O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Thaís Botelho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2559
Resumo: Introdução: Neste estudo trazemos para debate o corpo do docente na formação em saúde, possibilitando repensar coletivamente como as práticas profissionais afetam a saúde do corpo. Como fisioterapeuta e refletindo a minha implicação com esse objeto de estudo, penso que o cuidado com o corpo do docente deveria ser primordial numa escola. Objetivo Geral: Analisar a influência do corpo na prática pedagógica do docente do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF). Específicos: Descrever as práticas profissionais do docente de enfermagem do IFF; investigar a percepção que o docente de enfermagem tem das influências do seu corpo no seu processo de trabalho pedagógico; identificar as políticas de promoção e prevenção da saúde do educador do IFF. Método: Esta pesquisa qualitativa utiliza o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional em sua vertente Socioclínica Institucional das práticas profissionais. Os sujeitos foram os docentes de enfermagem do IFF. A coleta de dados foi realizada em encontros socioclínicos. Os dados foram analisados à luz dos conceitos de instituição nos seus momentos instituído, instituinte e de institucionalização; implicação e analisador. Resultados: Da análise emergiram 4 eixos: Fatores ligados ao comprometimento da parte física e psíquica e a prática docente; Aspectos positivos e negativos no processo de trabalho pedagógico; Sentir-se proativo na busca de soluções aos problemas relativos ao processo pedagógico políticas de prevenção, promoção, e educação em saúde no IFF. Os analisadores que fizeram a instituição se desnudar foram: O sofrimento no corpo do docente no desenvolvimento da prática pedagógica e as Interferências institucionais no corpo como fator limitante na institucionalização da prática pedagógica. Discussão: O corpo do docente sofre influência de regras instituídas pela organização de ensino e pela profissão de enfermagem. O movimento instituinte presente em todas as instituições, levam os sujeitos a repensarem essas normas estabelecidas, produzindo transformações. Quando esse movimento dialético das forças instituídas e instituintes cessam ocorre a institucionalização das práticas docentes em outros escopos, estando em constante movimento. Conclusão: Faltam políticas de saúde para os docentes do IFF. A proposição de avançar na construção coletiva de uma política de promoção da saúde dos docentes, incluindo os cuidados corporais foi potencializada com essa intervenção. A dinâmica de encontros socioclínicos dos docentes de enfermagem para refletir sobre as práticas profissionais foi recebida como positiva para o aprofundamento dos debates acerca dos objetivos dessa prática social para a nossa sociedade
id UFF-2_bbf320cc6c0b28829df86afedec30c38
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2559
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagemEducaçãoEducação em saúdeSaúde do trabalhadorPromoção da saúdeEducaçãoEducação em saúdeSaúde do trabalhadorPromoção da saúdeEducationHealth educationOccupational healthHealth promotionIntrodução: Neste estudo trazemos para debate o corpo do docente na formação em saúde, possibilitando repensar coletivamente como as práticas profissionais afetam a saúde do corpo. Como fisioterapeuta e refletindo a minha implicação com esse objeto de estudo, penso que o cuidado com o corpo do docente deveria ser primordial numa escola. Objetivo Geral: Analisar a influência do corpo na prática pedagógica do docente do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF). Específicos: Descrever as práticas profissionais do docente de enfermagem do IFF; investigar a percepção que o docente de enfermagem tem das influências do seu corpo no seu processo de trabalho pedagógico; identificar as políticas de promoção e prevenção da saúde do educador do IFF. Método: Esta pesquisa qualitativa utiliza o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional em sua vertente Socioclínica Institucional das práticas profissionais. Os sujeitos foram os docentes de enfermagem do IFF. A coleta de dados foi realizada em encontros socioclínicos. Os dados foram analisados à luz dos conceitos de instituição nos seus momentos instituído, instituinte e de institucionalização; implicação e analisador. Resultados: Da análise emergiram 4 eixos: Fatores ligados ao comprometimento da parte física e psíquica e a prática docente; Aspectos positivos e negativos no processo de trabalho pedagógico; Sentir-se proativo na busca de soluções aos problemas relativos ao processo pedagógico políticas de prevenção, promoção, e educação em saúde no IFF. Os analisadores que fizeram a instituição se desnudar foram: O sofrimento no corpo do docente no desenvolvimento da prática pedagógica e as Interferências institucionais no corpo como fator limitante na institucionalização da prática pedagógica. Discussão: O corpo do docente sofre influência de regras instituídas pela organização de ensino e pela profissão de enfermagem. O movimento instituinte presente em todas as instituições, levam os sujeitos a repensarem essas normas estabelecidas, produzindo transformações. Quando esse movimento dialético das forças instituídas e instituintes cessam ocorre a institucionalização das práticas docentes em outros escopos, estando em constante movimento. Conclusão: Faltam políticas de saúde para os docentes do IFF. A proposição de avançar na construção coletiva de uma política de promoção da saúde dos docentes, incluindo os cuidados corporais foi potencializada com essa intervenção. A dinâmica de encontros socioclínicos dos docentes de enfermagem para refletir sobre as práticas profissionais foi recebida como positiva para o aprofundamento dos debates acerca dos objetivos dessa prática social para a nossa sociedadeIntroduction: In this study we bring to debate the teaching body in health education, enabling collectively rethink how professional practices affect the body's health. As a physiotherapist and reflecting my involvement with this subject matter, I think that the care of the teaching body should be paramount in school. General Objective: To analyze the influence of the body in the pedagogical practice of teachers of technical nursing course of the Federal Institute Fluminense (IFF). Specific: Describe the professionals of the IFF nursing teaching practices; Investigate the perception that nursing faculty has the influences of his body in his pedagogical work process; Identify the policies of promotion and prevention health educator IFF. Methods: This qualitative study uses the theoretical framework of institutional analysis in its Socioclínica