Oralidade em redaÃÃes escolares: proposta de intervenÃÃo para os erros de ortografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Layana Cristina Moura de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18856
Resumo: Os ParÃmetros Curriculares Nacionais de LÃngua Portuguesa (1997, 1998) alertam que o estudo tradicional da ortografia, nas salas de aula, concretiza-se como a prÃtica de exercÃcios de repetiÃÃo de fÃrmulas e de correÃÃo da grafia dos estudantes. Essa metodologia, porÃm, tem se mostrado pouco produtiva, uma vez que as redaÃÃes de alunos das sÃries finais do Ensino Fundamental, bem como de alunos do Ensino MÃdio, ainda revelam muitos erros ortogrÃficos. Ao processo de ensino-aprendizagem da ortografia, falta, entÃo, uma dinÃmica que leve os alunos a reconhecerem as convenÃÃes estabelecidas pelo sistema ortogrÃfico da LÃngua Portuguesa e a terem consciÃncia de suas prÃprias pronÃncias, visto que, mesmo havendo diferentes modos de falar, apenas uma Ãnica notaÃÃo foi convencionada para a modalidade escrita. Pautando-se nos trabalhos de Bisol (2001), Bortoni-Ricardo (2004, 2013), Cagliari (2003), Camara Jr. (2008, 2015), Lamprecht et al. (2004, 2012), Lemle (2001), Morais (2005, 2008), Roberto (2016), Silva (2008), Seara et al. (2011), Soares (1992) e Spinelli e Ferrand (2009), esta pesquisa se debruÃa sobre as dificuldades ortogrÃficas motivadas pela oralidade, enfrentadas por estudantes do 9Â ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pÃblica de ensino. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo, cujos dados serÃo avaliados quantitativa e qualitativamente, que tem como objetivos: i) identificar os tipos e a frequÃncia das dificuldades ortogrÃficas presentes na escrita de estudantes do 9Â Ano do Ensino Fundamental; ii) propor atividades para o tratamento das principais dificuldades ortogrÃficas presentes na escrita desses estudantes; e iii) avaliar a efetividade das aÃÃes de intervenÃÃo aplicadas para o tratamento dos erros ortogrÃficos identificados. Para tanto, foi realizado um diagnÃstico dos erros ortogrÃficos mais frequentes por meio de redaÃÃo e questÃes avaliativas, cujo resultado revelou a monotongaÃÃo como o erro mais comum. Posteriormente, foi proposta uma sequÃncia de atividades para o tratamento desse erro, a qual foi seguida de uma avaliaÃÃo por meio da repetiÃÃo dos procedimentos de diagnÃstico, agora como pÃs-testes. Como resultado, constatou-se que a intervenÃÃo aplicada, fundamentada na reflexÃo sobre o sistema ortogrÃfico da LÃngua Portuguesa e sobre os dialetos e as produÃÃes orais dos prÃprios alunos, contribuiu para reduzir a incidÃncia dos erros de ortografia que foram alvo de tratamento.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOralidade em redaÃÃes escolares: proposta de intervenÃÃo para os erros de ortografiaOrality in school compositions: intervention proposal for spelling errors2016-12-15Ronaldo Mangueira Lima JÃnior72311266187http://lattes.cnpq.br/9111629117384735Josà Sueli de MagalhÃes62710729687http://lattes.cnpq.br/4432187190930423Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do60048885320http://lattes.cnpq.br/2794668741350813Layana Cristina Moura de FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBROrtografia Processos fonolÃgicos IntervenÃÃo pedagÃgicaOrthography Phonological processes Pedagogical interventionLINGUISTICAOs ParÃmetros Curriculares Nacionais de LÃngua Portuguesa (1997, 1998) alertam que o estudo tradicional da ortografia, nas salas de aula, concretiza-se como a prÃtica de exercÃcios de repetiÃÃo de fÃrmulas e de correÃÃo da grafia dos estudantes. Essa metodologia, porÃm, tem se mostrado pouco produtiva, uma vez que as redaÃÃes de alunos das sÃries finais do Ensino Fundamental, bem como de alunos do Ensino MÃdio, ainda revelam muitos erros ortogrÃficos. Ao processo de ensino-aprendizagem da ortografia, falta, entÃo, uma dinÃmica que leve os alunos a reconhecerem as convenÃÃes estabelecidas pelo sistema ortogrÃfico da LÃngua Portuguesa e a terem consciÃncia de suas prÃprias pronÃncias, visto que, mesmo havendo diferentes modos de falar, apenas uma Ãnica notaÃÃo foi convencionada para a modalidade escrita. Pautando-se nos trabalhos de Bisol (2001), Bortoni-Ricardo (2004, 2013), Cagliari (2003), Camara Jr. (2008, 2015), Lamprecht et al. (2004, 2012), Lemle (2001), Morais (2005, 2008), Roberto (2016), Silva (2008), Seara et al. 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Posteriormente, foi proposta uma sequÃncia de atividades para o tratamento desse erro, a qual foi seguida de uma avaliaÃÃo por meio da repetiÃÃo dos procedimentos de diagnÃstico, agora como pÃs-testes. Como resultado, constatou-se que a intervenÃÃo aplicada, fundamentada na reflexÃo sobre o sistema ortogrÃfico da LÃngua Portuguesa e sobre os dialetos e as produÃÃes orais dos prÃprios alunos, contribuiu para reduzir a incidÃncia dos erros de ortografia que foram alvo de tratamento.The National Curriculum Parameters for Portuguese Language (1997, 1998) alert that the traditional study of orthography in classrooms is fulfilled with the practice of exercises in formula repetition and in the correction of studentsâ spelling. This methodology, however, has proved little productive, since the compositions of students in the final years of primary school, as well as secondary school, still show many spelling mistakes. The orthography teaching-learning process lacks, therefore, a method that helps the students to recognize the conventions established by the Portuguese system of spelling and to be conscious of their own pronunciation, since, although there are different ways to pronounce words, only one notation was stipulated for the written form. Based on the works of Bisol (2001), Bortoni-Ricardo (2004, 2013), Cagliari (2003), Camara Jr. (2008, 2015), Lamprecht et al (2004, 2012), Lemle (2001), Morais (2005, 2008), Roberto (2016), Silva (2008), Seara et al (2011), Soares (1992) and Spinelli and Ferrand (2009), this research approaches the orality-motivated spelling difficulties faced by 9th grade students in a public school. This is an action research, whose data will be evaluated quantitatively and qualitatively. The objectives of this research are: i) identifying the types and frequency of spelling difficulties present in the writing of 9th grade students; ii) proposing activities for the treatment of the main spelling difficulties present in those studentsâ writing; and iii) evaluating the effectiveness of the intervention actions used in the treatment of the spelling mistakes that were identified. To that effect, a diagnosis of the most frequent spelling mistakes was carried out through compositions and evaluative questions, and the results showed monophthongization as the most common mistake. Later, a sequence of activities was proposed for the treatment of that mistake, which was followed by an evaluation through the repetition of the diagnosis procedures, now as a post-test. As a result, it was evidenced that the intervention applied, based on the reflection on the Portuguese system of spelling and on the studentsâ dialect and oral productions, contributed to reduce the incidence of the spelling mistakes that were the target of treatment.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18856application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:39Zmail@mail.com -
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