Apropriação na literatura contemporânea: Borges e seus textos em A última viagem de Borges, de Loyola Brandão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23029 |
Resumo: | Tem sido cada vez mais comum na atualidade o fato de muitas obras apresentarem como proposta estética a reescrita de uma obra já existente, evidenciando, assim, a apropriação como ato de criação literária. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a peça teatral A última viagem de Borges, de Ignácio de Loyola Brandão, buscando evidenciar os atos apropriacionistas exercidos pelo autor ao ficcionalizar o escritor argentino Jorge Luis Borges e ao inserir dois personagens borgeanos em sua narrativa: Funes, de Funes el Memorioso e o Bibliotecário, de La Biblioteca de Babel, contos inseridos na obra Ficciones (1944). Com isso, buscaremos destacar como ocorre o diálogo intertextual entre a obra de Brandão e as obras de Borges, o qual é mediado pelos procedimentos intertextuais de citação e paródia. Para tanto, utilizaremos como principal base teórica Barthes (1968), Foucault (1969), Kristeva (1969), Compagnon (1979) e Hutcheon (1985).PALAVRAS-CHAVE: Apropriação. Autoria. Intertextualidade. |
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Apropriação na literatura contemporânea: Borges e seus textos em A última viagem de Borges, de Loyola BrandãoTem sido cada vez mais comum na atualidade o fato de muitas obras apresentarem como proposta estética a reescrita de uma obra já existente, evidenciando, assim, a apropriação como ato de criação literária. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a peça teatral A última viagem de Borges, de Ignácio de Loyola Brandão, buscando evidenciar os atos apropriacionistas exercidos pelo autor ao ficcionalizar o escritor argentino Jorge Luis Borges e ao inserir dois personagens borgeanos em sua narrativa: Funes, de Funes el Memorioso e o Bibliotecário, de La Biblioteca de Babel, contos inseridos na obra Ficciones (1944). Com isso, buscaremos destacar como ocorre o diálogo intertextual entre a obra de Brandão e as obras de Borges, o qual é mediado pelos procedimentos intertextuais de citação e paródia. Para tanto, utilizaremos como principal base teórica Barthes (1968), Foucault (1969), Kristeva (1969), Compagnon (1979) e Hutcheon (1985).PALAVRAS-CHAVE: Apropriação. Autoria. Intertextualidade.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/2302910.47456/contexto.v%vi%i.23029Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; No. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e UtopiaContexto; Núm. 35 (2019): Dossiê Literatura, Resistência e Utopia2358-95661519-054410.47456/contexto.vi35reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23029/15562Barreto, Carla Carolina MouraCapaverde, Tatiana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T16:38:14Zoai:periodicos.ufes.br:article/23029Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2019-11-27T16:38:14Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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