As representações sociais: como elas moldam a realidade surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Louise Mesquita
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4031
Resumo: No Brasil, políticas educacionais recentes sugerem a desigualdade de tratamento com o intuito de suprir as diferentes necessidades dos alunos. Dessa forma, a escola pode restituir uma igualdade. No caso dos surdos, esse tratamento desigual envolve a oferta da educação bilíngue. Visto que ela ainda não é uma realidade, são altos os índices de reprovação e de evasão escolar. Este trabalho tem por objetivo mostrar como as representações sociais de surdo e de surdez é um dos fatores que geram este problema, uma vez que moldam políticas educacionais e linguísticas. É feito um estudo de caso. O Colégio Estadual Pandiá Calógeras, situado em São Gonçalo, Rio de Janeiro, é o caso escolhido. São descritas e analisadas as ações desta escola no ano de 2009, o segundo ano de inclusão de surdos nesta unidade. A Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (2012; 2013), o conceito de representação linguística de Cécile Petitjean (2009), e os estudos sobre política e planejamento linguísticos de Louis-Jean Calvet (2007; 2013) compõem o referencial teórico. Os dados coletados incluem observações participativas, enquetes, documentos, cartas de alunos de classes inclusivas e material adaptado para o ensino de Língua Portuguesa. A partir desse estudo, é possível concluir que a representação de surdez como deficiência ainda é dominante e que verdadeiras mudanças e resultados satisfatórios só serão realidades quando a representação dominante for outra
id UFF-2_4fc600c4e66d4fbbd3088ffc0abc286b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4031
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As representações sociais: como elas moldam a realidade surdaRepresentação socialPessoa com insuficiência auditivaPolítica linguísticaSurdezRepresentação socialPessoa com insuficiência auditivaPolítica educacionalPolítica linguísticaSocial representationPessoa com insuficiência auditivaEducational and linguistic policiesSurdezNo Brasil, políticas educacionais recentes sugerem a desigualdade de tratamento com o intuito de suprir as diferentes necessidades dos alunos. Dessa forma, a escola pode restituir uma igualdade. No caso dos surdos, esse tratamento desigual envolve a oferta da educação bilíngue. Visto que ela ainda não é uma realidade, são altos os índices de reprovação e de evasão escolar. Este trabalho tem por objetivo mostrar como as representações sociais de surdo e de surdez é um dos fatores que geram este problema, uma vez que moldam políticas educacionais e linguísticas. É feito um estudo de caso. O Colégio Estadual Pandiá Calógeras, situado em São Gonçalo, Rio de Janeiro, é o caso escolhido. São descritas e analisadas as ações desta escola no ano de 2009, o segundo ano de inclusão de surdos nesta unidade. A Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (2012; 2013), o conceito de representação linguística de Cécile Petitjean (2009), e os estudos sobre política e planejamento linguísticos de Louis-Jean Calvet (2007; 2013) compõem o referencial teórico. Os dados coletados incluem observações participativas, enquetes, documentos, cartas de alunos de classes inclusivas e material adaptado para o ensino de Língua Portuguesa. A partir desse estudo, é possível concluir que a representação de surdez como deficiência ainda é dominante e que verdadeiras mudanças e resultados satisfatórios só serão realidades quando a representação dominante for outraRecent Brazilian educational policies suggest unequal treatment for unequal needs of students. This way, the school can reinstate equality. In the deaf case, the unequal treatment involves providing bilingual education. Since it is not a reality yet, the failure and dropout rates are very high. This paper aims to show how the social representations of deaf and deafness influence educational and linguistic policies and how they are one of the reasons for failure at school. For writing this paper, the strategy adopted was the study case. Pandiá Calógeras School (CEPC), located in São Gonçalo, Rio de Janeiro, is the case chosen. This paper describes and analyzes CEPC action plan of 2009, the second year of inclusion of deaf students in CEPC. The theory of social representations, introduced by Serge Moscovici (2012; 2013), Cécile Petitjean definition of language representation (2009) and Louis-Jean Calvet studies of language policy and planning (2007; 2013) build the theoretical framework. The data collected includes observation, an opinion poll, documents, letters of classmates’ deaf students and adapted material for learning Portuguese. From the data, it is possible to conclude that the social representation of deafness as disability is still dominant. True changes and satisfactory results will only become reality when the dominant representation changes95 f.Pereira, Telma Cristina de Almeida SilvaMagalhães, Pedro Armando de AlmeidaWindle, Joel AustinFavorito, WilmaCosta, Louise Mesquita2017-07-21T12:44:06Z2017-07-21T12:44:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4031CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T20:31:31Zoai:app.uff.br:1/4031Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-13T20:31:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
title As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
spellingShingle As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
Costa, Louise Mesquita
Representação social
Pessoa com insuficiência auditiva
Política linguística
Surdez
Representação social
Pessoa com insuficiência auditiva
Política educacional
Política linguística
Social representation
Pessoa com insuficiência auditiva
Educational and linguistic policies
Surdez
title_short As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
title_full As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
title_fullStr As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
title_full_unstemmed As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
title_sort As representações sociais: como elas moldam a realidade surda
author Costa, Louise Mesquita
author_facet Costa, Louise Mesquita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Magalhães, Pedro Armando de Almeida
Windle, Joel Austin
Favorito, Wilma
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Louise Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
Pessoa com insuficiência auditiva
Política linguística
Surdez
Representação social
Pessoa com insuficiência auditiva
Política educacional
Política linguística
Social representation
Pessoa com insuficiência auditiva
Educational and linguistic policies
Surdez
topic Representação social
Pessoa com insuficiência auditiva
Política linguística
Surdez
Representação social
Pessoa com insuficiência auditiva
Política educacional
Política linguística
Social representation
Pessoa com insuficiência auditiva
Educational and linguistic policies
Surdez
description No Brasil, políticas educacionais recentes sugerem a desigualdade de tratamento com o intuito de suprir as diferentes necessidades dos alunos. Dessa forma, a escola pode restituir uma igualdade. No caso dos surdos, esse tratamento desigual envolve a oferta da educação bilíngue. Visto que ela ainda não é uma realidade, são altos os índices de reprovação e de evasão escolar. Este trabalho tem por objetivo mostrar como as representações sociais de surdo e de surdez é um dos fatores que geram este problema, uma vez que moldam políticas educacionais e linguísticas. É feito um estudo de caso. O Colégio Estadual Pandiá Calógeras, situado em São Gonçalo, Rio de Janeiro, é o caso escolhido. São descritas e analisadas as ações desta escola no ano de 2009, o segundo ano de inclusão de surdos nesta unidade. A Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (2012; 2013), o conceito de representação linguística de Cécile Petitjean (2009), e os estudos sobre política e planejamento linguísticos de Louis-Jean Calvet (2007; 2013) compõem o referencial teórico. Os dados coletados incluem observações participativas, enquetes, documentos, cartas de alunos de classes inclusivas e material adaptado para o ensino de Língua Portuguesa. A partir desse estudo, é possível concluir que a representação de surdez como deficiência ainda é dominante e que verdadeiras mudanças e resultados satisfatórios só serão realidades quando a representação dominante for outra
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21T12:44:06Z
2017-07-21T12:44:06Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4031
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044770921512960