O limite do marketing interno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4713
Resumo: A importância do Marketing no desenvolvimento empresarial cresce a cada dia. A busca pela satisfação dos clientes faz com que as empresas considerem em suas ações seus diferentes clientes: os internos e os externos. Para empresas de determinados setores, antes de se pensar nos clientes externos, tomou-se obrigação lembrar dos clientes internos. Tais empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível possível, de modo que este passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Além de motivar os funcionários, estimula-se os mesmos a gostarem da empresa. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os eféitos das ações de Marketing Interno (Endomarketing) em uma empresa ferro'viária. Através do método descritivo, mostra-se que, para os clientes internos, a empresa vem desempenhando um trabalho voltado para a satisfação dos mesmos. Todavia, percebe-se a necessidade de alguns ajustes, o que deve ser realizado com a máxima brevidade possível. O trabalho enfatiza, ainda, que pesquisas de marketing utilizadas para identificar satisfação e qualidade no atendimento, produtos e serviços, realizadas junto aos clientes internos, são ferramentas que as empresas devem utilizar com mais freqüência e especificidade, pois ficou visível que os clientes internos sentem-se valorizados quando a sua opinião é solicitada
id UFF-2_51a081b758908b5a97fb792a73a4320f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4713
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O limite do marketing internoEndomarketingCliente internoSatisfação do clienteEndomarketingCliente internoSatisfação do consumidorEndomarketingIntern customersCustomers' satisfactionA importância do Marketing no desenvolvimento empresarial cresce a cada dia. A busca pela satisfação dos clientes faz com que as empresas considerem em suas ações seus diferentes clientes: os internos e os externos. Para empresas de determinados setores, antes de se pensar nos clientes externos, tomou-se obrigação lembrar dos clientes internos. Tais empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível possível, de modo que este passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Além de motivar os funcionários, estimula-se os mesmos a gostarem da empresa. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os eféitos das ações de Marketing Interno (Endomarketing) em uma empresa ferro'viária. Através do método descritivo, mostra-se que, para os clientes internos, a empresa vem desempenhando um trabalho voltado para a satisfação dos mesmos. Todavia, percebe-se a necessidade de alguns ajustes, o que deve ser realizado com a máxima brevidade possível. O trabalho enfatiza, ainda, que pesquisas de marketing utilizadas para identificar satisfação e qualidade no atendimento, produtos e serviços, realizadas junto aos clientes internos, são ferramentas que as empresas devem utilizar com mais freqüência e especificidade, pois ficou visível que os clientes internos sentem-se valorizados quando a sua opinião é solicitadaThe importance of the marketing in the enterprise development grows each day. The searchfor the customer's satisfaction does wilh lhe enterprises pass to considerate in your actions your difJerent customers: the interns and the externs. For lhe enterprises of determined sectors, before to think in the extern cuslomers, turn itself an obligation to remember of intern customers. These enterprises need to maintain the index of motivation of your collaborators in the more possible elevated leveI, in the way it pass to be one of your results' indicators. Beyond to motivate your functionaries, stimulate lhe same to like the company. The objective of this work is to idenlify and to analyse the effects of Intern Marketing 's actions (Endomarketing) in a railway enterprise. Through the descriptive method, it showed that, for the intern customers, the enterprise comes to performing a work turned for the satisfaction Df them. Nevertheless, it is perceived the necessity of some adjustments, what should be rea/ized with a maximum briefness possible. The work emphasizes, sti/I, that Markeling's researches uti/ized to identify satisfaction and quality in the attendance, producls and services, realized together with the intern customers, are tools that the enterprises should use with more frequency and specificity, 'cause it was visible that the intern customers feel themselves va/orous when your opinion is solicitedAbegão, Luís HenriqueLeite, Ana Paula Todaro TaveiraFerreira, Carla Guimarães2017-09-28T16:52:30Z2017-09-28T16:52:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4713CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T21:46:33Zoai:app.uff.br:1/4713Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-01T21:46:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O limite do marketing interno
title O limite do marketing interno
spellingShingle O limite do marketing interno
Ferreira, Carla Guimarães
Endomarketing
Cliente interno
Satisfação do cliente
Endomarketing
Cliente interno
Satisfação do consumidor
Endomarketing
Intern customers
Customers' satisfaction
title_short O limite do marketing interno
title_full O limite do marketing interno
title_fullStr O limite do marketing interno
title_full_unstemmed O limite do marketing interno
title_sort O limite do marketing interno
author Ferreira, Carla Guimarães
author_facet Ferreira, Carla Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abegão, Luís Henrique
Leite, Ana Paula Todaro Taveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Cliente interno
Satisfação do cliente
Endomarketing
Cliente interno
Satisfação do consumidor
Endomarketing
Intern customers
Customers' satisfaction
topic Endomarketing
Cliente interno
Satisfação do cliente
Endomarketing
Cliente interno
Satisfação do consumidor
Endomarketing
Intern customers
Customers' satisfaction
description A importância do Marketing no desenvolvimento empresarial cresce a cada dia. A busca pela satisfação dos clientes faz com que as empresas considerem em suas ações seus diferentes clientes: os internos e os externos. Para empresas de determinados setores, antes de se pensar nos clientes externos, tomou-se obrigação lembrar dos clientes internos. Tais empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível possível, de modo que este passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Além de motivar os funcionários, estimula-se os mesmos a gostarem da empresa. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os eféitos das ações de Marketing Interno (Endomarketing) em uma empresa ferro'viária. Através do método descritivo, mostra-se que, para os clientes internos, a empresa vem desempenhando um trabalho voltado para a satisfação dos mesmos. Todavia, percebe-se a necessidade de alguns ajustes, o que deve ser realizado com a máxima brevidade possível. O trabalho enfatiza, ainda, que pesquisas de marketing utilizadas para identificar satisfação e qualidade no atendimento, produtos e serviços, realizadas junto aos clientes internos, são ferramentas que as empresas devem utilizar com mais freqüência e especificidade, pois ficou visível que os clientes internos sentem-se valorizados quando a sua opinião é solicitada
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28T16:52:30Z
2017-09-28T16:52:30Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4713
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044638726488064