A Implementação da Política Nacional de Formação de Professores na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Carina Nogueira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1608
Resumo: Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e, vincula-se à uma pesquisa maior denominada “A configuração do Estágio Supervisionado nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF/UEMS/UFGD). A pesquisa em tela tem o objetivo geral de analisar a implementação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no período de 2015 a 2018 e debruça-se sobre o processo de microimplementação da Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP) nº 02/2015. A luta por uma Política Nacional de formação docente que seja organizada e efetivada em regime de colaboração entre os municípios, os estados, o Distrito Federal e a União é recorrentemente defendida por diversos setores da sociedade e da educação. Nesse sentido, nas últimas duas décadas, um conjunto de normatizações foi criado para direcionar a oferta de cursos de licenciatura e organizar suas estruturas curriculares em conformidade como a realidade escolar, prezando pelo imbricamento entre teoria e prática. Assim, para analisar o processo de implementação da Resolução CNE/CP nº 02/2015 na UFGD, recorre-se ao referencial teórico dos estudos do Ciclo de Políticas, com base em Palumbo (1998) e em Villanueva (1993), com enfoque para a fase de implementação (FREY, 2000; PEREZ 2010, PALUMBO; MAYNARD-MOODY; WRIGHT, 1984). Sobre os procedimentos metodológicos da pesquisa, a partir do levantamento e revisão bibliográfica, o referencial teórico converge para os estudos sobre formação de professores e políticas educacionais: DinizPereira (2010; 2013; 2016), Tanuri (2000), Saviani (2005; 2009), Scheibe e Bazzo (2013), Freitas (1999; 2007; 2012), Dourado (2015; 2016), Hofling (2001) e Azevedo (1997). Ademais, recorre-se à pesquisa documental, com análise das normativas vigentes entre 2015-2018, referente tanto à Política Nacional de Formação de Professores como as normatizações internas da UFGD. Para mais, realizou-se entrevistas de caráter semiestruturado com representantes da Administração Central da UFGD, coordenador do curso e uma integrante do NDE da licenciatura em Geografia. Os Projetos Pedagógicos dos cursos foram pulicados com as modificações em 2017, ano que seria o prazo inicial dado pela legislação para a implementação de seus pressupostos. Ainda que o prazo para implementação se finde na metade de 2019 devido às prorrogações, os dados obtidos evidenciam que a Resolução CNE/CP nº 02/2015 ainda não está totalmente implementada, uma vez que devido ao prazo inicial, deu-se ênfase para adaptação curricular em razão do aumento de carga horária, secundarizando aspectos relevantes da legislação, como a criação do Fórum das Licenciaturas, ainda não efetivado na universidade. Observou-se também, algumas resistências no processo de implementação da resolução, que se desenhou de forma burocrática a fim do cumprimento do prazo inicial para as adaptações. Outras limitações convergiram para dificuldades na contratação de docentes, divergências de concepções e contexto sócio-político interferiram movimento de microimplementação da Resolução CNE/CP nº 02/2015.
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Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1608Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e, vincula-se à uma pesquisa maior denominada “A configuração do Estágio Supervisionado nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF/UEMS/UFGD). A pesquisa em tela tem o objetivo geral de analisar a implementação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no período de 2015 a 2018 e debruça-se sobre o processo de microimplementação da Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP) nº 02/2015. A luta por uma Política Nacional de formação docente que seja organizada e efetivada em regime de colaboração entre os municípios, os estados, o Distrito Federal e a União é recorrentemente defendida por diversos setores da sociedade e da educação. Nesse sentido, nas últimas duas décadas, um conjunto de normatizações foi criado para direcionar a oferta de cursos de licenciatura e organizar suas estruturas curriculares em conformidade como a realidade escolar, prezando pelo imbricamento entre teoria e prática. Assim, para analisar o processo de implementação da Resolução CNE/CP nº 02/2015 na UFGD, recorre-se ao referencial teórico dos estudos do Ciclo de Políticas, com base em Palumbo (1998) e em Villanueva (1993), com enfoque para a fase de implementação (FREY, 2000; PEREZ 2010, PALUMBO; MAYNARD-MOODY; WRIGHT, 1984). 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Outras limitações convergiram para dificuldades na contratação de docentes, divergências de concepções e contexto sócio-político interferiram movimento de microimplementação da Resolução CNE/CP nº 02/2015.This dissertation is part of the Policy Research and Education Management Line of the postGraduate Program in Education, Federal University of Grande Dourados (UFGD) and is linked to a larger research called "The configuration of the Supervised Internship in UEMS and UFGD degrees and their repercussions for teacher training ", linked to the Group of Studies and Research Educational Policies and Teacher Training (GEPPEF / UEMS / UFGD). This research has the general objective of analyzing the implementation of the National Policy for the Training of Primary Education Professionals at the Federal University of Grande Dourados (UFGD) from 2015 to 2018 and focuses on the microimplementation process of Resolution of National Education Council (CNE / CP) No. 02/2015. The struggle for a National Policy of teacher training that is organized and carried out in collaboration between the municipalities, the states, the Federal District and the Union is repeatedly defended by various sectors of society and education. In this sense, in the last two decades, a set of norms was created to direct the offer of undergraduate courses and to organize its curricular structures in conformity as the school reality, praying for the interweaving between theory and practice. In order to analyze the implementation process of CNE / CP 02/2015 in the UFGD, the theoretical framework of the studies of the Policy Cycle, based on Palumbo (1998) and Villanueva (1993), is used, with the focus in the implementation phase (FREY, 2000, PEREZ 2010, PALUMBO, MAYNARDMOODY, WRIGHT, 1984). On the methodological procedures of the research, from the survey and bibliographical review, the theoretical referential converges to the studies on teacher education and educational policies: Diniz-Pereira (2010, 2013, 2016), Tanuri (2000), Saviani (2005; 2009), Scheibe and Bazzo (2013), Freitas (1999, 2007, 2012), Golden (2015, 2016), Hofling (2001) and Azevedo (1997). In addition, documentary research is used, with an analysis of the regulations in force between 2015-2018, regarding both the National Policy for Teacher Training and the internal regulations of the UFGD. In addition, semi-structured interviews were held with representatives of the Central Administration of the UFGD, coordinator of the course and a member of the NDE of the degree in Geography. The Pedagogical Projects of the courses were carried out with the modifications in 2017, a year that would be the initial term given by the legislation for the implementation of its assumptions. Although the deadline for implementation ends in the middle of 2019 due to the extensions, the data obtained show that Resolution CNE / CP No. 02/2015 is not yet fully implemented, due to the initial deadline, emphasis was placed on adaptation curricular activities due to the increase in the number of hours worked, secondary aspects of the legislation, such as the creation of the Licensure Forum, which has not yet been implemented at the university. It was also observed some resistance in the process of implementing the resolution, which was designed in a bureaucratic way in order to meet the initial deadline for adaptations. Other limitations converged to difficulties in the hiring of teachers, divergences of conceptions and socio-political context interfered microimplementation movement of Resolution CNE / CP nº 02/2015.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-04T20:18:49Z No. of bitstreams: 1 CarinaNogueiradeJesus.pdf: 2533050 bytes, checksum: b7038b1bdbb13f6e498dac53147b8ee7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-04T20:18:49Z (GMT). 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