Produção de vídeoaulas como materiais didáticos inclusivos para professores de química do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Paula Rodrigues Nogueira Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5016
Resumo: A Inclusão é um tema que cada vez mais vem sendo discutido na sociedade. Como consequência, a inserção de pessoas que possuem qualquer tipo de necessidade educacional especial em salas de aulas regulares vem aumentando de forma progressiva. Embora existam muitas leis que garantam aos alunos com algum tipo de necessidade educacional especial a educação adequada num ambiente escolar inclusivo, a mesma muitas das vezes não é obedecida. Um dos motivos para esse problema é a falta de formação adequada dos professores para que consigam lidar com esses alunos. Por isso, foi proposta nessa dissertação uma maneira de colaborar com esses professores em sua prática docente. Produziu-se entre os anos de 2016-17 um conjunto de três vídeoaulas, disponibilizadas gratuitamente através do Youtube, onde cada aula possui um tema que auxilia o professor de química a lidar com turmas inclusivas e com alunos deficientes visuais. Os vídeos foram filmados de maneira informal, seguindo um roteiro previamente estabelecido, e divulgados através do próprio site, redes sociais e uma oficina com alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de química da UFF. A primeira videoaula discute brevemente inclusão, mostrando alguns conceitos e leis, a segunda mostra como professores podem lidar com alunos deficientes visuais, através do uso de materiais didáticos inclusivos, mostrando como produzi-los e a última vídeoaula exibe alguns exemplos desses materiais já produzidos para o ensino de química. A análise dos vídeos foi realizada em 2016 por vinte e cinco professores voluntários de diferentes áreas do ensino já formados ou em formação. Todos avaliaram positivamente, indicando algumas melhorias com relação a alguns aspectos técnicos da gravação, como iluminação e áudio. Dessa forma, chegou-se à conclusão que as vídeoaulas alcançaram seu objetivo principal, indo além da sua meta inicial, atingindo também professores de outras disciplinas
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Por isso, foi proposta nessa dissertação uma maneira de colaborar com esses professores em sua prática docente. Produziu-se entre os anos de 2016-17 um conjunto de três vídeoaulas, disponibilizadas gratuitamente através do Youtube, onde cada aula possui um tema que auxilia o professor de química a lidar com turmas inclusivas e com alunos deficientes visuais. Os vídeos foram filmados de maneira informal, seguindo um roteiro previamente estabelecido, e divulgados através do próprio site, redes sociais e uma oficina com alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de química da UFF. A primeira videoaula discute brevemente inclusão, mostrando alguns conceitos e leis, a segunda mostra como professores podem lidar com alunos deficientes visuais, através do uso de materiais didáticos inclusivos, mostrando como produzi-los e a última vídeoaula exibe alguns exemplos desses materiais já produzidos para o ensino de química. A análise dos vídeos foi realizada em 2016 por vinte e cinco professores voluntários de diferentes áreas do ensino já formados ou em formação. Todos avaliaram positivamente, indicando algumas melhorias com relação a alguns aspectos técnicos da gravação, como iluminação e áudio. Dessa forma, chegou-se à conclusão que as vídeoaulas alcançaram seu objetivo principal, indo além da sua meta inicial, atingindo também professores de outras disciplinasInclusion is a subject that is increasingly being discussed in the society. As consequence, the insertion of people who have any kind of special educational need in regular classrooms has been increasing progressively. Although there are many laws guaranteeing pupils with some special educational need of adequate education in an inclusive school environment, it is often not obeyed. One of the reasons for this problem is the lack of adequate teacher training so that they can deal with these students. Therefore, it was proposed in this dissertation a way of collaborating with these teachers in their teaching practice. Between the years 2016-17, a set of three videotapes was made available for free through Youtube, where each class has a theme that helps the chemistry teacher to deal with inclusive classes and with visually impaired students. The videos were filmed in an informal way, following a previously established script and disseminated through the site itself, social networks and a workshop with UFF PIBID (Institutional Program of Initiation to Teaching) chemistry students. The first videotape briefly discusses inclusion, showing some concepts and laws, the second shows how teachers can deal with visually impaired students through the use of inclusive teaching materials, showing how to produce them, and the last videotape shows some examples of such materials already produced for teaching chemistry. The videos were analyzed in 2016 by twenty-five volunteer teachers from different areas of education already trained or in training. All evaluated positively, indicating some improvements regarding some recording technical aspects, such as lighting and audio. In this way, it was concluded that videotapes reached their main goal, going beyond their initial goal, reaching teachers from other disciplines as wellBorges, Márcia NarcizoCardoso, Sheila PressentinDelou, Cristina Maria CarvalhoRibeiro, Carlos Magno RochaPaulo, Paula Rodrigues Nogueira Ferreira2017-10-26T21:45:35Z2017-10-26T21:45:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5016http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T19:40:58Zoai:app.uff.br:1/5016Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T19:40:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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