Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Henrique Linhares Ponte Filho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18911
Resumo: A relaÃÃo entre a televisÃo e a educaÃÃo formal escolar constantemente à marcada por tensÃes e ambiguidades, especialmente por parte dos profissionais que atuam na escola. Segundo Napolitano (2007) à comum presenciar oportunidades em que o uso da televisÃo em sala de aula parece ocupar funÃÃes lÃdicas ou utilitÃrias. Dentro da escola, a televisÃo parece adquirir uma utilizaÃÃo estereotipada, sem que os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem (alunos) tenham voz ou participaÃÃo na definiÃÃo das atividades que fazem uso da televisÃo, fazendo a prÃtica docente ganhar ares pouco democrÃticos (SOARES, 2011). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o discurso de professores e gestores do ensino fundamental acerca da utilizaÃÃo da TV na educaÃÃo formal escolar, tentando tambÃm captar o que esses profissionais pensam da programaÃÃo televisiva como um todo, e quais sÃo suas prÃprias experiÃncias com essa programaÃÃo (como e o quanto assistem TV). O estudo foi realizado em escolas pÃblicas cearenses (uma na Capital Fortaleza e uma na regiÃo do Cariri) onde foram realizadas observaÃÃes de aulas e entrevistas individuais com os participantes da pesquisa, alÃm de grupos focais que apresentaram aos professores os conceitos trabalhados no campo da EducomunicaÃÃo. Durante a realizaÃÃo do estudo os participantes puderam expor suas opiniÃes e pensamentos acerca da televisÃo, seu uso nas escolas, seus contatos com os programas de TV e sua visÃo sobre a EducomunicaÃÃo. Verificou-se que o uso da TV por parte dos professores entrevistados foi essencialmente instrumental, onde a televisÃo funcionou como uma ferramenta de divulgaÃÃo dos conteÃdos pedagÃgicos. TambÃm foi percebido em seus discursos, que as gestÃes municipais de EducaÃÃo (Secretarias de EducaÃÃo) exercem grande controle sobre a prÃtica pedagÃgica dos docentes, influenciando consideravelmente o discurso dos professores a respeito da televisÃo e sua utilizaÃÃo nas escolas. Conclui-se que o uso da TV esteve essencialmente atrelado Ãs exigÃncias transmitidas pelas Secretarias de EducaÃÃo de cada cidade, e esse uso foi feito basicamente a partir das convicÃÃes morais e religiosas dos prÃprios docentes, sem a participaÃÃo de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, revelando um carÃter pouco democrÃtico ou participativo a respeito da utilizaÃÃo da televisÃo nas duas instituiÃÃes participantes da pesquisa.
id UFC_fad675d2f324b2e0fb571f1577ac28ed
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12114
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEntre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolaresBetween instrumental use and educommunication: an analysis of the uses of TV in education from the discourses of teachers and school managers2016-09-19Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Andrea Abreu Astigarraga61587303000http://lattes.cnpq.br/6355941154537341Alex Sandro Gomes51936682400http://lattes.cnpq.br/7188784344595649Catia Luzia Oliveira da Silva37725718320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731418Y591370582300http://lattes.cnpq.br/2744063625964240Marcus Henrique Linhares Ponte FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducomunicaÃÃo TelevisÃo DiscursoEducomunication Television SpeechEDUCACAOA relaÃÃo entre a televisÃo e a educaÃÃo formal escolar constantemente à marcada por tensÃes e ambiguidades, especialmente por parte dos profissionais que atuam na escola. Segundo Napolitano (2007) à comum presenciar oportunidades em que o uso da televisÃo em sala de aula parece ocupar funÃÃes lÃdicas ou utilitÃrias. Dentro da escola, a televisÃo parece adquirir uma utilizaÃÃo estereotipada, sem que os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem (alunos) tenham voz ou participaÃÃo na definiÃÃo das atividades que fazem uso da televisÃo, fazendo a prÃtica docente ganhar ares pouco democrÃticos (SOARES, 2011). