O papel do coordenador pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2016 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta algumas considerações e análises sobre o papel do coordenador nas escolas. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar o trabalho que esse profissional exerce no âmbito escolar e, sobretudo problematizar as implicações que uma atuação ruim traz para tanto para os docentes, quanto para os discentes. O principal método de coleta de dados utilizado foi entrevistas realizadas com gestores, coordenadores, docentes, discentes, grêmio estudantil, pais. Este trabalho possibilitou um olhar mais minucioso sobre a realidade dos sujeitos envolvidos, e constatou o quanto é importante o apoio à união na coordenação pedagógica. Que planeja e determina quais os melhores caminhos não compete a um só e sim ao grupo. Procurar resolver os problemas em conjunto considerando que isso implica em realizar reuniões constantes conduzindo os professores a caminhos metodológicos prazerosos. Sendo assim este trabalho pretende ser apresentado com base em minha experiência profissional, entrevistas e estudos teóricos. Não tenho a intenção de traçar um percurso, um caminho a ser seguido, mas sim o de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga – pesquisadora em formação |
id |
UFF-2_f472ee3e62dd8d2c3f41c0ccab843eba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2016 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O papel do coordenador pedagógicoCoordenador pedagógicoProfessorAluno e escolaPedagogiaPrática pedagógicaPedagogical coordinatorTeacherStudent and schoolEsta pesquisa apresenta algumas considerações e análises sobre o papel do coordenador nas escolas. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar o trabalho que esse profissional exerce no âmbito escolar e, sobretudo problematizar as implicações que uma atuação ruim traz para tanto para os docentes, quanto para os discentes. O principal método de coleta de dados utilizado foi entrevistas realizadas com gestores, coordenadores, docentes, discentes, grêmio estudantil, pais. Este trabalho possibilitou um olhar mais minucioso sobre a realidade dos sujeitos envolvidos, e constatou o quanto é importante o apoio à união na coordenação pedagógica. Que planeja e determina quais os melhores caminhos não compete a um só e sim ao grupo. Procurar resolver os problemas em conjunto considerando que isso implica em realizar reuniões constantes conduzindo os professores a caminhos metodológicos prazerosos. Sendo assim este trabalho pretende ser apresentado com base em minha experiência profissional, entrevistas e estudos teóricos. Não tenho a intenção de traçar um percurso, um caminho a ser seguido, mas sim o de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga – pesquisadora em formaçãoThis research presents some considerations and analyzes on the coordinating role in schools. This research aims to show the work that the professional exercise in the school scope, and above all discuss the implications of bad acting brings teachers for both the students and for. The main data collection method was used Interviews with managers, engineers, teachers, students, student government, parents. This work made it possible to look more on the detailed reality of the subjects involved, and found how important it is to support the union in the pedagogical coordination. Planning and Determines What are the best ways is not for one to one and yes to the group. Tackle problems together considering that it involves conduct in constant meetings leading teachers pleasurable methodological ways. Thus, this work aims to be presented based on my professional experience, interviews and theoretical studies. I do not intend to draw to route to route to follow, but to express the thoughts and unique experiences of an educator - researcher in trainingAngra dos ReisBergo, Renata da SilvaCraveiro, Clarissa BastosTibau, AndersonCarvalho, Adriana Pereira Antunes2016-07-26T19:50:15Z2016-07-26T19:50:15Z2016-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2016Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T18:32:55Zoai:app.uff.br:1/2016Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-09T18:32:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do coordenador pedagógico |
title |
O papel do coordenador pedagógico |
spellingShingle |
O papel do coordenador pedagógico Carvalho, Adriana Pereira Antunes Coordenador pedagógico Professor Aluno e escola Pedagogia Prática pedagógica Pedagogical coordinator Teacher Student and school |
title_short |
O papel do coordenador pedagógico |
title_full |
O papel do coordenador pedagógico |
title_fullStr |
O papel do coordenador pedagógico |
title_full_unstemmed |
O papel do coordenador pedagógico |
title_sort |
O papel do coordenador pedagógico |
author |
Carvalho, Adriana Pereira Antunes |
author_facet |
Carvalho, Adriana Pereira Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergo, Renata da Silva Craveiro, Clarissa Bastos Tibau, Anderson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Adriana Pereira Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador pedagógico Professor Aluno e escola Pedagogia Prática pedagógica Pedagogical coordinator Teacher Student and school |
topic |
Coordenador pedagógico Professor Aluno e escola Pedagogia Prática pedagógica Pedagogical coordinator Teacher Student and school |
description |
Esta pesquisa apresenta algumas considerações e análises sobre o papel do coordenador nas escolas. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar o trabalho que esse profissional exerce no âmbito escolar e, sobretudo problematizar as implicações que uma atuação ruim traz para tanto para os docentes, quanto para os discentes. O principal método de coleta de dados utilizado foi entrevistas realizadas com gestores, coordenadores, docentes, discentes, grêmio estudantil, pais. Este trabalho possibilitou um olhar mais minucioso sobre a realidade dos sujeitos envolvidos, e constatou o quanto é importante o apoio à união na coordenação pedagógica. Que planeja e determina quais os melhores caminhos não compete a um só e sim ao grupo. Procurar resolver os problemas em conjunto considerando que isso implica em realizar reuniões constantes conduzindo os professores a caminhos metodológicos prazerosos. Sendo assim este trabalho pretende ser apresentado com base em minha experiência profissional, entrevistas e estudos teóricos. Não tenho a intenção de traçar um percurso, um caminho a ser seguido, mas sim o de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga – pesquisadora em formação |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-26T19:50:15Z 2016-07-26T19:50:15Z 2016-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2016 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2016 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044622796521472 |