Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Silva, Wagner Rodrigues |
Data de Publicação: |
2018 |
Outros Autores: |
Fernandes, Elizangela Rocha,
Figueras, Monique Wermuth |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Raído (Online) |
Texto Completo: |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9387
|
Resumo: |
Investigamos como os gêneros discursivos organizam as atividades de iniciação científica numa escola pública de ensino básico e contribuem para o fortalecimento do letramento científico dos alunos na instituição. Assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizada a partir do cruzamento de diferentes fontes de pesquisas produzidas espontaneamente no contexto escolar e especificamente para este estudo. O trabalho pedagógico com gêneros do domínio científico produziu situações de ensino diferenciadas, mas bastante marcadas por práticas indesejadas da cultura escolar. Os resultados mostraram ainda a necessidade de readequar as condições de trabalho do professor e de investir na formação desse profissional como pesquisador e produtor de conhecimentos. |