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o discurso de professores e gestores do ensino fundamental acerca da utilizaÃÃo da TV na educaÃÃo formal escolar, tentando tambÃm captar o que esses profissionais pensam da programaÃÃo televisiva como um todo, e quais sÃo suas prÃprias experiÃncias com essa programaÃÃo (como e o quanto assistem TV). O estudo foi realizado em escolas pÃblicas cearenses (uma na Capital Fortaleza e uma na regiÃo do Cariri) onde foram realizadas observaÃÃes de aulas e entrevistas individuais com os participantes da pesquisa, alÃm de grupos focais que apresentaram aos professores os conceitos trabalhados no campo da EducomunicaÃÃo. Durante a realizaÃÃo do estudo os participantes puderam expor suas opiniÃes e pensamentos acerca da televisÃo, seu uso nas escolas, seus contatos com os programas de TV e sua visÃo sobre a EducomunicaÃÃo. Verificou-se que o uso da TV por parte dos professores entrevistados foi essencialmente instrumental, onde a televisÃo funcionou como uma ferramenta de divulgaÃÃo dos conteÃdos pedagÃgicos. TambÃm foi percebido em seus discursos, que as gestÃes municipais de EducaÃÃo (Secretarias de EducaÃÃo) exercem grande controle sobre a prÃtica pedagÃgica dos docentes, influenciando consideravelmente o discurso dos professores a respeito da televisÃo e sua utilizaÃÃo nas escolas. Conclui-se que o uso da TV esteve essencialmente atrelado Ãs exigÃncias transmitidas pelas Secretarias de EducaÃÃo de cada cidade, e esse uso foi feito basicamente a partir das convicÃÃes morais e religiosas dos prÃprios docentes, sem a participaÃÃo de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, revelando um carÃter pouco democrÃtico ou participativo a respeito da utilizaÃÃo da televisÃo nas duas instituiÃÃes participantes da pesquisa. The relation between television and formal scholar education is constantly featured by conflicts and ambiguities. According to Napolitano (2007) it‟s common to witness situations in which TV is used in schools as something utilitarian or playful. Inside school, the use of TV seems to acquire a stereotyped character, making people involved in teaching-learning process don‟t have participation in definition of activities that make use of television. Because of this TV becomes to be used in schools as something not democratic (SOARES, 2011). The main purpose of this research was analyze the speech of teachers and school managers about the use of TV in formal scholar education, also trying to understand what these professionals think about TV schedule and what are their experiences with television as something communicative. The study was realized in two public schools in Cearà (one in state‟s capital, Fortaleza, and the other one in Brejo Santo city), and were interviewed teachers from elementary school (1st to 5th grade), and school managers (principals and coordinators) from both schools. Individual interviews were realized with all participants, as discussion groups that presented to all participants an area called âEducomunicationâ, an academic area that‟s becoming popular in Brazil and works in a communicative and pedagogical vision with media. In these group discussions teachers could present their opinion about television and its use in classroom, their experience with TV schedule, their vision about Educomunication and how they thought this area could help their teaching practice. It was found that the use of TV by teachers was essentially utilitarian, and television worked as a tool to disseminate pedagogical contents. It was also verified that municipal education departments exerted great influence over teachers speech about TV and its use in school activities. It can be concluded that despite television had been used by teachers in both schools visited in this research, its use couldn‟t be considered something democratic, demonstrating a monological aspect of this use by teachers and school managers in both institutions that participatec in this study. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18911application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:39Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between instrumental use and educommunication: an analysis of the uses of TV in education from the discourses of teachers and school managers
title Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
spellingShingle Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
Marcus Henrique Linhares Ponte Filho
EducomunicaÃÃo
TelevisÃo
Discurso
Educomunication
Television
Speech
EDUCACAO
title_short Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
title_full Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
title_fullStr Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
title_full_unstemmed Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
