O papel do coordenador pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Adriana Pereira Antunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2016
Resumo: Esta pesquisa apresenta algumas considerações e análises sobre o papel do coordenador nas escolas. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar o trabalho que esse profissional exerce no âmbito escolar e, sobretudo problematizar as implicações que uma atuação ruim traz para tanto para os docentes, quanto para os discentes. O principal método de coleta de dados utilizado foi entrevistas realizadas com gestores, coordenadores, docentes, discentes, grêmio estudantil, pais. Este trabalho possibilitou um olhar mais minucioso sobre a realidade dos sujeitos envolvidos, e constatou o quanto é importante o apoio à união na coordenação pedagógica. Que planeja e determina quais os melhores caminhos não compete a um só e sim ao grupo. Procurar resolver os problemas em conjunto considerando que isso implica em realizar reuniões constantes conduzindo os professores a caminhos metodológicos prazerosos. Sendo assim este trabalho pretende ser apresentado com base em minha experiência profissional, entrevistas e estudos teóricos. Não tenho a intenção de traçar um percurso, um caminho a ser seguido, mas sim o de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga – pesquisadora em formação
id UFF-2_f472ee3e62dd8d2c3f41c0ccab843eba
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2016
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel do coordenador pedagógicoCoordenador pedagógicoProfessorAluno e escolaPedagogiaPrática pedagógicaPedagogical coordinatorTeacherStudent and schoolEsta pesquisa apresenta algumas considerações e análises sobre o papel do coordenador nas escolas. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar o trabalho que esse profissional exerce no âmbito escolar e, sobretudo problematizar as implicações que uma atuação ruim traz para tanto para os docentes, quanto para os discentes. O principal método de coleta de dados utilizado foi entrevistas realizadas com gestores, coordenadores, docentes, discentes, grêmio estudantil, pais. Este trabalho possibilitou um olhar mais minucioso sobre a realidade dos sujeitos envolvidos, e constatou o quanto é importante o apoio à união na coordenação pedagógica. Que planeja e determina quais os melhores caminhos não compete a um só e sim ao grupo. Procurar resolver os problemas em conjunto considerando que isso implica em realizar reuniões constantes conduzindo os professores a caminhos metodológicos prazerosos. Sendo assim este trabalho pretende ser apresentado com base em minha experiência profissional, entrevistas e estudos teóricos. Não tenho a intenção de traçar um percurso, um caminho a ser seguido, mas sim o de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga – pesquisadora em formaçãoThis research presents some considerations and analyzes on the coordinating role in schools. This research aims to show the work that the professional exercise in the school scope, and above all discuss the implications of bad acting brings teachers for both the students and for. The main data collection method was used Interviews with managers, engineers, teachers, students, student government, parents. This work made it possible to look more on the detailed reality of the subjects involved, and found how important it is to support the union in the pedagogical coordination. Planning and Determines What are the best ways is not for one to one and yes to the group. Tackle problems together considering that it involves conduct in constant meetings leading teachers pleasurable methodological ways. Thus, this work aims to be presented based on my professional experience, interviews and theoretical studies. I do not intend to draw to route to route to follow, but to express the thoughts and unique experiences of an educator - researcher in trainingAngra dos ReisBergo, Renata da SilvaCraveiro, Clarissa BastosTibau, AndersonCarvalho, Adriana Pereira Antunes2016-07-26T19:50:15Z2016-07-26T19:50:15Z2016-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2016Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T18:32:55Zoai:app.uff.br:1/2016Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-09T18:32:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do coordenador pedagógico
title O papel do coordenador pedagógico
spellingShingle O papel do coordenador pedagógico
Carvalho, Adriana Pereira Antunes
Coordenador pedagógico
Professor
Aluno e escola
Pedagogia
Prática pedagógica
Pedagogical coordinator
Teacher
Student and school
title_short O papel do coordenador pedagógico
title_full O papel do coordenador pedagógico
title_fullStr O papel do coordenador pedagógico
title_full_unstemmed O papel do coordenador pedagógico
title_sort O papel do coordenador pedagógico
author Carvalho, Adriana Pereira Antunes
author_facet Carvalho, Adriana Pereira Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergo, Renata da Silva
Craveiro, Clarissa Bastos
Tibau, Anderson
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Adriana Pereira Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Professor
Aluno e escola
Pedagogia
Prática pedagógica
Pedagogical coordinator
Teacher
Student and school
topic Coordenador pedagógico
Professor
Aluno e escola
Pedagogia
Prática pedagógica
Pedagogical coordinator
Teacher
Student and school
description Esta pesquisa apresenta algumas considerações e análises sobre o papel do coordenador nas escolas. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar o trabalho que esse profissional exerce no âmbito escolar e, sobretudo problematizar as implicações que uma atuação ruim traz para tanto para os docentes, quanto para os discentes. O principal método de coleta de dados utilizado foi entrevistas realizadas com gestores, coordenadores, docentes, discentes, grêmio estudantil, pais. Este trabalho possibilitou um olhar mais minucioso sobre a realidade dos sujeitos envolvidos, e constatou o quanto é importante o apoio à união na coordenação pedagógica. Que planeja e determina quais os melhores caminhos não compete a um só e sim ao grupo. Procurar resolver os problemas em conjunto considerando que isso implica em realizar reuniões constantes conduzindo os professores a caminhos metodológicos prazerosos. Sendo assim este trabalho pretende ser apresentado com base em minha experiência profissional, entrevistas e estudos teóricos. Não tenho a intenção de traçar um percurso, um caminho a ser seguido, mas sim o de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga – pesquisadora em formação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26T19:50:15Z
2016-07-26T19:50:15Z
2016-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2016
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2016
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044622796521472