Institutional aspects of professional practice. The subjects were the IFF nursing teachers. Data collection was conducted in socioclínicos meetings. Data were analyzed in the light of the introduction of concepts in their set times, instituting and institutionalization; implication and analyzer. Results: The analysis emerged four areas: Factors related to impairment of physical and mental part and teaching practice; positive and negative aspects in the pedagogical work process; Feeling proactive in finding solutions to problems related to the educational process policies for prevention, promotion and health education at the IFF. Parsers that made the institution to strip were: Suffering in the teaching body in the development of pedagogical practice and institutional interference in the body as a limiting factor in the institutionalization of pedagogical practice. Discussion:The teaching body is influenced by rules established by the educational organization and the nursing profession. The instituting movement present in all the institutions, leads the subjects to rethink these established standards, producing transformations. When this dialectica movement of instituted and instituting forces cease institutionalization occurs of teaching practices in other scopes, being in constant motion. Conclusion: There are health policies for teachers of IFF. The proposal to move the collective construction of a health promotion policy of teachers, including body care was enhanced with this intervention. The dynamics of socioclínicos meetings of nursing teachers to reflect on professional practices was received as positive for the deepening of discussions about the objectives of this social practice to our societyMourão, Lucia CardosoAlmeida, Ana Clementina Vieira deQueluci, Gisella de CarvalhoSampaio, Thaís Botelho2016-10-19T16:09:57Z2016-10-19T16:09:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Thaís Botelho. O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/2559http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T15:12:35Zoai:app.uff.br:1/2559Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-27T15:12:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
title O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
spellingShingle O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
Sampaio, Thaís Botelho
Educação
Educação em saúde
Saúde do trabalhador
Promoção da saúde
Educação
Educação em saúde
Saúde do trabalhador
Promoção da saúde
Education
Health education
Occupational health
Health promotion
title_short O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
title_full O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
title_fullStr O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
title_full_unstemmed O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
title_sort O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem
author Sampaio, Thaís Botelho
author_facet Sampaio, Thaís Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Lucia Cardoso
Almeida, Ana Clementina Vieira de
Queluci, Gisella de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Thaís Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação em saúde
Saúde do trabalhador
Promoção da saúde
Educação
Educação em saúde
Saúde do trabalhador
Promoção da saúde
Education
Health education
Occupational health
Health promotion
topic Educação
Educação em saúde
Saúde do trabalhador
Promoção da saúde
Educação
Educação em saúde
Saúde do trabalhador
Promoção da saúde
Education
Health education
Occupational health
Health promotion
description Introdução: Neste estudo trazemos para debate o corpo do docente na formação em saúde, possibilitando repensar coletivamente como as práticas profissionais afetam a saúde do corpo. Como fisioterapeuta e refletindo a minha implicação com esse objeto de estudo, penso que o cuidado com o corpo do docente deveria ser primordial numa escola. Objetivo Geral: Analisar a influência do corpo na prática pedagógica do docente do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF). Específicos: Descrever as práticas profissionais do docente de enfermagem do IFF; investigar a percepção que o docente de enfermagem tem das influências do seu corpo no seu processo de trabalho pedagógico; identificar as políticas de promoção e prevenção da saúde do educador do IFF. Método: Esta pesquisa qualitativa utiliza o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional em sua vertente Socioclínica Institucional das práticas profissionais. Os sujeitos foram os docentes de enfermagem do IFF. A coleta de dados foi realizada em encontros socioclínicos. Os dados foram analisados à luz dos conceitos de instituição nos seus momentos instituído, instituinte e de institucionalização; implicação e analisador. Resultados: Da análise emergiram 4 eixos: Fatores ligados ao comprometimento da parte física e psíquica e a prática docente; Aspectos positivos e negativos no processo de trabalho pedagógico; Sentir-se proativo na busca de soluções aos problemas relativos ao processo pedagógico políticas de prevenção, promoção, e educação em saúde no IFF. Os analisadores que fizeram a instituição se desnudar foram: O sofrimento no corpo do docente no desenvolvimento da prática pedagógica e as Interferências institucionais no corpo como fator limitante na institucionalização da prática pedagógica. Discussão: O corpo do docente sofre influência de regras instituídas pela organização de ensino e pela profissão de enfermagem. O movimento instituinte presente em todas as instituições, levam os sujeitos a repensarem essas normas estabelecidas, produzindo transformações. Quando esse movimento dialético das forças instituídas e instituintes cessam ocorre a institucionalização das práticas docentes em outros escopos, estando em constante movimento. Conclusão: Faltam políticas de saúde para os docentes do IFF. A proposição de avançar na construção coletiva de uma política de promoção da saúde dos docentes, incluindo os cuidados corporais foi potencializada com essa intervenção. A dinâmica de encontros socioclínicos dos docentes de enfermagem para refletir sobre as práticas profissionais foi recebida como positiva para o aprofundamento dos debates acerca dos objetivos dessa prática social para a nossa sociedade
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19T16:09:57Z
2016-10-19T16:09:57Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Thaís Botelho. O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2559
identifier_str_mv SAMPAIO, Thaís Botelho. O corpo do docente na formação pedagógica em saúde: estudo socioclínico institucional das práticas dos docentes de enfermagem. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044625821663232