Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
Download full: | https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/28294 |
Summary: | Ao serem considerados indivíduos e ganharem nome e espaço na organização familiar, os animais eleitos para o afeto são alvo de expectativas e projeções de gênero e, para compreender como tal fenômeno ocorre, utilizamos três estratégias metodológicas: 1 - observação participante e conversas informais com tutores, tendo como critério de seleção estabelecimentos comerciais de produtos para animais de estimação localizados em Cuiabá - capital do estado de Mato Grosso, escolhidos pelo porte; 2 - entrevistas com atendentes e médicos veterinários; 3 - classificação dos objetos vendidos para os animais de acordo com o gênero. Por haver mais objetos, tais como roupas e acessórios, dirigidos a cães, restringimos a análise a essa espécie. A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017 como parte de um projeto maior intitulado: O lugar social dos animais na sociedade contemporânea. Através dos dados construídos, observamos como os objetos refletem as expectativas dos tutores sobre os atributos de masculinidade e feminilidade dos animais tutelados numa concepção binária de gênero. Os produtos dirigidos às fêmeas destacam-se pela predominância da cor rosa e por laços e presilhas para cabeça, vestidos e saias, além de peças com brilhos. Para os machos, são ofertados produtos que objetificam a noção de masculinidade, tais como gravatas, camisetas de times de futebol e réplicas de uniformes de profissões ocupadas tradicionalmente por homens, como policial, bombeiro e segurança. |
id |
UFES-3_e47ebc6018f92ee8090e081b067edbb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/28294 |
network_acronym_str |
UFES-3 |
network_name_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia Ao serem considerados indivíduos e ganharem nome e espaço na organização familiar, os animais eleitos para o afeto são alvo de expectativas e projeções de gênero e, para compreender como tal fenômeno ocorre, utilizamos três estratégias metodológicas: 1 - observação participante e conversas informais com tutores, tendo como critério de seleção estabelecimentos comerciais de produtos para animais de estimação localizados em Cuiabá - capital do estado de Mato Grosso, escolhidos pelo porte; 2 - entrevistas com atendentes e médicos veterinários; 3 - classificação dos objetos vendidos para os animais de acordo com o gênero. Por haver mais objetos, tais como roupas e acessórios, dirigidos a cães, restringimos a análise a essa espécie. A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017 como parte de um projeto maior intitulado: O lugar social dos animais na sociedade contemporânea. Através dos dados construídos, observamos como os objetos refletem as expectativas dos tutores sobre os atributos de masculinidade e feminilidade dos animais tutelados numa concepção binária de gênero. Os produtos dirigidos às fêmeas destacam-se pela predominância da cor rosa e por laços e presilhas para cabeça, vestidos e saias, além de peças com brilhos. Para os machos, são ofertados produtos que objetificam a noção de masculinidade, tais como gravatas, camisetas de times de futebol e réplicas de uniformes de profissões ocupadas tradicionalmente por homens, como policial, bombeiro e segurança.Universidade Federal do Espírito Santo2020-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/28294Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê Animais e Antropologia; 102-1222318-693310.47456/cadecs.v7i2reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/28294/20096Abonizio, Juliana Baptistella, Eveline Costa, Susana info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-17T15:24:37Zoai:periodicos.ufes.br:article/28294Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-10-17T15:24:37Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia |
title |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia |
spellingShingle |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia Abonizio, Juliana |
title_short |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia |
title_full |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia |
title_fullStr |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia |
title_full_unstemmed |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia |
title_sort |
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia |
author |
Abonizio, Juliana |
author_facet |
Abonizio, Juliana Baptistella, Eveline Costa, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Baptistella, Eveline Costa, Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abonizio, Juliana Baptistella, Eveline Costa, Susana |
description |
Ao serem considerados indivíduos e ganharem nome e espaço na organização familiar, os animais eleitos para o afeto são alvo de expectativas e projeções de gênero e, para compreender como tal fenômeno ocorre, utilizamos três estratégias metodológicas: 1 - observação participante e conversas informais com tutores, tendo como critério de seleção estabelecimentos comerciais de produtos para animais de estimação localizados em Cuiabá - capital do estado de Mato Grosso, escolhidos pelo porte; 2 - entrevistas com atendentes e médicos veterinários; 3 - classificação dos objetos vendidos para os animais de acordo com o gênero. Por haver mais objetos, tais como roupas e acessórios, dirigidos a cães, restringimos a análise a essa espécie. A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017 como parte de um projeto maior intitulado: O lugar social dos animais na sociedade contemporânea. Através dos dados construídos, observamos como os objetos refletem as expectativas dos tutores sobre os atributos de masculinidade e feminilidade dos animais tutelados numa concepção binária de gênero. Os produtos dirigidos às fêmeas destacam-se pela predominância da cor rosa e por laços e presilhas para cabeça, vestidos e saias, além de peças com brilhos. Para os machos, são ofertados produtos que objetificam a noção de masculinidade, tais como gravatas, camisetas de times de futebol e réplicas de uniformes de profissões ocupadas tradicionalmente por homens, como policial, bombeiro e segurança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/28294 |
url |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/28294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/28294/20096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê Animais e Antropologia; 102-122 2318-6933 10.47456/cadecs.v7i2 reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
collection |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com |
_version_ |
1799319697677615104 |