title_sort Entre a utilizaÃÃo instrumental e a educomunicaÃÃo: uma anÃlise dos usos da TV na educaÃÃo a partir dos discursos de professores e gestores escolares
author Marcus Henrique Linhares Ponte Filho
author_facet Marcus Henrique Linhares Ponte Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16729196491
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4052574912000577
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12633895468
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5935677942857003
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrea Abreu Astigarraga
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 61587303000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6355941154537341
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alex Sandro Gomes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 51936682400
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7188784344595649
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Catia Luzia Oliveira da Silva
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 37725718320
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731418Y5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 91370582300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2744063625964240
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcus Henrique Linhares Ponte Filho
contributor_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
Andrea Abreu Astigarraga
Alex Sandro Gomes
Catia Luzia Oliveira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv EducomunicaÃÃo
TelevisÃo
Discurso
topic EducomunicaÃÃo
TelevisÃo
Discurso
Educomunication
Television
Speech
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educomunication
Television
Speech
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A relaÃÃo entre a televisÃo e a educaÃÃo formal escolar constantemente à marcada por tensÃes e ambiguidades, especialmente por parte dos profissionais que atuam na escola. Segundo Napolitano (2007) à comum presenciar oportunidades em que o uso da televisÃo em sala de aula parece ocupar funÃÃes lÃdicas ou utilitÃrias. Dentro da escola, a televisÃo parece adquirir uma utilizaÃÃo estereotipada, sem que os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem (alunos) tenham voz ou participaÃÃo na definiÃÃo das atividades que fazem uso da televisÃo, fazendo a prÃtica docente ganhar ares pouco democrÃticos (SOARES, 2011). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o discurso de professores e gestores do ensino fundamental acerca da utilizaÃÃo da TV na educaÃÃo formal escolar, tentando tambÃm captar o que esses profissionais pensam da programaÃÃo televisiva como um todo, e quais sÃo suas prÃprias experiÃncias com essa programaÃÃo (como e o quanto assistem TV). O estudo foi realizado em escolas pÃblicas cearenses (uma na Capital Fortaleza e uma na regiÃo do Cariri) onde foram realizadas observaÃÃes de aulas e entrevistas individuais com os participantes da pesquisa, alÃm de grupos focais que apresentaram aos professores os conceitos trabalhados no campo da EducomunicaÃÃo. Durante a realizaÃÃo do estudo os participantes puderam expor suas opiniÃes e pensamentos acerca da televisÃo, seu uso nas escolas, seus contatos com os programas de TV e sua visÃo sobre a EducomunicaÃÃo. Verificou-se que o uso da TV por parte dos professores entrevistados foi essencialmente instrumental, onde a televisÃo funcionou como uma ferramenta de divulgaÃÃo dos conteÃdos pedagÃgicos. TambÃm foi percebido em seus discursos, que as gestÃes municipais de EducaÃÃo (Secretarias de EducaÃÃo) exercem grande controle sobre a prÃtica pedagÃgica dos docentes, influenciando consideravelmente o discurso dos professores a respeito da televisÃo e sua utilizaÃÃo nas escolas. Conclui-se que o uso da TV esteve essencialmente atrelado Ãs exigÃncias transmitidas pelas Secretarias de EducaÃÃo de cada cidade, e esse uso foi feito basicamente a partir das convicÃÃes morais e religiosas dos prÃprios docentes, sem a participaÃÃo de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, revelando um carÃter pouco democrÃtico ou participativo a respeito da utilizaÃÃo da televisÃo nas duas instituiÃÃes participantes da pesquisa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The relation between television and formal scholar education is constantly featured by conflicts and ambiguities. According to Napolitano (2007) it‟s common to witness situations in which TV is used in schools as something utilitarian or playful. Inside school, the use