Diagnostico da educacão ambiental e geografia no ensino médio

O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de conhecimento dos alunos sobre Educação Ambiental (EA), no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira e imediações, em Jataí-GO, analisando a integração entre as questões ambientais no processo de ensino, nas aulas de geografia. A pesquisa foi desenvolv...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Cruz, Elisa Regina da
Other Authors: Mariano, Zilda de Fátima, Cardoso, Jane Karla Alves
Document type: Article
Language:por
Published: José Sílvio Oliveira
Department: Regional Jataí (RJ)
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17307
Citation:CRUZ, Elisa Regina da; MARIANO, Zilda de Fátima; CARDOSO, Jane Karla Alves. Diagnostico da educação ambiental e geografia no ensino médio. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 14, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/22487/19260>.
Portuguese abstract:O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de conhecimento dos alunos sobre Educação Ambiental (EA), no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira e imediações, em Jataí-GO, analisando a integração entre as questões ambientais no processo de ensino, nas aulas de geografia. A pesquisa foi desenvolvida com a turma do 3º ano do 6º período C, do ensino médio noturno. O embasamento teórico da pesquisa discute sobre a EA, com a finalidade de compreender como surgiu a EA. Sendo assim, as primeiras conferências mundiais iniciaram durante a década de 70, para propor medidas e orientar a humanidades, a resolver os problemas ambientais, consequentes das explorações dos recursos naturais e destruição do meio ambiente. Essa pesquisa teve como método qualitativo, onde procurou descobrir por meio de observações, se o ambiente escolar inclui a EA nas aulas de Geografia. Analisando os dados por meio dos questionários percebe-se que os alunos possuem um conhecimento sobre EA. Em razão disso, para 8 alunos é uma forma de conscientização, 7 alunos afirmaram que ensina a cuidar do meio ambiente e 2 alunos apontaram que é manter o ambiente limpo. Em relação à prática de EA com a Geografia, 7 alunos responderam que sim, 7 alunos não e 3 alunos não soube responder. A EA pode servir como um instrumento para provocar mudanças nos alunos, em relação aos hábitos e assumir novas atitudes. Porém, deve ser lembrado que é um processo permanente. A EA necessita de tempo, para obter melhores resultados em relação à mudança de atitudes diante das questões ambientais. Para isso, a EA tem que ser trabalhada em todos os níveis de ensino, contribuindo para formação de alunos que se preocupa com a preservação do meio ambiente.
The purpose of this research was to analyze the students’ knowledge level about Environmental Education (EA), at State School José Feliciano Ferreira, in Jataí- GO,analyzing the integration between environmental issues in the teaching process, at Geography classes. The research was developed with the class of 3rd year of 6th period C overnight. The theoretical base of the research discusses about EA, in order to understand how the EA arise. Thus, the first world conference started during the 70's, to propose measures and guide the humanities, to solve environmental problems resulting from natural resources exploitation and environmental destruction. This research had as qualitative method, which sought to discover through observations, if the school environment includes the EA in Geography classes. Analyzing the data through surveys, it is clear that students have knowledge about EA. As a result, to 8 students it is an awareness way, 7 students answered that it teaches how to take care of the environment and 2 students claimed that it is to keep the environment clean. Regarding the EA practice with Geography, 7 students answered yes, 7 students said no, 3 students could not answer. EA may act as an instrument to bring changes on students, in relation to habits and take on new attitudes. But it must be remembered that it is an ongoing process. EA needs time to get better results in relation to attitudes change towards environmental issues. For this, EA has to be worked at all educational levels, contributing to the formation of students who care about preserving the environment.