Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/331
Resumo: 22p. ISSN impresso: 0103-636X ISSN eletrônico: 1980-4415
id UFF-2_9e69aee4ecb51ce472f3a7a3a564554e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/331
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIXAnalyzing job entry examinations for Mathematics teachers of Colegio Pedro II during the 19th CenturyConcursosProfessor de matemáticaSéculo XIXColégio Pedro IIPublic contestMathematics teachersCentury XIXColégio Pedro II22p. ISSN impresso: 0103-636X ISSN eletrônico: 1980-4415Na tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos. A análise dessas provas é capaz de revelar quais as exigências para o exercício do magistério e trazer à tona questões importantes a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos exames para os cargos de professor de Matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil no século XIX, o Colégio Pedro II.SimIn a attempt to investigate historic aspects of mathematics teaching, we ask what kind of instruments can be used to rebuild the professional trajectory of teachers and their practices, and what elements can be used to analyze the issues related to promotion of mathematics teacher in Brazil. One of these elements is public teacher job entry examinations. The analysis of these exams can show what were the requirements to work as a teacher and to clear other important questions about the conception about teachers at that time, about the contents they should teach, and others. This paper emphasizes the contents of the exams, and the formal requirements and abilities measured in those exams to act as a mathematics teacher in an important secondary education institution in the 19th Century, Colégio Pedro II.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2014-07-09T19:07:22Z2014-07-09T19:07:22Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSoares, F.S. Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX. Bolema, v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010. ISSN eletrônico: 1980-4415. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/viewFile/3739/3149>.https://app.uff.br/riuff/handle/1/331ProfessorBoletim de Educação Matemática. v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fláviaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:49Zoai:app.uff.br:1/331Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-08T22:46:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
Analyzing job entry examinations for Mathematics teachers of Colegio Pedro II during the 19th Century
title Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
spellingShingle Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
Soares, Flávia
Concursos
Professor de matemática
Século XIX
Colégio Pedro II
Public contest
Mathematics teachers
Century XIX
Colégio Pedro II
title_short Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
title_full Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
title_fullStr Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
title_full_unstemmed Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
title_sort Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
author Soares, Flávia
author_facet Soares, Flávia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Concursos
Professor de matemática
Século XIX
Colégio Pedro II
Public contest
Mathematics teachers
Century XIX
Colégio Pedro II
topic Concursos
Professor de matemática
Século XIX
Colégio Pedro II
Public contest
Mathematics teachers
Century XIX
Colégio Pedro II
description 22p. ISSN impresso: 0103-636X ISSN eletrônico: 1980-4415
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-07-09T19:07:22Z
2014-07-09T19:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Soares, F.S. Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX. Bolema, v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010. ISSN eletrônico: 1980-4415. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/viewFile/3739/3149>.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/331
Professor
identifier_str_mv Soares, F.S. Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX. Bolema, v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010. ISSN eletrônico: 1980-4415. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/viewFile/3739/3149>.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Boletim de Educação Matemática. v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1796502968203214848