de EducaÃÃo de cada cidade, e esse uso foi feito basicamente a partir das convicÃÃes morais e religiosas dos prÃprios docentes, sem a participaÃÃo de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, revelando um carÃter pouco democrÃtico ou participativo a respeito da utilizaÃÃo da televisÃo nas duas instituiÃÃes participantes da pesquisa.
English abstract:The relation between television and formal scholar education is constantly featured by conflicts and ambiguities. According to Napolitano (2007) it‟s common to witness situations in which TV is used in schools as something utilitarian or playful. Inside school, the use of TV seems to acquire a stereotyped character, making people involved in teaching-learning process don‟t have participation in definition of activities that make use of television. Because of this TV becomes to be used in schools as something not democratic (SOARES, 2011). The main purpose of this research was analyze the speech of teachers and school managers about the use of TV in formal scholar education, also trying to understand what these professionals think about TV schedule and what are their experiences with television as something communicative. The study was realized in two public schools in Cearà (one in state‟s capital, Fortaleza, and the other one in Brejo Santo city), and were interviewed teachers from elementary school (1st to 5th grade), and school managers (principals and coordinators) from both schools. Individual interviews were realized with all participants, as discussion groups that presented to all participants an area called âEducomunicationâ, an academic area that‟s becoming popular in Brazil and works in a communicative and pedagogical vision with media. In these group discussions teachers could present their opinion about television and its use in classroom, their experience with TV schedule, their vision about Educomunication and how they thought this area could help their teaching practice. It was found that the use of TV by teachers was essentially utilitarian, and television worked as a tool to disseminate pedagogical contents. It was also verified that municipal education departments exerted great influence over teachers speech about TV and its use in school activities. It can be concluded that despite television had been used by teachers in both schools visited in this research, its use couldn‟t be considered something democratic, demonstrating a monological aspect of this use by teachers and school managers in both institutions that participatec in this study.