O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Poza, José Alberto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8250
Resumo: RESUMO: Neste artigo serão revistadas as interfaces literárias e culturais Espanha X América numa época fundamental da história contemporânea: a perda das colônias espanholas na América, o que veio representar um novo colonialismo norte-americano. Essa situação produziu uma reação nos intelectuais que teve imediato reflexo na literatura. A busca da própria identidade americana frente à metrópole norteou este período. O nicaraguense Rubén Darío emerge no universo das letras hispânicas como estandarte de um movimento literário que bebe em fontes de procedência francesa pós-românticas, opõe-se à literatura da metrópole e gera uma nova estética (Modernismo), que acabará apelando à unidade dos povos latino-americanos frente ao novo inimigo anglo-saxão. Escritores espanhóis aderem ao novo movimento fazendo da regeneração estética um símbolo de resposta à realidade devastadora. Os traços da poesia de Rubén percorrem a obra de Manuel e Antonio Machado. Eis aqui o advento da virada histórica nas literaturas hispânicas: pela primeira vez, um autor americano é modelo de autores peninsulares.PALAVRAS-CHAVE: Modernismo hispânico. Rubén Darío. Manuel Machado. Antonio Machado.
id UFES-1_f56f7297dddb7538129f2d68277a3e13
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/8250
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADORESUMO: Neste artigo serão revistadas as interfaces literárias e culturais Espanha X América numa época fundamental da história contemporânea: a perda das colônias espanholas na América, o que veio representar um novo colonialismo norte-americano. Essa situação produziu uma reação nos intelectuais que teve imediato reflexo na literatura. A busca da própria identidade americana frente à metrópole norteou este período. O nicaraguense Rubén Darío emerge no universo das letras hispânicas como estandarte de um movimento literário que bebe em fontes de procedência francesa pós-românticas, opõe-se à literatura da metrópole e gera uma nova estética (Modernismo), que acabará apelando à unidade dos povos latino-americanos frente ao novo inimigo anglo-saxão. Escritores espanhóis aderem ao novo movimento fazendo da regeneração estética um símbolo de resposta à realidade devastadora. Os traços da poesia de Rubén percorrem a obra de Manuel e Antonio Machado. Eis aqui o advento da virada histórica nas literaturas hispânicas: pela primeira vez, um autor americano é modelo de autores peninsulares.PALAVRAS-CHAVE: Modernismo hispânico. Rubén Darío. Manuel Machado. Antonio Machado.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/825010.47456/contexto.v%vi%i.8250Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXIContexto; No. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXIContexto; Núm. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i23reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8250/5867Miranda Poza, José Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-18T13:55:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/8250Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:01.516621Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
title O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
spellingShingle O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
Miranda Poza, José Alberto
title_short O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
title_full O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
title_fullStr O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
title_full_unstemmed O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
title_sort O MODERNISMO NAS LETRAS HISPÂNICAS: INTERFACES. RUBÉN DARIO, MANUEL MACHADO, ANTONIO MACHADO
author Miranda Poza, José Alberto
author_facet Miranda Poza, José Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Poza, José Alberto
description RESUMO: Neste artigo serão revistadas as interfaces literárias e culturais Espanha X América numa época fundamental da história contemporânea: a perda das colônias espanholas na América, o que veio representar um novo colonialismo norte-americano. Essa situação produziu uma reação nos intelectuais que teve imediato reflexo na literatura. A busca da própria identidade americana frente à metrópole norteou este período. O nicaraguense Rubén Darío emerge no universo das letras hispânicas como estandarte de um movimento literário que bebe em fontes de procedência francesa pós-românticas, opõe-se à literatura da metrópole e gera uma nova estética (Modernismo), que acabará apelando à unidade dos povos latino-americanos frente ao novo inimigo anglo-saxão. Escritores espanhóis aderem ao novo movimento fazendo da regeneração estética um símbolo de resposta à realidade devastadora. Os traços da poesia de Rubén percorrem a obra de Manuel e Antonio Machado. Eis aqui o advento da virada histórica nas literaturas hispânicas: pela primeira vez, um autor americano é modelo de autores peninsulares.PALAVRAS-CHAVE: Modernismo hispânico. Rubén Darío. Manuel Machado. Antonio Machado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8250
10.47456/contexto.v%vi%i.8250
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8250
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.8250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/8250/5867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI
Contexto; No. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI
Contexto; Núm. 23 (2013): Dossiê Poemas do século XXI
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i23
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051398802636800