of TV seems to acquire a stereotyped character, making people involved in teaching-learning process don‟t have participation in definition of activities that make use of television. Because of this TV becomes to be used in schools as something not democratic (SOARES, 2011). The main purpose of this research was analyze the speech of teachers and school managers about the use of TV in formal scholar education, also trying to understand what these professionals think about TV schedule and what are their experiences with television as something communicative. The study was realized in two public schools in Cearà (one in state‟s capital, Fortaleza, and the other one in Brejo Santo city), and were interviewed teachers from elementary school (1st to 5th grade), and school managers (principals and coordinators) from both schools. Individual interviews were realized with all participants, as discussion groups that presented to all participants an area called âEducomunicationâ, an academic area that‟s becoming popular in Brazil and works in a communicative and pedagogical vision with media. In these group discussions teachers could present their opinion about television and its use in classroom, their experience with TV schedule, their vision about Educomunication and how they thought this area could help their teaching practice. It was found that the use of TV by teachers was essentially utilitarian, and television worked as a tool to disseminate pedagogical contents. It was also verified that municipal education departments exerted great influence over teachers speech about TV and its use in school activities. It can be concluded that despite television had been used by teachers in both schools visited in this research, its use couldn‟t be considered something democratic, demonstrating a monological aspect of this use by teachers and school managers in both institutions that participatec in this study.
description A relaÃÃo entre a televisÃo e a educaÃÃo formal escolar constantemente à marcada por tensÃes e ambiguidades, especialmente por parte dos profissionais que atuam na escola. Segundo Napolitano (2007) à comum presenciar oportunidades em que o uso da televisÃo em sala de aula parece ocupar funÃÃes lÃdicas ou utilitÃrias. Dentro da escola, a televisÃo parece adquirir uma utilizaÃÃo estereotipada, sem que os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem (alunos) tenham voz ou participaÃÃo na definiÃÃo das atividades que fazem uso da televisÃo, fazendo a prÃtica docente ganhar ares pouco democrÃticos (SOARES, 2011). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o discurso de professores e gestores do ensino fundamental acerca da utilizaÃÃo da TV na educaÃÃo formal escolar, tentando tambÃm captar o que esses profissionais pensam da programaÃÃo televisiva como um todo, e quais sÃo suas prÃprias experiÃncias com essa programaÃÃo (como e o quanto assistem TV). O estudo foi realizado em escolas pÃblicas cearenses (uma na Capital Fortaleza e uma na regiÃo do Cariri) onde foram realizadas observaÃÃes de aulas e entrevistas individuais com os participantes da pesquisa, alÃm de grupos focais que apresentaram aos professores os conceitos trabalhados no campo da EducomunicaÃÃo. Durante a realizaÃÃo do estudo os participantes puderam expor suas opiniÃes e pensamentos acerca da televisÃo, seu uso nas escolas, seus contatos com os programas de TV e sua visÃo sobre a EducomunicaÃÃo. Verificou-se que o uso da TV por parte dos professores entrevistados foi essencialmente instrumental, onde a televisÃo funcionou como uma ferramenta de divulgaÃÃo dos conteÃdos pedagÃgicos. TambÃm foi percebido em seus discursos, que as gestÃes municipais de EducaÃÃo (Secretarias de EducaÃÃo) exercem grande controle sobre a prÃtica pedagÃgica dos docentes, influenciando consideravelmente o discurso dos professores a respeito da televisÃo e sua utilizaÃÃo nas escolas. Conclui-se que o uso da TV esteve essencialmente atrelado Ãs exigÃncias transmitidas pelas Secretarias de EducaÃÃo de cada cidade, e esse uso foi feito basicamente a partir das convicÃÃes morais e religiosas dos prÃprios docentes, sem a participaÃÃo de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, revelando um carÃter pouco democrÃtico ou participativo a respeito da utilizaÃÃo da televisÃo nas duas instituiÃÃes participantes da pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18911
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232219938816