Carreiras contemporâneas: estudo de caso sobre a gestão de carreira frente às mudanças do mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilkoszynski, Claudia do Canto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4501
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo elucidar quais são as percepções e comportamentos usuais dos profissionais no que tange à gestão de carreira na atualidade. Para tal, realizou-se um estudo com alunos de cursos de pós-graduação do LATEC/UFF, em curso durante o ano de 2011, e com duas profissionais que atuam na área de gestão de carreira. Neste estudo buscou-se identificar como os indivíduos vêm reagindo frente às mudanças do mundo do trabalho nas últimas duas décadas. Metodologicamente adotou-se diferentes técnicas - tanto para coleta, quanto para análise dos resultados - numa abordagem quanti-qualitativa, a saber: 1) uma survey com os alunos dos cursos de pós-graduação do LATEC/UFF, em 2011; 2) entrevistas com profissionais que atuam na área de gestão de carreira; 3) revisão da literatura, nacional e internacional, sobre o tema. Nesse contexto, os objetivos específicos do estudo foram analisar a possibilidade dos profissionais adotarem predominantemente três posicionamentos frente à gestão de suas carreiras: o primeiro, mais alinhado aos pressupostos dos modelos emergentes de carreira - com especial foco nos modelos de Carreira Proteana (HALL, 1995; MARTINS, 2001; BARUCH, 2006), Carreira sem Fronteiras e Inteligente (ARTHUR, 1994 e ARTHUR e ROUSSEAU, 1996; DEFILLIPPI e ARTHUR, 1994) e Carreira Caleidoscópica (MAINIERO e SULLIVAN, 2005); o segundo, mais alinhados aos pressupostos do modelo de carreira tradicional - CHANLAT, 1995; SULLIVAN, 1999; MARTINS, 2001; SULLIVAN e BARUCH, 2009; ou o terceiro, numa perspectiva mista frente aos pressupostos dos modelos de carreira analisados – tradicional e emergentes. A análise e discussão dos resultados exploraram quantitativa e qualitativamente as percepções e comportamentos sobre gestão de carreira, na ótica dos alunos, das profissionais entrevistadas e da revisão da literatura sobre o tema. Isto permitiu concluir que, no que tange a gestão da carreira, os indivíduos pesquisados evidenciam alinhamento aos pressupostos dos modelos emergentes de carreira no campo da racionalidade e do discurso. Entretanto, não foi possível confirmar comportamentos e práticas que demonstrem que esses indivíduos estejam dedicando-se a um planejamento ativo de seus projetos de carreira ou empreendendo ações intencionais, objetivas e consistentes para sua construção e desenvolvimento. Identificou-se, inclusive que, frente a alguns construtos relativos à gestão de carreira, conservam posicionamentos indefinidos, ou mesmo, mais alinhados aos pressupostos do modelo de carreira tradicional.
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Metodologicamente adotou-se diferentes técnicas - tanto para coleta, quanto para análise dos resultados - numa abordagem quanti-qualitativa, a saber: 1) uma survey com os alunos dos cursos de pós-graduação do LATEC/UFF, em 2011; 2) entrevistas com profissionais que atuam na área de gestão de carreira; 3) revisão da literatura, nacional e internacional, sobre o tema. Nesse contexto, os objetivos específicos do estudo foram analisar a possibilidade dos profissionais adotarem predominantemente três posicionamentos frente à gestão de suas carreiras: o primeiro, mais alinhado aos pressupostos dos modelos emergentes de carreira - com especial foco nos modelos de Carreira Proteana (HALL, 1995; MARTINS, 2001; BARUCH, 2006), Carreira sem Fronteiras e Inteligente (ARTHUR, 1994 e ARTHUR e ROUSSEAU, 1996; DEFILLIPPI e ARTHUR, 1994) e Carreira Caleidoscópica (MAINIERO e SULLIVAN, 2005); o segundo, mais alinhados aos pressupostos do modelo de carreira tradicional - CHANLAT, 1995; SULLIVAN, 1999; MARTINS, 2001; SULLIVAN e BARUCH, 2009; ou o terceiro, numa perspectiva mista frente aos pressupostos dos modelos de carreira analisados – tradicional e emergentes. A análise e discussão dos resultados exploraram quantitativa e qualitativamente as percepções e comportamentos sobre gestão de carreira, na ótica dos alunos, das profissionais entrevistadas e da revisão da literatura sobre o tema. Isto permitiu concluir que, no que tange a gestão da carreira, os indivíduos pesquisados evidenciam alinhamento aos pressupostos dos modelos emergentes de carreira no campo da racionalidade e do discurso. Entretanto, não foi possível confirmar comportamentos e práticas que demonstrem que esses indivíduos estejam dedicando-se a um planejamento ativo de seus projetos de carreira ou empreendendo ações intencionais, objetivas e consistentes para sua construção e desenvolvimento. Identificou-se, inclusive que, frente a alguns construtos relativos à gestão de carreira, conservam posicionamentos indefinidos, ou mesmo, mais alinhados aos pressupostos do modelo de carreira tradicional.This research aimed to identify how individuals have been reacting to the changes in the world of labor during the past two decades. To this end, it was performed a case study with students from postgraduate courses of LATEC / UFF, in progress during the year 2011, and with two professionals working in the area of career management. This research sought to elucidate what were usual behaviors and perceptions of these professionals regarding the management career nowadays. Regarding the methodology, it were adopted different techniques, both for the collection and analysis of the results, into a quantitative-qualitative approach, namely: 1) a survey with postgraduate students from LATEC / UFF in 2011; 2) interviews with professionals working in the area of career management; 3) conducting a national and international literature review on the subject. In this context, the specific objectives of the study were to analyze the possibility of adopting predominantly three professional positions, before managing their careers: 1) more in line with the assumptions of the models emerging career - with special focus on models Protean Career (HALL, 1995; MARTINS, 2001; BARUCH, 2006), Boundaryless Career and Intelligent Career (ARTHUR, 1994, and ROUSSEAU ARTHUR, 1996; DEFILLIPPI and ARTHUR, 1994) and Kaleidoscope Career (MAINIERO e SULLIVAN, 2005); 2) more closely aligned to the assumptions of traditional career model (CHANLAT, 1995; SULLIVAN, 1999; MARTINS, 2001; SULLIVAN e BARUCH, 2009); or 3) in a mixed outlook facing the assumptions of the analyzed career models - traditional and emergent. The analysis and discussion of the results have quantitatively and qualitatively explored the perceptions and behaviors on career management from the perspective of students, interviewed professionals and literature revision on this subject. That allowed to conclude that, when it comes to career management, surveyed individuals have showed significant alignment to the assumptions of the emerging career models, both in the field of rationality and discourse. However, it was not possible to confirm behaviors and practices that demonstrate that these individuals are engaging in an active planning of their career´s project or undertaking actions intentional, objective and consistent in its construction and development. It was identified, including that against some constructs relating to career management, retain positions undefined, or even more in line with the assumptions of the traditional career model.Universidade Federal FluminenseNiteróiVieira, Fernando de OliveiraAndrade, Emmanuel Paiva deOliveira, Lucia Barbosa deWilkoszynski, Claudia do Canto2017-09-15T14:45:06Z2017-09-15T14:45:06Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4501Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:20:57Zoai:app.uff.br:1/4501Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:20:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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